CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
DOI: | 10.7867/1981-9943.2011v5n1p022-035 |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2914 |
Resumo: | Neste artigo, mostramos a origem do movimento Mangue beat, bem como o surgimento de seu mentor. Analisamos também as influências recebidas através de novos ritmos nacionais, como a embolada, a cantiga de roda e o maracatu e ritmos estrangeiros, como o soul, o rock, o funk, o Hip Hop, o reggae e o ska. Registramos ainda as influências de novas artes, como: os quadrinhos, os estilistas, a performance, o Hip Hop (movimento cultural estruturado em cinco pilares: na música eletrônica de um DJ, no grafite, no RAP, no Break Dance e no MC) com impacto social na moda e na dança. Chico fundiu tudo isso, associando-os ainda a Josué de Castro, com sua Geografia da fome, aos clássicos da ficção científica e ao cangaço, para criar o movimento Mangue beat. Nesta “colcha de retalhos” analisamos o conteúdo de algumas das suas letras de músicas, bem como a performance de Chico Science ao apresentá-las, incorporando-as às teorias de Canclini. |
id |
FURB-7_11614d1b19ae64c64638935cd9cef41c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/2914 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
spelling |
CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇALiteratura popular. Performance. Mangue beat. Intertextualidade. Análise de letras. Neste artigo, mostramos a origem do movimento Mangue beat, bem como o surgimento de seu mentor. Analisamos também as influências recebidas através de novos ritmos nacionais, como a embolada, a cantiga de roda e o maracatu e ritmos estrangeiros, como o soul, o rock, o funk, o Hip Hop, o reggae e o ska. Registramos ainda as influências de novas artes, como: os quadrinhos, os estilistas, a performance, o Hip Hop (movimento cultural estruturado em cinco pilares: na música eletrônica de um DJ, no grafite, no RAP, no Break Dance e no MC) com impacto social na moda e na dança. Chico fundiu tudo isso, associando-os ainda a Josué de Castro, com sua Geografia da fome, aos clássicos da ficção científica e ao cangaço, para criar o movimento Mangue beat. Nesta “colcha de retalhos” analisamos o conteúdo de algumas das suas letras de músicas, bem como a performance de Chico Science ao apresentá-las, incorporando-as às teorias de Canclini. Fundação Universidade Regional de Blumenau2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/291410.7867/1981-9943.2011v5n1p022-035Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 5 n. 1 (2011): Literatura e Outras Artes II; 022-0351981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2914/1884Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbrantes, Terêsa Maria Otranto2012-03-20T09:39:11Zoai:ojs.bu.furb.br:article/2914Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2012-03-20T09:39:11Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA |
title |
CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA |
spellingShingle |
CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA Abrantes, Terêsa Maria Otranto Literatura popular. Performance. Mangue beat. Intertextualidade. Análise de letras. Abrantes, Terêsa Maria Otranto Literatura popular. Performance. Mangue beat. Intertextualidade. Análise de letras. |
title_short |
CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA |
title_full |
CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA |
title_fullStr |
CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA |
title_full_unstemmed |
CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA |
title_sort |
CHICO SCIENCE: A POESIA E A DANÇA |
author |
Abrantes, Terêsa Maria Otranto |
author_facet |
Abrantes, Terêsa Maria Otranto Abrantes, Terêsa Maria Otranto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes, Terêsa Maria Otranto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura popular. Performance. Mangue beat. Intertextualidade. Análise de letras. |
topic |
Literatura popular. Performance. Mangue beat. Intertextualidade. Análise de letras. |
description |
Neste artigo, mostramos a origem do movimento Mangue beat, bem como o surgimento de seu mentor. Analisamos também as influências recebidas através de novos ritmos nacionais, como a embolada, a cantiga de roda e o maracatu e ritmos estrangeiros, como o soul, o rock, o funk, o Hip Hop, o reggae e o ska. Registramos ainda as influências de novas artes, como: os quadrinhos, os estilistas, a performance, o Hip Hop (movimento cultural estruturado em cinco pilares: na música eletrônica de um DJ, no grafite, no RAP, no Break Dance e no MC) com impacto social na moda e na dança. Chico fundiu tudo isso, associando-os ainda a Josué de Castro, com sua Geografia da fome, aos clássicos da ficção científica e ao cangaço, para criar o movimento Mangue beat. Nesta “colcha de retalhos” analisamos o conteúdo de algumas das suas letras de músicas, bem como a performance de Chico Science ao apresentá-las, incorporando-as às teorias de Canclini. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2914 10.7867/1981-9943.2011v5n1p022-035 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2914 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2011v5n1p022-035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2914/1884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 5 n. 1 (2011): Literatura e Outras Artes II; 022-035 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1822181070177566720 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.7867/1981-9943.2011v5n1p022-035 |