Medidas para a avaliação da mobilidade urbana de transporte ativo: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online) |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6861 |
Resumo: | O crescimento demográfico acelerado em cidades de médio porte se apresenta como um desafio para gestores municipais, no sentido de compatibilizar a expansão urbana com uma mobilidade sustentável. O objetivo deste trabalho foi mensurar parâmetros urbanos relacionados ao uso de transporte ativo, estabelecendo indicadores que possam ser empregados como medida indireta do nível de uso do transporte ativo em cidades. A pesquisa foi realizada por meio de comparação, tendo por estudo de caso um município de porte médio, com cidades-referência, na mobilidade sustentável, na Europa. A metodologia foi baseada no mapeamento da infraestrutura pedonal, cicloviária e ferroviária. Foram obtidos indicadores para as infraestruturas analisadas, permitindo constatar diferenças significativas na cobertura das infraestruturas entre as cidades brasileiras e as europeias estudadas. |
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Medidas para a avaliação da mobilidade urbana de transporte ativo: um estudo de casoIndicadores de mobilidademobilidade urbanaplanejamento urbanoSistema de Informação Geográficatransportes.O crescimento demográfico acelerado em cidades de médio porte se apresenta como um desafio para gestores municipais, no sentido de compatibilizar a expansão urbana com uma mobilidade sustentável. O objetivo deste trabalho foi mensurar parâmetros urbanos relacionados ao uso de transporte ativo, estabelecendo indicadores que possam ser empregados como medida indireta do nível de uso do transporte ativo em cidades. A pesquisa foi realizada por meio de comparação, tendo por estudo de caso um município de porte médio, com cidades-referência, na mobilidade sustentável, na Europa. A metodologia foi baseada no mapeamento da infraestrutura pedonal, cicloviária e ferroviária. Foram obtidos indicadores para as infraestruturas analisadas, permitindo constatar diferenças significativas na cobertura das infraestruturas entre as cidades brasileiras e as europeias estudadas.Universidade Regional de Blumenau2019-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/686110.7867/2317-5443.2018v6n3p207-238Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional; v. 6 n. 3 (2018); 207-2382317-5443reponame:Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6861/4261https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6861/5359https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6861/5360https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6861/5361https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6861/5362https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6861/5363https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6861/5364https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6861/5365Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTischer, Vinicius2019-06-06T14:04:04Zoai:ojs.bu.furb.br:article/6861Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdrPUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/oai||rbdr@furb.br2317-54431807-0167opendoar:2019-06-06T14:04:04Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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