AFINAL, COMO ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10251 |
Resumo: | Objetivamos investigar estratégias inovadoras de abordagem e produção do gênero acadêmico artigo científico (AC) no contexto do curso de Letras da XXXXX. De modo mais específico, objetivamos construir um panorama da produção de textos no Ensino Superior, conhecer os aspectos discursivos e notacionais do AC, e refletir sobre a importância das Sequências Didáticas (SD) no contexto da mediação e produção dele. A pesquisa surgiu a partir da identificação de que os referidos alunos têm dificuldade para escrever AC por nunca terem tido contato com o gênero e/ou por não haver a mediação adequada dele. Baseamo-nos em Costa e Salces (2013), Araújo e Bezerra (2013) e Motta-Roth e Hendges (2010), que discorrem sobre a escrita acadêmica, bem como as contribuições de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequências didáticas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, que tem como corpus dois AC escritos por alunos da UPE. Com base na técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2016), elencamos três categorias: tema e título, o plano global do texto e questões de estilo. Os resultados reiteram a necessidade da abordagem do AC por meio de SD, pois são verificadas fragilidades tanto na produção do texto ofertado pelos estudantes do 3º período, quanto na produção dos estudantes do 5º período. Fica evidente que não foi apresentado o gênero; não foram analisados modelos desse texto, tampouco houve quanto ao contexto de produção do texto, o que sinaliza outros problemas que perpassam a produção textual: ortográficos, gramaticais; de seleção lexical e estilo. |
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AFINAL, COMO ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO?Artigo científico. Estratégias. Abordagem. Produção.Objetivamos investigar estratégias inovadoras de abordagem e produção do gênero acadêmico artigo científico (AC) no contexto do curso de Letras da XXXXX. De modo mais específico, objetivamos construir um panorama da produção de textos no Ensino Superior, conhecer os aspectos discursivos e notacionais do AC, e refletir sobre a importância das Sequências Didáticas (SD) no contexto da mediação e produção dele. A pesquisa surgiu a partir da identificação de que os referidos alunos têm dificuldade para escrever AC por nunca terem tido contato com o gênero e/ou por não haver a mediação adequada dele. Baseamo-nos em Costa e Salces (2013), Araújo e Bezerra (2013) e Motta-Roth e Hendges (2010), que discorrem sobre a escrita acadêmica, bem como as contribuições de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequências didáticas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, que tem como corpus dois AC escritos por alunos da UPE. Com base na técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2016), elencamos três categorias: tema e título, o plano global do texto e questões de estilo. Os resultados reiteram a necessidade da abordagem do AC por meio de SD, pois são verificadas fragilidades tanto na produção do texto ofertado pelos estudantes do 3º período, quanto na produção dos estudantes do 5º período. Fica evidente que não foi apresentado o gênero; não foram analisados modelos desse texto, tampouco houve quanto ao contexto de produção do texto, o que sinaliza outros problemas que perpassam a produção textual: ortográficos, gramaticais; de seleção lexical e estilo.Fundação Universidade Regional de Blumenau2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1025110.7867/1981-9943.2022v16n2p120-143Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 2 (2022): V. 16 N. 2 (2022); 120-1431981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10251/5837Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Lenilton Damião daBorges, Luiza Alexandre2023-06-05T19:45:16Zoai:ojs.bu.furb.br:article/10251Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2023-06-05T19:45:16Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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