O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9256 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de estudo sobre motivações que levam pessoas a buscarem um estilo de vida e de consumo minimalista, destacando as visões delas sobre a influência da publicidade e da mídia nas decisões de consumo. Por meio de pesquisa netnográfica foram analisados comentários e postagens de um grupo privado no Facebook, de onde foram coletados e categorizados os principais motivos explicitados pelos participantes. Além disso, foram identificadas características de personalidade que os consumidores minimalistas revelaram em relação ao papel da publicidade e da mídia. Foi possível perceber que essas pessoas buscam por esse estilo de vida por meio de mudanças de comportamento e de tomada de consciência como forma de crescimento pessoal em vários aspectos da vida. |
id |
FURB-7_879705f5e52abc15dad28aad246ca077 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/9256 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMOMinimalismo. Consumo. Comportamento. Publicidade. Estilo de Vida.Este artigo apresenta os resultados de estudo sobre motivações que levam pessoas a buscarem um estilo de vida e de consumo minimalista, destacando as visões delas sobre a influência da publicidade e da mídia nas decisões de consumo. Por meio de pesquisa netnográfica foram analisados comentários e postagens de um grupo privado no Facebook, de onde foram coletados e categorizados os principais motivos explicitados pelos participantes. Além disso, foram identificadas características de personalidade que os consumidores minimalistas revelaram em relação ao papel da publicidade e da mídia. Foi possível perceber que essas pessoas buscam por esse estilo de vida por meio de mudanças de comportamento e de tomada de consciência como forma de crescimento pessoal em vários aspectos da vida.Fundação Universidade Regional de Blumenau2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/925610.7867/1981-9943.2020v14n2p163-179Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 14 n. 2 (2020); 164-1801981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9256/4886Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorgana Boos de Quadros, CynthiaDuwe, CamilaDurieux Zucco, FabriciaFoletto Fiuza, Thamires2022-07-14T14:57:06Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9256Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:06Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO |
title |
O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO |
spellingShingle |
O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO Morgana Boos de Quadros, Cynthia Minimalismo. Consumo. Comportamento. Publicidade. Estilo de Vida. |
title_short |
O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO |
title_full |
O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO |
title_fullStr |
O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO |
title_full_unstemmed |
O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO |
title_sort |
O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO |
author |
Morgana Boos de Quadros, Cynthia |
author_facet |
Morgana Boos de Quadros, Cynthia Duwe, Camila Durieux Zucco, Fabricia Foletto Fiuza, Thamires |
author_role |
author |
author2 |
Duwe, Camila Durieux Zucco, Fabricia Foletto Fiuza, Thamires |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgana Boos de Quadros, Cynthia Duwe, Camila Durieux Zucco, Fabricia Foletto Fiuza, Thamires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Minimalismo. Consumo. Comportamento. Publicidade. Estilo de Vida. |
topic |
Minimalismo. Consumo. Comportamento. Publicidade. Estilo de Vida. |
description |
Este artigo apresenta os resultados de estudo sobre motivações que levam pessoas a buscarem um estilo de vida e de consumo minimalista, destacando as visões delas sobre a influência da publicidade e da mídia nas decisões de consumo. Por meio de pesquisa netnográfica foram analisados comentários e postagens de um grupo privado no Facebook, de onde foram coletados e categorizados os principais motivos explicitados pelos participantes. Além disso, foram identificadas características de personalidade que os consumidores minimalistas revelaram em relação ao papel da publicidade e da mídia. Foi possível perceber que essas pessoas buscam por esse estilo de vida por meio de mudanças de comportamento e de tomada de consciência como forma de crescimento pessoal em vários aspectos da vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9256 10.7867/1981-9943.2020v14n2p163-179 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9256 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2020v14n2p163-179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9256/4886 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 14 n. 2 (2020); 164-180 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199931523072 |