LITERATURA CENSURADA: O POLITICAMENTE (IN)CORRETO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9471 |
Resumo: | Na contemporaneidade, a literatura destinada à infância e à juventude vem se destacando em termos de qualidade estética, recebendo, cada vez mais, destaque da crítica especializada. Temáticas e conflitos considerados polêmicos, a exemplo da morte, dos relacionamentos, da violência, do sexo, entre outros, estão presentes nas obras infantis e juvenis, todavia, na maioria das vezes, são significativas as restrições que pais e educadores fazem com a justificativa de que tais obras podem causar sentimentos negativos aos seus leitores. Assim, neste estudo, categorizado metodologicamente como qualitativo e de cunho bibliográfico-documental, analisaremos, por meio de três reportagens que evidenciam polêmicas com obras literárias no ambiente escolar, como ainda hoje a sociedade e a escola censuram obras literárias que fogem ao politicamente correto, demonstrando, assim, um alinhamento com a visão platônica da literatura. Respaldam nossas análises os estudos de Candido (1999), Hunt (2013), Martha (2011, 2013), entre outros autores. |
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LITERATURA CENSURADA: O POLITICAMENTE (IN)CORRETO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENSLiteratura infantil e juvenil. Temas polêmicos. Censura.Na contemporaneidade, a literatura destinada à infância e à juventude vem se destacando em termos de qualidade estética, recebendo, cada vez mais, destaque da crítica especializada. Temáticas e conflitos considerados polêmicos, a exemplo da morte, dos relacionamentos, da violência, do sexo, entre outros, estão presentes nas obras infantis e juvenis, todavia, na maioria das vezes, são significativas as restrições que pais e educadores fazem com a justificativa de que tais obras podem causar sentimentos negativos aos seus leitores. Assim, neste estudo, categorizado metodologicamente como qualitativo e de cunho bibliográfico-documental, analisaremos, por meio de três reportagens que evidenciam polêmicas com obras literárias no ambiente escolar, como ainda hoje a sociedade e a escola censuram obras literárias que fogem ao politicamente correto, demonstrando, assim, um alinhamento com a visão platônica da literatura. Respaldam nossas análises os estudos de Candido (1999), Hunt (2013), Martha (2011, 2013), entre outros autores. Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/947110.7867/1981-9943.2019v13n3p430-444Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 3 (2019); 430-4441981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9471/4818Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Sampaio de Souza, Danilo2022-07-14T14:57:32Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9471Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:32Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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