ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hogetop, Mônica
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Poutou, Fidele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5363
Resumo: Neste artigo, pretendemos analisar atividades de leitura propostas em um capítulo de um livro didático que tem como eixo norteador a teoria dos gêneros e como um de seus diferenciais o trabalho com projetos de leitura. Para isso, mobilizamos concepções de leitura a partir de Busnardo e Braga (2000); Paulo Freire (1994); Cavalcanti (2011); Geraldi (1988); Leffa (1999) e outros através de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho bibliográfico e documental. Com o intuito de analisar cada uma das atividades, discutimos as diversas concepções de leitura, relacionando-as com as presentes na abordagem adotada pelos autores do livro. Como resultado, observamos que, embora os autores afirmem partir de uma abordagem sócio construtivista, o fazem de forma equivocada. Como foi possível relacionar várias concepções de leitura às atividades listadas, concluímos que o professor que adote tal livro didático, pode propor variações através das demais perspectivas de acordo com seus objetivos de ensino.   Palavras-chave: Gênero textual. Leitura. Livro didático.
id FURB-7_a6e3b6e328dc1c67ce7d57d616ccd2b6
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/5363
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"LinguagemFormação do professorGéneros discursivosNeste artigo, pretendemos analisar atividades de leitura propostas em um capítulo de um livro didático que tem como eixo norteador a teoria dos gêneros e como um de seus diferenciais o trabalho com projetos de leitura. Para isso, mobilizamos concepções de leitura a partir de Busnardo e Braga (2000); Paulo Freire (1994); Cavalcanti (2011); Geraldi (1988); Leffa (1999) e outros através de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho bibliográfico e documental. Com o intuito de analisar cada uma das atividades, discutimos as diversas concepções de leitura, relacionando-as com as presentes na abordagem adotada pelos autores do livro. Como resultado, observamos que, embora os autores afirmem partir de uma abordagem sócio construtivista, o fazem de forma equivocada. Como foi possível relacionar várias concepções de leitura às atividades listadas, concluímos que o professor que adote tal livro didático, pode propor variações através das demais perspectivas de acordo com seus objetivos de ensino.   Palavras-chave: Gênero textual. Leitura. Livro didático.Fundação Universidade Regional de Blumenau2017-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/536310.7867/1981-9943.2017v11n1p288-302Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 288-3021981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5363/3571Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHogetop, MônicaPoutou, Fidele2017-06-17T23:30:32Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5363Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2017-06-17T23:30:32Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"
title ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"
spellingShingle ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"
Hogetop, Mônica
Linguagem
Formação do professor
Géneros discursivos
title_short ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"
title_full ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"
title_fullStr ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"
title_full_unstemmed ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"
title_sort ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"
author Hogetop, Mônica
author_facet Hogetop, Mônica
Poutou, Fidele
author_role author
author2 Poutou, Fidele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hogetop, Mônica
Poutou, Fidele
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Formação do professor
Géneros discursivos
topic Linguagem
Formação do professor
Géneros discursivos
description Neste artigo, pretendemos analisar atividades de leitura propostas em um capítulo de um livro didático que tem como eixo norteador a teoria dos gêneros e como um de seus diferenciais o trabalho com projetos de leitura. Para isso, mobilizamos concepções de leitura a partir de Busnardo e Braga (2000); Paulo Freire (1994); Cavalcanti (2011); Geraldi (1988); Leffa (1999) e outros através de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho bibliográfico e documental. Com o intuito de analisar cada uma das atividades, discutimos as diversas concepções de leitura, relacionando-as com as presentes na abordagem adotada pelos autores do livro. Como resultado, observamos que, embora os autores afirmem partir de uma abordagem sócio construtivista, o fazem de forma equivocada. Como foi possível relacionar várias concepções de leitura às atividades listadas, concluímos que o professor que adote tal livro didático, pode propor variações através das demais perspectivas de acordo com seus objetivos de ensino.   Palavras-chave: Gênero textual. Leitura. Livro didático.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5363
10.7867/1981-9943.2017v11n1p288-302
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5363
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2017v11n1p288-302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5363/3571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 288-302
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199195422720