ESPAÇO DISCURSIVO E/OU PRÁTICA DE LINGUAGEM? O FESTEJO DA SANTA E DA CONGADA EM ESPÍRITO SANTO DO DOURADO – MG
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9132 |
Resumo: | As festas de santos(as) e as Congadas são acontecimentos históricos e discursivos presentes no calendário festivo e eclesiástico dos homens e mulheres que residem no sul de Minas Gerais; do mesmo modo que são espaços em que discursos se materializam nas mais variadas formas para a realização de práticas culturais que se (re)significam e produzem novos sentidos anualmente. Dessa maneira temos como ponto de interesse para este texto interpretar [da] Festa de Nossa Senhora do Rosário e a Congada da/na cidade de Espírito Santo do Dourado – MG como espaço discursivo e/ou prática de linguagem, bem como observar como o discurso pode se materializar no sujeito congadeiro(a), produzindo efeitos de sentido. Metodologicamente, adotamos a prática da história oral, tendo como corpus de análise recortes de narrativas orais. O trabalho foi desenvolvido no diálogo entre a Análise de Discurso e a História Social, um percurso que nos conduziu a compreender como os sujeitos sociais constituem o discurso, a cultura na e pela linguagem como produtora de sentidos e resistência no tempo presente. |
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ESPAÇO DISCURSIVO E/OU PRÁTICA DE LINGUAGEM? O FESTEJO DA SANTA E DA CONGADA EM ESPÍRITO SANTO DO DOURADO – MGDiscurso. Linguagem. História. Cultura Afro-brasileira.As festas de santos(as) e as Congadas são acontecimentos históricos e discursivos presentes no calendário festivo e eclesiástico dos homens e mulheres que residem no sul de Minas Gerais; do mesmo modo que são espaços em que discursos se materializam nas mais variadas formas para a realização de práticas culturais que se (re)significam e produzem novos sentidos anualmente. Dessa maneira temos como ponto de interesse para este texto interpretar [da] Festa de Nossa Senhora do Rosário e a Congada da/na cidade de Espírito Santo do Dourado – MG como espaço discursivo e/ou prática de linguagem, bem como observar como o discurso pode se materializar no sujeito congadeiro(a), produzindo efeitos de sentido. Metodologicamente, adotamos a prática da história oral, tendo como corpus de análise recortes de narrativas orais. O trabalho foi desenvolvido no diálogo entre a Análise de Discurso e a História Social, um percurso que nos conduziu a compreender como os sujeitos sociais constituem o discurso, a cultura na e pela linguagem como produtora de sentidos e resistência no tempo presente.Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/913210.7867/1981-9943.2019v13n2p334-350Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 334-3501981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9132/4743Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Domingues, AndreaCeleste de Moraes Pinto, BeneditaGianini Docema, Danilo2022-07-14T14:57:44Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9132Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:44Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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