A QUEBRA DA QUARTA PAREDE COMO RECURSO METAFICCIONAL NO LONGA “CURTINDO A VIDA ADOIDADOâ€
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/7656 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar como se dá o processo de quebra da quarta parede na narrativa cinematográfica, assim como os possíveis efeitos do uso de tal estratégia. Para tal, decidiu-se tomar como objeto de estudo a produção estadunidense Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller’s day off), dirigida por John Hughes, lançada em 1986. Para a análise, lança-se mão de arcabouço teórico-metodológico fundamentado em Bahiana (2012), Bernardo (2010), Steindorff (2015), entre outros. Inicialmente, realizou-se uma investigação a fim de elucidar o conceito de metaficção e suas variações com base nos conceitos de ficção e metalinguagem. A seguir, identificamos a ocorrência, na obra fílmica selecionada, do uso da estratégia supracitada para, então, confrontarmos com os conceitos anteriormente compilados. Dentre os principais achados deste estudo, identificamos em análise que um dos efeitos da quebra da quarta parede foi a alteração do plano diegético da obra fílmica. Temos um narrador que é ciente de si, da narrativa em que se insere, do espectador e da ficcionalidade da realidade que habita. |
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A QUEBRA DA QUARTA PAREDE COMO RECURSO METAFICCIONAL NO LONGA “CURTINDO A VIDA ADOIDADOâ€Literatura. Cinema. Quebra da quarta parede. Metaficção.Este trabalho tem como objetivo investigar como se dá o processo de quebra da quarta parede na narrativa cinematográfica, assim como os possíveis efeitos do uso de tal estratégia. Para tal, decidiu-se tomar como objeto de estudo a produção estadunidense Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller’s day off), dirigida por John Hughes, lançada em 1986. Para a análise, lança-se mão de arcabouço teórico-metodológico fundamentado em Bahiana (2012), Bernardo (2010), Steindorff (2015), entre outros. Inicialmente, realizou-se uma investigação a fim de elucidar o conceito de metaficção e suas variações com base nos conceitos de ficção e metalinguagem. A seguir, identificamos a ocorrência, na obra fílmica selecionada, do uso da estratégia supracitada para, então, confrontarmos com os conceitos anteriormente compilados. Dentre os principais achados deste estudo, identificamos em análise que um dos efeitos da quebra da quarta parede foi a alteração do plano diegético da obra fílmica. Temos um narrador que é ciente de si, da narrativa em que se insere, do espectador e da ficcionalidade da realidade que habita.Fundação Universidade Regional de Blumenau2018-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/765610.7867/1981-9943.2018v12n2p269-283Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 12 n. 2 (2018); 269-2831981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/7656/4591Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Renata FrançaSantos, Naiara Sales Araújo2022-07-14T14:58:48Zoai:ojs.bu.furb.br:article/7656Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:58:48Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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