ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9647 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar o método pedagógico do lung’Ie (AGOSTINHO, 2015; AGOSTINHO; ARAUJO, 2021a), língua crioula de base lexical portuguesa falada por menos de 200 pessoas na Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe. A língua tem sido ensinada nas escolas do Príncipe da pré-escola até a 11ª classe como disciplina optativa desde 2009, e como obrigatória desde 2016, mas há poucos materiais didáticos para seu ensino. Ademais, discutirei o papel da linguística formal aplicada ao ensino de línguas em situação minoritária na escola, tomando por base o caso do lung’Ie, que se configura como uma língua pouco descrita e em perigo de extinção. |
id |
FURB-7_0732aadb05bea633b2cf6f07224f92a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/9647 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IELung’Ie. Línguas crioulas. Línguas minoritárias. São Tomé e Príncipe. Ensino. Gramática.O objetivo deste artigo é apresentar o método pedagógico do lung’Ie (AGOSTINHO, 2015; AGOSTINHO; ARAUJO, 2021a), língua crioula de base lexical portuguesa falada por menos de 200 pessoas na Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe. A língua tem sido ensinada nas escolas do Príncipe da pré-escola até a 11ª classe como disciplina optativa desde 2009, e como obrigatória desde 2016, mas há poucos materiais didáticos para seu ensino. Ademais, discutirei o papel da linguística formal aplicada ao ensino de línguas em situação minoritária na escola, tomando por base o caso do lung’Ie, que se configura como uma língua pouco descrita e em perigo de extinção.Fundação Universidade Regional de Blumenau2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/964710.7867/1981-9943.2021v15n1p116-139Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 116-1391981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9647/5602Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAgostinho, Ana Lívia2022-07-14T14:55:53Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9647Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:55:53Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE |
title |
ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE |
spellingShingle |
ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE Agostinho, Ana Lívia Lung’Ie. Línguas crioulas. Línguas minoritárias. São Tomé e Príncipe. Ensino. Gramática. |
title_short |
ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE |
title_full |
ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE |
title_fullStr |
ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE |
title_sort |
ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE |
author |
Agostinho, Ana Lívia |
author_facet |
Agostinho, Ana Lívia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agostinho, Ana Lívia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lung’Ie. Línguas crioulas. Línguas minoritárias. São Tomé e Príncipe. Ensino. Gramática. |
topic |
Lung’Ie. Línguas crioulas. Línguas minoritárias. São Tomé e Príncipe. Ensino. Gramática. |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar o método pedagógico do lung’Ie (AGOSTINHO, 2015; AGOSTINHO; ARAUJO, 2021a), língua crioula de base lexical portuguesa falada por menos de 200 pessoas na Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe. A língua tem sido ensinada nas escolas do Príncipe da pré-escola até a 11ª classe como disciplina optativa desde 2009, e como obrigatória desde 2016, mas há poucos materiais didáticos para seu ensino. Ademais, discutirei o papel da linguística formal aplicada ao ensino de línguas em situação minoritária na escola, tomando por base o caso do lung’Ie, que se configura como uma língua pouco descrita e em perigo de extinção. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9647 10.7867/1981-9943.2021v15n1p116-139 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9647 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2021v15n1p116-139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9647/5602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 116-139 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199988146176 |