A VISITA DE "OTELO" A "DOM CASMURRO" DEIXA MARCAS DE DESDÊMONA EM CAPITU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5926 |
Resumo: | O ciúme é o tema fundamental na tragédia de William Shakespeare, na obra Otelo, através da personagem Otelo por Desdêmona, sua esposa. Desdêmona é estrangulada pelo marido, que acredita que ela tenha cometido o adultério com seu grande amigo, Cássio. Essa temática shakespeariana também é refletida na obra Dom Casmurra, de Machado de Assis, com a desconfiança do personagem Bentinho, que acredita que sua esposa Capitu cometeu o adultério com seu amigo, Escobar. Bentinho, após assistir a peça teatral Otelo, de Shakespeare, imagina-se no papel de Otelo e Capitu, o da personagem Desdêmona. Capitu é apresentada na obra machadiana através dos olhos de Bentinho, o narrador-personagem e é somente através do seu depoimento, que é possível conhecer as características de Capitu. Cada vez mais, autores e críticos trazem a personagem Capitu para a atualidade, discutindo-a, analisando-a ou comparando-a com Desdêmona. Essa análise contínua comprova a imortalidade do perfil feminino de Capitu. |
id |
FURB-7_7fbff7d8cc7f2de39d20888c8a1d9a82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/5926 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
A VISITA DE "OTELO" A "DOM CASMURRO" DEIXA MARCAS DE DESDÊMONA EM CAPITUIntertextualidade. Ciúme. Adultério.O ciúme é o tema fundamental na tragédia de William Shakespeare, na obra Otelo, através da personagem Otelo por Desdêmona, sua esposa. Desdêmona é estrangulada pelo marido, que acredita que ela tenha cometido o adultério com seu grande amigo, Cássio. Essa temática shakespeariana também é refletida na obra Dom Casmurra, de Machado de Assis, com a desconfiança do personagem Bentinho, que acredita que sua esposa Capitu cometeu o adultério com seu amigo, Escobar. Bentinho, após assistir a peça teatral Otelo, de Shakespeare, imagina-se no papel de Otelo e Capitu, o da personagem Desdêmona. Capitu é apresentada na obra machadiana através dos olhos de Bentinho, o narrador-personagem e é somente através do seu depoimento, que é possível conhecer as características de Capitu. Cada vez mais, autores e críticos trazem a personagem Capitu para a atualidade, discutindo-a, analisando-a ou comparando-a com Desdêmona. Essa análise contínua comprova a imortalidade do perfil feminino de Capitu. Fundação Universidade Regional de Blumenau2017-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/592610.7867/1981-9943.2017v11n1p109-118Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 109-1181981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5926/3581Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Luciana Fidelis de Souza daCaetano, Marta Helena2017-06-17T23:30:32Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5926Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2017-06-17T23:30:32Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A VISITA DE "OTELO" A "DOM CASMURRO" DEIXA MARCAS DE DESDÊMONA EM CAPITU |
title |
A VISITA DE "OTELO" A "DOM CASMURRO" DEIXA MARCAS DE DESDÊMONA EM CAPITU |
spellingShingle |
A VISITA DE "OTELO" A "DOM CASMURRO" DEIXA MARCAS DE DESDÊMONA EM CAPITU Costa, Luciana Fidelis de Souza da Intertextualidade. Ciúme. Adultério. |
title_short |
A VISITA DE "OTELO" A "DOM CASMURRO" DEIXA MARCAS DE DESDÊMONA EM CAPITU |
title_full |
A VISITA DE "OTELO" A "DOM CASMURRO" DEIXA MARCAS DE DESDÊMONA EM CAPITU |
title_fullStr |
A VISITA DE "OTELO" A "DOM CASMURRO" DEIXA MARCAS DE DESDÊMONA EM CAPITU |
title_full_unstemmed |
A VISITA DE "OTELO" A "DOM CASMURRO" DEIXA MARCAS DE DESDÊMONA EM CAPITU |
title_sort |
A VISITA DE "OTELO" A "DOM CASMURRO" DEIXA MARCAS DE DESDÊMONA EM CAPITU |
author |
Costa, Luciana Fidelis de Souza da |
author_facet |
Costa, Luciana Fidelis de Souza da Caetano, Marta Helena |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Marta Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luciana Fidelis de Souza da Caetano, Marta Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intertextualidade. Ciúme. Adultério. |
topic |
Intertextualidade. Ciúme. Adultério. |
description |
O ciúme é o tema fundamental na tragédia de William Shakespeare, na obra Otelo, através da personagem Otelo por Desdêmona, sua esposa. Desdêmona é estrangulada pelo marido, que acredita que ela tenha cometido o adultério com seu grande amigo, Cássio. Essa temática shakespeariana também é refletida na obra Dom Casmurra, de Machado de Assis, com a desconfiança do personagem Bentinho, que acredita que sua esposa Capitu cometeu o adultério com seu amigo, Escobar. Bentinho, após assistir a peça teatral Otelo, de Shakespeare, imagina-se no papel de Otelo e Capitu, o da personagem Desdêmona. Capitu é apresentada na obra machadiana através dos olhos de Bentinho, o narrador-personagem e é somente através do seu depoimento, que é possível conhecer as características de Capitu. Cada vez mais, autores e críticos trazem a personagem Capitu para a atualidade, discutindo-a, analisando-a ou comparando-a com Desdêmona. Essa análise contínua comprova a imortalidade do perfil feminino de Capitu. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5926 10.7867/1981-9943.2017v11n1p109-118 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5926 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2017v11n1p109-118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5926/3581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 109-118 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199513141248 |