N'OLHO DA RUA: REPRESENTAÇÕES DAS MASCULINIDADES NA IMPRENSA PARANAENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas Borges Teixeira, Níncia Cecília
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lange de Deus, Jéssica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5437
Resumo: O presente trabalho busca por meio da pesquisa bibliográfica e da hermenêutica, analisar como as masculinidades estão representadas na mídia impressa paranaense do início do século XX. Partindo dos princípios dos Estudos Culturais e de sua vertente, os Estudos de Gênero, foi escolhida para análise a ilustração da capa da revista curitibana O Olho da Rua, da edição nº 11 de 1907. A partir desse estudo, é possível perceber que o homem representado faz parte do meio rural, e que o mesmo procura provar sua masculinidade por meio da força e do trabalho. Sabemos que tanto a construção de gênero quanto a identidade são plurais e que devem ser pensadas a partir das influências do meio social, cultural e histórico nos indivíduos. Desse modo, a mídia trabalha como uma forma de disseminar e contribuir para a consolidação de estereótipos, comportamentos e modelos, sugeridos para homens e mulheres. Procuramos também, contribuir para as reflexões acerca da representação das masculinidades do homem paranaense do início do século XX. 
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