A NOSTALGIA COMO REFÚGIO DE UM PRESENTE DECADENTE EM O JARDIM DAS CEREJEIRAS DE TCHEKHOV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Analice de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Renata Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5354
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo destacar a composição temática e formal da Comédia O Jardim das Cerejeiras de Tchekhov. Inicialmente nos situamos quanto ao contexto histórico da Rússia no final do século XIX, momento social de transformações e marcado por um deslocamento abrupto do indivíduo, que não mais reconhece o lugar onde está social e psicologicamente, mantendo-o em completa inação e distante das relações intersubjetivas, isto é, entregue num estado de renúncia e nostalgia. Logo após, propõe-se a identificação do tipo de realismo que permeia a construção dramática da obra, compreendendo o jogo irônico de Tchekhov para a representação do contexto sócio-histórico vigente em sua época, que assinala sua produção e contribui para a crise formal do drama moderno. O trabalho analisa como o sentimento nostálgico de uma família aristocrática em decadência que, funciona como temática da peça, se precipita e determina a forma desta Comédia: a renúncia ao diálogo e ao presente, bem como, a inação predominante na construção das personagens. Deste modo, por se caracterizar como uma pesquisa bibliográfica, nos baseamos nos pressupostos teóricos de Szondi (2001/2011), Lima (2010), Bornheim (2007), Sachs (2011), Gonçalves (2011), dentre outros.
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