A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÃTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9735 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar a sintaxe do sujeito e o preenchimento da posição pré-verbal em alguns livros didáticos. Para tanto, analisamos três livros didáticos do tipo ‘manual do professor’. A nossa hipótese é a de que o material distribuído aos alunos e professores no ensino básico, tido como input da modalidade escrita da língua, prende-se ao que é canônico no que toca à posição de sujeito, ignorando as inovações na gramática do português brasileiro (PB). Partindo das contribuições da Teoria Gerativa sobre a sintaxe do sujeito, investigamos como o material usado no ensino básico apresenta o preenchimento dessa posição aos estudantes. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o Parâmetro do Sujeito Nulo e sobre como a marcação paramétrica ocorre no PB, levando em conta os seguintes aspectos: as contribuições acerca da aquisição e aprendizagem de línguas, os conhecimentos implícito e explícito dos alunos e o input escrito da língua. |
id |
FURB-7_8c0b185044a1059c15e3a2a409677eb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/9735 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÃTICOTeoria gerativa. Sintaxe do sujeito. Ensino de Gramática. Livro didático.O objetivo deste trabalho é investigar a sintaxe do sujeito e o preenchimento da posição pré-verbal em alguns livros didáticos. Para tanto, analisamos três livros didáticos do tipo ‘manual do professor’. A nossa hipótese é a de que o material distribuído aos alunos e professores no ensino básico, tido como input da modalidade escrita da língua, prende-se ao que é canônico no que toca à posição de sujeito, ignorando as inovações na gramática do português brasileiro (PB). Partindo das contribuições da Teoria Gerativa sobre a sintaxe do sujeito, investigamos como o material usado no ensino básico apresenta o preenchimento dessa posição aos estudantes. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o Parâmetro do Sujeito Nulo e sobre como a marcação paramétrica ocorre no PB, levando em conta os seguintes aspectos: as contribuições acerca da aquisição e aprendizagem de línguas, os conhecimentos implícito e explícito dos alunos e o input escrito da língua.Fundação Universidade Regional de Blumenau2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/973510.7867/1981-9943.2021v15n1p052-073Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 052-0731981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9735/5601Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Gabriele Damin deQuarezemin, Sandra2022-07-14T14:55:53Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9735Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:55:53Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÃTICO |
title |
A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÃTICO |
spellingShingle |
A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÃTICO Souza, Gabriele Damin de Teoria gerativa. Sintaxe do sujeito. Ensino de Gramática. Livro didático. |
title_short |
A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÃTICO |
title_full |
A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÃTICO |
title_fullStr |
A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÃTICO |
title_full_unstemmed |
A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÃTICO |
title_sort |
A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÃTICO |
author |
Souza, Gabriele Damin de |
author_facet |
Souza, Gabriele Damin de Quarezemin, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Quarezemin, Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gabriele Damin de Quarezemin, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria gerativa. Sintaxe do sujeito. Ensino de Gramática. Livro didático. |
topic |
Teoria gerativa. Sintaxe do sujeito. Ensino de Gramática. Livro didático. |
description |
O objetivo deste trabalho é investigar a sintaxe do sujeito e o preenchimento da posição pré-verbal em alguns livros didáticos. Para tanto, analisamos três livros didáticos do tipo ‘manual do professor’. A nossa hipótese é a de que o material distribuído aos alunos e professores no ensino básico, tido como input da modalidade escrita da língua, prende-se ao que é canônico no que toca à posição de sujeito, ignorando as inovações na gramática do português brasileiro (PB). Partindo das contribuições da Teoria Gerativa sobre a sintaxe do sujeito, investigamos como o material usado no ensino básico apresenta o preenchimento dessa posição aos estudantes. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o Parâmetro do Sujeito Nulo e sobre como a marcação paramétrica ocorre no PB, levando em conta os seguintes aspectos: as contribuições acerca da aquisição e aprendizagem de línguas, os conhecimentos implícito e explícito dos alunos e o input escrito da língua. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9735 10.7867/1981-9943.2021v15n1p052-073 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9735 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2021v15n1p052-073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9735/5601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 052-073 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945200002826240 |