A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriele Damin de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Quarezemin, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9735
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a sintaxe do sujeito e o preenchimento da posição pré-verbal em alguns livros didáticos. Para tanto, analisamos três livros didáticos do tipo ‘manual do professor’. A nossa hipótese é a de que o material distribuído aos alunos e professores no ensino básico, tido como input da modalidade escrita da língua, prende-se ao que é canônico no que toca à posição de sujeito, ignorando as inovações na gramática do português brasileiro (PB). Partindo das contribuições da Teoria Gerativa sobre a sintaxe do sujeito, investigamos como o material usado no ensino básico apresenta o preenchimento dessa posição aos estudantes. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o Parâmetro do Sujeito Nulo e sobre como a marcação paramétrica ocorre no PB, levando em conta os seguintes aspectos: as contribuições acerca da aquisição e aprendizagem de línguas, os conhecimentos implícito e explícito dos alunos e o input escrito da língua.
id FURB-7_8c0b185044a1059c15e3a2a409677eb0
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/9735
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICOTeoria gerativa. Sintaxe do sujeito. Ensino de Gramática. Livro didático.O objetivo deste trabalho é investigar a sintaxe do sujeito e o preenchimento da posição pré-verbal em alguns livros didáticos. Para tanto, analisamos três livros didáticos do tipo ‘manual do professor’. A nossa hipótese é a de que o material distribuído aos alunos e professores no ensino básico, tido como input da modalidade escrita da língua, prende-se ao que é canônico no que toca à posição de sujeito, ignorando as inovações na gramática do português brasileiro (PB). Partindo das contribuições da Teoria Gerativa sobre a sintaxe do sujeito, investigamos como o material usado no ensino básico apresenta o preenchimento dessa posição aos estudantes. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o Parâmetro do Sujeito Nulo e sobre como a marcação paramétrica ocorre no PB, levando em conta os seguintes aspectos: as contribuições acerca da aquisição e aprendizagem de línguas, os conhecimentos implícito e explícito dos alunos e o input escrito da língua.Fundação Universidade Regional de Blumenau2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/973510.7867/1981-9943.2021v15n1p052-073Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 052-0731981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9735/5601Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Gabriele Damin deQuarezemin, Sandra2022-07-14T14:55:53Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9735Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:55:53Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICO
title A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICO
spellingShingle A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICO
Souza, Gabriele Damin de
Teoria gerativa. Sintaxe do sujeito. Ensino de Gramática. Livro didático.
title_short A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICO
title_full A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICO
title_fullStr A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICO
title_full_unstemmed A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICO
title_sort A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICO
author Souza, Gabriele Damin de
author_facet Souza, Gabriele Damin de
Quarezemin, Sandra
author_role author
author2 Quarezemin, Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gabriele Damin de
Quarezemin, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria gerativa. Sintaxe do sujeito. Ensino de Gramática. Livro didático.
topic Teoria gerativa. Sintaxe do sujeito. Ensino de Gramática. Livro didático.
description O objetivo deste trabalho é investigar a sintaxe do sujeito e o preenchimento da posição pré-verbal em alguns livros didáticos. Para tanto, analisamos três livros didáticos do tipo ‘manual do professor’. A nossa hipótese é a de que o material distribuído aos alunos e professores no ensino básico, tido como input da modalidade escrita da língua, prende-se ao que é canônico no que toca à posição de sujeito, ignorando as inovações na gramática do português brasileiro (PB). Partindo das contribuições da Teoria Gerativa sobre a sintaxe do sujeito, investigamos como o material usado no ensino básico apresenta o preenchimento dessa posição aos estudantes. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o Parâmetro do Sujeito Nulo e sobre como a marcação paramétrica ocorre no PB, levando em conta os seguintes aspectos: as contribuições acerca da aquisição e aprendizagem de línguas, os conhecimentos implícito e explícito dos alunos e o input escrito da língua.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9735
10.7867/1981-9943.2021v15n1p052-073
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9735
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2021v15n1p052-073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9735/5601
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 052-073
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945200002826240