O NEGRO HERÓI E A NEGRA ANTI-HEROÍNA: UMA COMPARAÇÃO DISCURSIVA ENTRE RETRATO DO INTRÉPIDO MARINHEIRO SIMÃO E A NEGRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Edinaldo Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chediak, Sorhaya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/7769
Resumo: Este estudo apresenta os conceitos de herói e anti-herói na arte acadêmica brasileira, bem como no modernismo brasileiro, a fim de compreender como eles são construídos nas obras Retrato do Intrépido Marinheiro Simão, carvoeiro do vapor Pernambucana, do pintor José Correia de Lima, e A Negra, de Tarsila do Amaral. O objetivo é analisar e contrapor os discursos das representações pictóricas do negro/negra, compreendendo como eles são construídos nestas obras artísticas.  O estudo está fundamentado na proposta de leitura de imagens de Carvalho (2011). Ao observar os conceitos de herói e anti-herói nessas obras, é possível perceber que em Retrato do Intrépido Marinheiro Simão predomina o negro idealizado que retoma o estilo neoclássico, em que se hegemonizam os valores estéticos greco-romanos. Já em A Negra prevalece uma anti-heroína que desconstrói estes mesmos valores, construindo outros, apresentando um discurso divergente daquele. Nesse sentido, embora ambas pinturas sejam importantes para a representação negra na arte pictórica brasileira, a obra de Tarsila do Amaral mostra-se mais próxima de uma manifestação artística africana, tendo em vista que engrandece a etnia negra por não idealizar, mas por valorizar, exagerar e desconstruir os preceitos da arte acadêmica.
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