AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milan, Cleia Garcia da Cruz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: dos Santos Alves, Regina Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4867
Resumo: O objetivo deste artigo é abordar a correspondência intensa que foi trocada entre João Antônio e Ilka Brunhilde, o que colaborou para a construção das personagens antonianas. O gênero carta, neste sentido, faz parte do universo dos escritores para troca de informações, para aconselhamento sobre narrativas que ambos escreviam, indo de crônicas aos contos premiados do autor João Antônio. As cartas estão no acervo do escritor em Assis-SP (CEDAP) e é uma importante fonte primária sobre a trajetória do mesmo, como jornalista, contista e também exposição da sua vida do autor, que aliás, para muitos pesquisadores têm a ver com as personagens, com o gosto pela sinuca, pelo futebol, por músicas do Noel Rosa e outros. A contribuição de Ilka Brunhilde é, sem dúvidas, consolidadora da escrita do autor, mesmo porque, ela detinha arquivos originais, que o próprio autor havia perdido, por causa de incêndio em sua casa. A metodologia segue os preceitos de Bakhtin sobre o autor, criação verbal e estruturas dos enunciados. A pesquisa resulta em compreender as intenções discursivas do autor João Antônio, o uso de palavras da coletividade para explicar a própria sociedade. As trocas discursivas entre os autores possibilitou a João Antônio a força que precisava para continuar os seus objetivos, falar da marginalidade, conscientizando outras pessoas dos problemas brasileiros.    
id FURB-7_a2fc58df7c2354726904f5a93bb9890e
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/4867
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDEJoão AntônioIlka Brunhildecartasdialogismo.O objetivo deste artigo é abordar a correspondência intensa que foi trocada entre João Antônio e Ilka Brunhilde, o que colaborou para a construção das personagens antonianas. O gênero carta, neste sentido, faz parte do universo dos escritores para troca de informações, para aconselhamento sobre narrativas que ambos escreviam, indo de crônicas aos contos premiados do autor João Antônio. As cartas estão no acervo do escritor em Assis-SP (CEDAP) e é uma importante fonte primária sobre a trajetória do mesmo, como jornalista, contista e também exposição da sua vida do autor, que aliás, para muitos pesquisadores têm a ver com as personagens, com o gosto pela sinuca, pelo futebol, por músicas do Noel Rosa e outros. A contribuição de Ilka Brunhilde é, sem dúvidas, consolidadora da escrita do autor, mesmo porque, ela detinha arquivos originais, que o próprio autor havia perdido, por causa de incêndio em sua casa. A metodologia segue os preceitos de Bakhtin sobre o autor, criação verbal e estruturas dos enunciados. A pesquisa resulta em compreender as intenções discursivas do autor João Antônio, o uso de palavras da coletividade para explicar a própria sociedade. As trocas discursivas entre os autores possibilitou a João Antônio a força que precisava para continuar os seus objetivos, falar da marginalidade, conscientizando outras pessoas dos problemas brasileiros.    Fundação Universidade Regional de Blumenau2016-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/486710.7867/1981-9943.2016v10n1p180-196Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 1 (2016); 180-1961981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4867/3263Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilan, Cleia Garcia da Cruzdos Santos Alves, Regina Célia2016-04-26T10:04:56Zoai:ojs.bu.furb.br:article/4867Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2016-04-26T10:04:56Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDE
title AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDE
spellingShingle AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDE
Milan, Cleia Garcia da Cruz
João Antônio
Ilka Brunhilde
cartas
dialogismo.
title_short AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDE
title_full AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDE
title_fullStr AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDE
title_full_unstemmed AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDE
title_sort AS CARTAS TROCADAS ENTRE JOÃO ANTÔNIO E ILKA BRUNHILDE
author Milan, Cleia Garcia da Cruz
author_facet Milan, Cleia Garcia da Cruz
dos Santos Alves, Regina Célia
author_role author
author2 dos Santos Alves, Regina Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milan, Cleia Garcia da Cruz
dos Santos Alves, Regina Célia
dc.subject.por.fl_str_mv João Antônio
Ilka Brunhilde
cartas
dialogismo.
topic João Antônio
Ilka Brunhilde
cartas
dialogismo.
description O objetivo deste artigo é abordar a correspondência intensa que foi trocada entre João Antônio e Ilka Brunhilde, o que colaborou para a construção das personagens antonianas. O gênero carta, neste sentido, faz parte do universo dos escritores para troca de informações, para aconselhamento sobre narrativas que ambos escreviam, indo de crônicas aos contos premiados do autor João Antônio. As cartas estão no acervo do escritor em Assis-SP (CEDAP) e é uma importante fonte primária sobre a trajetória do mesmo, como jornalista, contista e também exposição da sua vida do autor, que aliás, para muitos pesquisadores têm a ver com as personagens, com o gosto pela sinuca, pelo futebol, por músicas do Noel Rosa e outros. A contribuição de Ilka Brunhilde é, sem dúvidas, consolidadora da escrita do autor, mesmo porque, ela detinha arquivos originais, que o próprio autor havia perdido, por causa de incêndio em sua casa. A metodologia segue os preceitos de Bakhtin sobre o autor, criação verbal e estruturas dos enunciados. A pesquisa resulta em compreender as intenções discursivas do autor João Antônio, o uso de palavras da coletividade para explicar a própria sociedade. As trocas discursivas entre os autores possibilitou a João Antônio a força que precisava para continuar os seus objetivos, falar da marginalidade, conscientizando outras pessoas dos problemas brasileiros.    
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4867
10.7867/1981-9943.2016v10n1p180-196
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4867
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2016v10n1p180-196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4867/3263
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 1 (2016); 180-196
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199137751040