Migração e seleção no mercado de trabalho cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Silvana Nunes de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Baeninger, Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/9146
Resumo: Este estudo objetiva identificar a seletividade entre o migrante interestadual de retorno inserido no mercado de trabalho cearense vis-à-vis o migrante não natural e o não migrante. A hipótese é que o migrante retornado traz consigo experiências pregressas de trabalho em outros estados que o distingue positivamente daqueles que nunca emigraram do Ceará, mas negativamente em relação aos não nascidos no estado e ingressados no mercado de trabalho local. Com base nos microdados dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, e através de estatísticas descritivas, analisamos e comparamos as características diretamente observáveis (ocupacionais e rendimento) entre a população retornada, não migrante e não natural ocupada no trabalho principal. Os principais resultados mostram que o migrante de retorno aufere, em média, maiores proventos comparativamente aos não migrantes, mas valores, em média, inferiores aos não naturais, sugerindo seleção positiva para o retornado quando comparado àqueles que nunca emigraram, e negativa em relação aos não nascidos no Ceará. Conclui-se que a chegada de migrantes (retornados e não naturais) positivamente selecionados é um ganho, através da transferência de conhecimento e aumento na renda cearense.
id FURB-6_e03c33d4ffbac1852c579d9e31a03847
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/9146
network_acronym_str FURB-6
network_name_str Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
repository_id_str
spelling Migração e seleção no mercado de trabalho cearenseCearámigraçãoretornoseleçãotrabalho.Este estudo objetiva identificar a seletividade entre o migrante interestadual de retorno inserido no mercado de trabalho cearense vis-à-vis o migrante não natural e o não migrante. A hipótese é que o migrante retornado traz consigo experiências pregressas de trabalho em outros estados que o distingue positivamente daqueles que nunca emigraram do Ceará, mas negativamente em relação aos não nascidos no estado e ingressados no mercado de trabalho local. Com base nos microdados dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, e através de estatísticas descritivas, analisamos e comparamos as características diretamente observáveis (ocupacionais e rendimento) entre a população retornada, não migrante e não natural ocupada no trabalho principal. Os principais resultados mostram que o migrante de retorno aufere, em média, maiores proventos comparativamente aos não migrantes, mas valores, em média, inferiores aos não naturais, sugerindo seleção positiva para o retornado quando comparado àqueles que nunca emigraram, e negativa em relação aos não nascidos no Ceará. Conclui-se que a chegada de migrantes (retornados e não naturais) positivamente selecionados é um ganho, através da transferência de conhecimento e aumento na renda cearense.Universidade Regional de Blumenau2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/914610.7867/2317-5443.2020v8n3p7-32Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional; v. 8 n. 3 (2020); 7-322317-5443reponame:Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/9146/4783Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Silvana Nunes deBaeninger, Rosana2020-10-26T01:34:46Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9146Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdrPUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/oai||rbdr@furb.br2317-54431807-0167opendoar:2020-10-26T01:34:46Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv Migração e seleção no mercado de trabalho cearense
title Migração e seleção no mercado de trabalho cearense
spellingShingle Migração e seleção no mercado de trabalho cearense
Queiroz, Silvana Nunes de
Ceará
migração
retorno
seleção
trabalho.
title_short Migração e seleção no mercado de trabalho cearense
title_full Migração e seleção no mercado de trabalho cearense
title_fullStr Migração e seleção no mercado de trabalho cearense
title_full_unstemmed Migração e seleção no mercado de trabalho cearense
title_sort Migração e seleção no mercado de trabalho cearense
author Queiroz, Silvana Nunes de
author_facet Queiroz, Silvana Nunes de
Baeninger, Rosana
author_role author
author2 Baeninger, Rosana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Silvana Nunes de
Baeninger, Rosana
dc.subject.por.fl_str_mv Ceará
migração
retorno
seleção
trabalho.
topic Ceará
migração
retorno
seleção
trabalho.
description Este estudo objetiva identificar a seletividade entre o migrante interestadual de retorno inserido no mercado de trabalho cearense vis-à-vis o migrante não natural e o não migrante. A hipótese é que o migrante retornado traz consigo experiências pregressas de trabalho em outros estados que o distingue positivamente daqueles que nunca emigraram do Ceará, mas negativamente em relação aos não nascidos no estado e ingressados no mercado de trabalho local. Com base nos microdados dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, e através de estatísticas descritivas, analisamos e comparamos as características diretamente observáveis (ocupacionais e rendimento) entre a população retornada, não migrante e não natural ocupada no trabalho principal. Os principais resultados mostram que o migrante de retorno aufere, em média, maiores proventos comparativamente aos não migrantes, mas valores, em média, inferiores aos não naturais, sugerindo seleção positiva para o retornado quando comparado àqueles que nunca emigraram, e negativa em relação aos não nascidos no Ceará. Conclui-se que a chegada de migrantes (retornados e não naturais) positivamente selecionados é um ganho, através da transferência de conhecimento e aumento na renda cearense.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/9146
10.7867/2317-5443.2020v8n3p7-32
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/9146
identifier_str_mv 10.7867/2317-5443.2020v8n3p7-32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/9146/4783
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional; v. 8 n. 3 (2020); 7-32
2317-5443
reponame:Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
collection Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbdr@furb.br
_version_ 1798945220404969472