O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgana Boos de Quadros, Cynthia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Duwe, Camila, Durieux Zucco, Fabricia, Foletto Fiuza, Thamires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9256
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de estudo sobre motivações que levam pessoas a buscarem um estilo de vida e de consumo minimalista, destacando as visões delas sobre a influência da publicidade e da mídia nas decisões de consumo. Por meio de pesquisa netnográfica foram analisados comentários e postagens de um grupo privado no Facebook, de onde foram coletados e categorizados os principais motivos explicitados pelos participantes. Além disso, foram identificadas características de personalidade que os consumidores minimalistas revelaram em relação ao papel da publicidade e da mídia. Foi possível perceber que essas pessoas buscam por esse estilo de vida por meio de mudanças de comportamento e de tomada de consciência como forma de crescimento pessoal em vários aspectos da vida.
id FURB-7_879705f5e52abc15dad28aad246ca077
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/9256
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMOMinimalismo. Consumo. Comportamento. Publicidade. Estilo de Vida.Este artigo apresenta os resultados de estudo sobre motivações que levam pessoas a buscarem um estilo de vida e de consumo minimalista, destacando as visões delas sobre a influência da publicidade e da mídia nas decisões de consumo. Por meio de pesquisa netnográfica foram analisados comentários e postagens de um grupo privado no Facebook, de onde foram coletados e categorizados os principais motivos explicitados pelos participantes. Além disso, foram identificadas características de personalidade que os consumidores minimalistas revelaram em relação ao papel da publicidade e da mídia. Foi possível perceber que essas pessoas buscam por esse estilo de vida por meio de mudanças de comportamento e de tomada de consciência como forma de crescimento pessoal em vários aspectos da vida.Fundação Universidade Regional de Blumenau2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/925610.7867/1981-9943.2020v14n2p163-179Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 14 n. 2 (2020); 164-1801981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9256/4886Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorgana Boos de Quadros, CynthiaDuwe, CamilaDurieux Zucco, FabriciaFoletto Fiuza, Thamires2022-07-14T14:57:06Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9256Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:06Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO
title O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO
spellingShingle O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO
Morgana Boos de Quadros, Cynthia
Minimalismo. Consumo. Comportamento. Publicidade. Estilo de Vida.
title_short O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO
title_full O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO
title_fullStr O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO
title_full_unstemmed O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO
title_sort O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO
author Morgana Boos de Quadros, Cynthia
author_facet Morgana Boos de Quadros, Cynthia
Duwe, Camila
Durieux Zucco, Fabricia
Foletto Fiuza, Thamires
author_role author
author2 Duwe, Camila
Durieux Zucco, Fabricia
Foletto Fiuza, Thamires
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgana Boos de Quadros, Cynthia
Duwe, Camila
Durieux Zucco, Fabricia
Foletto Fiuza, Thamires
dc.subject.por.fl_str_mv Minimalismo. Consumo. Comportamento. Publicidade. Estilo de Vida.
topic Minimalismo. Consumo. Comportamento. Publicidade. Estilo de Vida.
description Este artigo apresenta os resultados de estudo sobre motivações que levam pessoas a buscarem um estilo de vida e de consumo minimalista, destacando as visões delas sobre a influência da publicidade e da mídia nas decisões de consumo. Por meio de pesquisa netnográfica foram analisados comentários e postagens de um grupo privado no Facebook, de onde foram coletados e categorizados os principais motivos explicitados pelos participantes. Além disso, foram identificadas características de personalidade que os consumidores minimalistas revelaram em relação ao papel da publicidade e da mídia. Foi possível perceber que essas pessoas buscam por esse estilo de vida por meio de mudanças de comportamento e de tomada de consciência como forma de crescimento pessoal em vários aspectos da vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9256
10.7867/1981-9943.2020v14n2p163-179
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9256
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2020v14n2p163-179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9256/4886
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 14 n. 2 (2020); 164-180
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199931523072