Diagnóstico de cidade inteligente: o caso de Ilhabela/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosso, Carlos Eduardo Leme de Moraes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moraes, Marcela Barbosa de, Oliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/10004
Resumo: O objetivo geral deste artigo é diagnosticar as dimensões de cidade inteligente percebidas pelos habitantes de Ilhabela, no estado de São Paulo. A pesquisa que lhe deu origem configura-se como quantitativa descritiva, tendo-se utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário de tipo survey fechado e individual, aplicado em uma amostragem da população adequada para um nível de confiança de 95% e até 5% de erro amostral. Utilizou-se a modelagem de equações estruturais baseadas em variância, também conhecidas como VB-SEM; as variáveis observadas foram dispostas em uma escala Likert. Os resultados encontrados foram: a economia da cidade é reconhecida pelo turismo e por receber turistas estrangeiros, fomentando a rede hoteleira e de restaurantes; os habitantes reconhecem que a mobilidade urbana no município é ruim, carecendo de investimentos para melhorar a acessibilidade; há satisfação com o clima da cidade; reconhece-se um nível aceitável de qualificação, afinidade de aprendizagem ao longo da vida, criatividade, flexibilidade e cidadania; a população reconhece que a cidade possui eventos culturais, atrações públicas e eventos esportivos; mas, ela é pouco representada por seus representantes políticos; as atividades da prefeitura não atendem à população; não são disponibilizados serviços de internet. Palavras-chave: Cidade inteligente; desenvolvimento regional; Ilhabela; planejamento urbano.
id FURB-6_d3f0de8277f566455134876101f324b2
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/10004
network_acronym_str FURB-6
network_name_str Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
repository_id_str
spelling Diagnóstico de cidade inteligente: o caso de Ilhabela/SPPlanejamento Urbano. Cidade Inteligente. Desenvolvimento Regional.O objetivo geral deste artigo é diagnosticar as dimensões de cidade inteligente percebidas pelos habitantes de Ilhabela, no estado de São Paulo. A pesquisa que lhe deu origem configura-se como quantitativa descritiva, tendo-se utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário de tipo survey fechado e individual, aplicado em uma amostragem da população adequada para um nível de confiança de 95% e até 5% de erro amostral. Utilizou-se a modelagem de equações estruturais baseadas em variância, também conhecidas como VB-SEM; as variáveis observadas foram dispostas em uma escala Likert. Os resultados encontrados foram: a economia da cidade é reconhecida pelo turismo e por receber turistas estrangeiros, fomentando a rede hoteleira e de restaurantes; os habitantes reconhecem que a mobilidade urbana no município é ruim, carecendo de investimentos para melhorar a acessibilidade; há satisfação com o clima da cidade; reconhece-se um nível aceitável de qualificação, afinidade de aprendizagem ao longo da vida, criatividade, flexibilidade e cidadania; a população reconhece que a cidade possui eventos culturais, atrações públicas e eventos esportivos; mas, ela é pouco representada por seus representantes políticos; as atividades da prefeitura não atendem à população; não são disponibilizados serviços de internet. Palavras-chave: Cidade inteligente; desenvolvimento regional; Ilhabela; planejamento urbano.Universidade Regional de Blumenau2023-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/1000410.7867/2317-5443.2022v10n2p163-195Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional; v. 10 n. 2 (2022); 163-1952317-5443reponame:Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/10004/5992Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosso, Carlos Eduardo Leme de MoraesMoraes, Marcela Barbosa deOliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido2024-02-01T18:24:17Zoai:ojs.bu.furb.br:article/10004Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdrPUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/oai||rbdr@furb.br2317-54431807-0167opendoar:2024-02-01T18:24:17Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico de cidade inteligente: o caso de Ilhabela/SP
title Diagnóstico de cidade inteligente: o caso de Ilhabela/SP
spellingShingle Diagnóstico de cidade inteligente: o caso de Ilhabela/SP
Rosso, Carlos Eduardo Leme de Moraes
Planejamento Urbano. Cidade Inteligente. Desenvolvimento Regional.
title_short Diagnóstico de cidade inteligente: o caso de Ilhabela/SP
title_full Diagnóstico de cidade inteligente: o caso de Ilhabela/SP
title_fullStr Diagnóstico de cidade inteligente: o caso de Ilhabela/SP
title_full_unstemmed Diagnóstico de cidade inteligente: o caso de Ilhabela/SP
title_sort Diagnóstico de cidade inteligente: o caso de Ilhabela/SP
author Rosso, Carlos Eduardo Leme de Moraes
author_facet Rosso, Carlos Eduardo Leme de Moraes
Moraes, Marcela Barbosa de
Oliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido
author_role author
author2 Moraes, Marcela Barbosa de
Oliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosso, Carlos Eduardo Leme de Moraes
Moraes, Marcela Barbosa de
Oliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Urbano. Cidade Inteligente. Desenvolvimento Regional.
topic Planejamento Urbano. Cidade Inteligente. Desenvolvimento Regional.
description O objetivo geral deste artigo é diagnosticar as dimensões de cidade inteligente percebidas pelos habitantes de Ilhabela, no estado de São Paulo. A pesquisa que lhe deu origem configura-se como quantitativa descritiva, tendo-se utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário de tipo survey fechado e individual, aplicado em uma amostragem da população adequada para um nível de confiança de 95% e até 5% de erro amostral. Utilizou-se a modelagem de equações estruturais baseadas em variância, também conhecidas como VB-SEM; as variáveis observadas foram dispostas em uma escala Likert. Os resultados encontrados foram: a economia da cidade é reconhecida pelo turismo e por receber turistas estrangeiros, fomentando a rede hoteleira e de restaurantes; os habitantes reconhecem que a mobilidade urbana no município é ruim, carecendo de investimentos para melhorar a acessibilidade; há satisfação com o clima da cidade; reconhece-se um nível aceitável de qualificação, afinidade de aprendizagem ao longo da vida, criatividade, flexibilidade e cidadania; a população reconhece que a cidade possui eventos culturais, atrações públicas e eventos esportivos; mas, ela é pouco representada por seus representantes políticos; as atividades da prefeitura não atendem à população; não são disponibilizados serviços de internet. Palavras-chave: Cidade inteligente; desenvolvimento regional; Ilhabela; planejamento urbano.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/10004
10.7867/2317-5443.2022v10n2p163-195
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/10004
identifier_str_mv 10.7867/2317-5443.2022v10n2p163-195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/10004/5992
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional; v. 10 n. 2 (2022); 163-195
2317-5443
reponame:Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
collection Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbdr@furb.br
_version_ 1798945220450058240