MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA NO CAMPO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5126 |
Resumo: | Nesse texto argumentamos sobre o método de investigação estética e como esse método pode tencionar as pesquisas em Arte e Educação. Objetiva caracterizar os princípios teóricos e metodológicos que fundamentam as pesquisas que se utilizam do método de investigação estética na arte e na Educação. De cunho qualitativo, realizamos umapesquisa bibliográfica envolvendo as ideias de teóricos que tratam do assunto: Vallance (1991), Eisner (1976; 2008),Dewey (1980; 2005) e Vygotsky (1999). Os resultados apontam que diante dos princípios teóricos as pesquisam que se utilizam do método de investigação estética são vistas como um método sensível para um trabalho sensível; conseguem suprir o pesquisador com um conjunto de princípios e experiências que forma as reações aos problemas educacionais e estimula uma discussão inteligente sobre eles; é uma crítica que faz parte de contexto e perspectiva daquilo que se sente, vê e ouve e é uma experiência estética que deve conter uma emoção. Diante dos princípios metodológicos as pesquisas são qualitativas, com uma perspectiva sensível que outros meios não dão conta; busca identificar padrões, equilíbrios e desequilíbrios, ritmos, enfim, quaisquer qualidades advindas da experiência que podem dar cor a cada julgamento da situação; pode ter todas as tipicidades que encontramos em qualquer outra pesquisa educacional. Outro fator relevante a destacar sobre os resultados são que as técnicas de observação e descrição derivam dos seguintes tópicos: ênfase seletiva, símile e metáfora, comparação incidental, técnica implícita e adjetivos redundantes. Tópicos esses que podem ser utilizados em uma pesquisa educacional como categorias de análise. |
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MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA NO CAMPO DA ARTE E DA EDUCAÇÃOMétodo de investigação estética. Arte. Educação. Estética.Nesse texto argumentamos sobre o método de investigação estética e como esse método pode tencionar as pesquisas em Arte e Educação. Objetiva caracterizar os princípios teóricos e metodológicos que fundamentam as pesquisas que se utilizam do método de investigação estética na arte e na Educação. De cunho qualitativo, realizamos umapesquisa bibliográfica envolvendo as ideias de teóricos que tratam do assunto: Vallance (1991), Eisner (1976; 2008),Dewey (1980; 2005) e Vygotsky (1999). Os resultados apontam que diante dos princípios teóricos as pesquisam que se utilizam do método de investigação estética são vistas como um método sensível para um trabalho sensível; conseguem suprir o pesquisador com um conjunto de princípios e experiências que forma as reações aos problemas educacionais e estimula uma discussão inteligente sobre eles; é uma crítica que faz parte de contexto e perspectiva daquilo que se sente, vê e ouve e é uma experiência estética que deve conter uma emoção. Diante dos princípios metodológicos as pesquisas são qualitativas, com uma perspectiva sensível que outros meios não dão conta; busca identificar padrões, equilíbrios e desequilíbrios, ritmos, enfim, quaisquer qualidades advindas da experiência que podem dar cor a cada julgamento da situação; pode ter todas as tipicidades que encontramos em qualquer outra pesquisa educacional. Outro fator relevante a destacar sobre os resultados são que as técnicas de observação e descrição derivam dos seguintes tópicos: ênfase seletiva, símile e metáfora, comparação incidental, técnica implícita e adjetivos redundantes. Tópicos esses que podem ser utilizados em uma pesquisa educacional como categorias de análise.Fundação Universidade Regional de Blumenau2015-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/512610.7867/1981-9943.2015v9n3p393-408Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 9 n. 3 (2015); 393-4081981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5126/3102Copyright (c) 2015 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulo, SilviaRausch, Rita Buzzi2015-12-03T11:16:41Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5126Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2015-12-03T11:16:41Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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