ANÃLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÃTICO "PROJETO TELÃRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5363 |
Resumo: | Neste artigo, pretendemos analisar atividades de leitura propostas em um capítulo de um livro didático que tem como eixo norteador a teoria dos gêneros e como um de seus diferenciais o trabalho com projetos de leitura. Para isso, mobilizamos concepções de leitura a partir de Busnardo e Braga (2000); Paulo Freire (1994); Cavalcanti (2011); Geraldi (1988); Leffa (1999) e outros através de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho bibliográfico e documental. Com o intuito de analisar cada uma das atividades, discutimos as diversas concepções de leitura, relacionando-as com as presentes na abordagem adotada pelos autores do livro. Como resultado, observamos que, embora os autores afirmem partir de uma abordagem sócio construtivista, o fazem de forma equivocada. Como foi possível relacionar várias concepções de leitura às atividades listadas, concluímos que o professor que adote tal livro didático, pode propor variações através das demais perspectivas de acordo com seus objetivos de ensino. Palavras-chave: Gênero textual. Leitura. Livro didático. |
id |
FURB-7_a6e3b6e328dc1c67ce7d57d616ccd2b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/5363 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÃLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÃTICO "PROJETO TELÃRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"LinguagemFormação do professorGéneros discursivosNeste artigo, pretendemos analisar atividades de leitura propostas em um capítulo de um livro didático que tem como eixo norteador a teoria dos gêneros e como um de seus diferenciais o trabalho com projetos de leitura. Para isso, mobilizamos concepções de leitura a partir de Busnardo e Braga (2000); Paulo Freire (1994); Cavalcanti (2011); Geraldi (1988); Leffa (1999) e outros através de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho bibliográfico e documental. Com o intuito de analisar cada uma das atividades, discutimos as diversas concepções de leitura, relacionando-as com as presentes na abordagem adotada pelos autores do livro. Como resultado, observamos que, embora os autores afirmem partir de uma abordagem sócio construtivista, o fazem de forma equivocada. Como foi possível relacionar várias concepções de leitura às atividades listadas, concluímos que o professor que adote tal livro didático, pode propor variações através das demais perspectivas de acordo com seus objetivos de ensino. Palavras-chave: Gênero textual. Leitura. Livro didático.Fundação Universidade Regional de Blumenau2017-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/536310.7867/1981-9943.2017v11n1p288-302Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 288-3021981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5363/3571Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHogetop, MônicaPoutou, Fidele2017-06-17T23:30:32Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5363Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2017-06-17T23:30:32Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÃLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÃTICO "PROJETO TELÃRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO" |
title |
ANÃLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÃTICO "PROJETO TELÃRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO" |
spellingShingle |
ANÃLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÃTICO "PROJETO TELÃRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO" Hogetop, Mônica Linguagem Formação do professor Géneros discursivos |
title_short |
ANÃLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÃTICO "PROJETO TELÃRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO" |
title_full |
ANÃLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÃTICO "PROJETO TELÃRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO" |
title_fullStr |
ANÃLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÃTICO "PROJETO TELÃRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO" |
title_full_unstemmed |
ANÃLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÃTICO "PROJETO TELÃRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO" |
title_sort |
ANÃLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÃTICO "PROJETO TELÃRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO" |
author |
Hogetop, Mônica |
author_facet |
Hogetop, Mônica Poutou, Fidele |
author_role |
author |
author2 |
Poutou, Fidele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hogetop, Mônica Poutou, Fidele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Formação do professor Géneros discursivos |
topic |
Linguagem Formação do professor Géneros discursivos |
description |
Neste artigo, pretendemos analisar atividades de leitura propostas em um capítulo de um livro didático que tem como eixo norteador a teoria dos gêneros e como um de seus diferenciais o trabalho com projetos de leitura. Para isso, mobilizamos concepções de leitura a partir de Busnardo e Braga (2000); Paulo Freire (1994); Cavalcanti (2011); Geraldi (1988); Leffa (1999) e outros através de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho bibliográfico e documental. Com o intuito de analisar cada uma das atividades, discutimos as diversas concepções de leitura, relacionando-as com as presentes na abordagem adotada pelos autores do livro. Como resultado, observamos que, embora os autores afirmem partir de uma abordagem sócio construtivista, o fazem de forma equivocada. Como foi possível relacionar várias concepções de leitura às atividades listadas, concluímos que o professor que adote tal livro didático, pode propor variações através das demais perspectivas de acordo com seus objetivos de ensino. Palavras-chave: Gênero textual. Leitura. Livro didático. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5363 10.7867/1981-9943.2017v11n1p288-302 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5363 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2017v11n1p288-302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5363/3571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 288-302 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199195422720 |