HISTÓRIA E FICÇÃO: TERRITÓRIOS CONTAMINADOS EM MEMORIAL DO CONVENTO, DE JOSÉ SARAMAGO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
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Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8160 |
Resumo: | ResumoJosé Saramago, autor de Memorial do Convento, apropria-se de elementos históricos para provocar o leitor, apontando-lhe o sujeito moderno como um ser questionador e, sobretudo, crítico. Com perfil próprio de um escritor contemporâneo, o autor propõe uma história que, certamente, se insere na História, sugerindo uma nova forma de ler e interpretar, e colocando em cena personagens que foram deixados à margem da versão historiográfica oficial. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir e elucidar as relações entre história e ficção enquanto territórios em permanente contaminação no discurso poético. A composição da obra é marcada pela metaficção historiográfica (Hutcheon, 1991) e se apropria de personagens e acontecimentos que fundaram a história portuguesa, construindo um processo estético que transforma os componentes romanescos. O texto metaficcional desloca os fatos concebidos como verdadeiros e propõe o questionamento das verdades históricas em um tempo presente. O desenvolvimento do trabalho explicita que, a narrativa não é composta, simplesmente, por um processo mimético, mas por um trabalho de representação complexo com a palavra. |
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HISTÓRIA E FICÇÃO: TERRITÓRIOS CONTAMINADOS EM MEMORIAL DO CONVENTO, DE JOSÉ SARAMAGOJosé Saramago. Metaficção Historiográfica. História Ficção. Memorial do Convento.ResumoJosé Saramago, autor de Memorial do Convento, apropria-se de elementos históricos para provocar o leitor, apontando-lhe o sujeito moderno como um ser questionador e, sobretudo, crítico. Com perfil próprio de um escritor contemporâneo, o autor propõe uma história que, certamente, se insere na História, sugerindo uma nova forma de ler e interpretar, e colocando em cena personagens que foram deixados à margem da versão historiográfica oficial. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir e elucidar as relações entre história e ficção enquanto territórios em permanente contaminação no discurso poético. A composição da obra é marcada pela metaficção historiográfica (Hutcheon, 1991) e se apropria de personagens e acontecimentos que fundaram a história portuguesa, construindo um processo estético que transforma os componentes romanescos. O texto metaficcional desloca os fatos concebidos como verdadeiros e propõe o questionamento das verdades históricas em um tempo presente. O desenvolvimento do trabalho explicita que, a narrativa não é composta, simplesmente, por um processo mimético, mas por um trabalho de representação complexo com a palavra.Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/816010.7867/1981-9943.2018v12n1p003-018Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 12 n. 1 (2018); 003-0181981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8160/4159Copyright (c) 2019 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastazin, VeraSilva, Vanessa Correia de Araujo2022-07-14T14:59:00Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8160Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:59Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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