EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5983 |
Resumo: | O estudo apresenta como objetivo efetuar um trabalho de mediação cênica a fim de garantir a qualificação de processos de ensino e aprendizagem em artes cênicas por meio de oficinas de jogos teatrais, dança e movimento, ofertadas aos professores de Educação Infantil e Básica vinculados às Secretarias de Educação conveniadas com o Programa Institucional Arte na Escola (PIAE), polo FURB- Blumenau/SC. Assim sendo, o locus de investigação foi o projeto de extensão universitária “O jogo teatral na escola”, vinculado ao PIAE. O referido projeto iniciou em 2011 e oferece formação continuada. O artigo traz à cena a trajetória percorrida e resultados alcançados entre 2011 e 2016 onde foram oferecidas oficinas de jogos teatrais, identidade corporal, percussão corporal, movimento e ritmo e contação de histórias. Como recorte principal, encontram-se depoimentos dos professores de Educação Infantil e Básica que participaram das oficinas em 2016/1 intitulada “Movimento e Expressividade na Contação de Histórias”. Tal atividade atingiu público direto de 82 professores de Indaial e Jaraguá do Sul e um público indireto de 4.723 composto pelos alunos dos professores que cursaram as oficinas. Foram trabalhados os benefícios do movimento na qualidade de vida de professores e alunos, o gesto cênico, criação e elaboração de cenas na contação de histórias, exercícios de ação e reação. Tais dinâmicas possibilitam a democratização da cultura e viabilizam o acesso a bens simbólicos, bem como, proporcionam ampliar o conhecimento da linguagem cênica de professores e alunos. Os instrumentos de avaliação das ações do projeto foram efetuados através de protocolos, relatórios lúdicos, depoimentos orais e escritos, bem como, descrição de sensações. A avaliação investiga o alcance dos objetivos e de que maneira as atividades pedagógicas realizadas podem refletir na prática docente do participante. Amparados no referencial teórico de Spolin, Bourdieu e Marques os dados indicam a ampliação do repertório artístico/cultural, estimulo à interdisciplinaridade desenvolvendo um maior conhecimento corporal e do espaço cênico que por sua vez reflete positivamente na práxis pedagógica do professor. |
id |
FURB-7_e985ad6d22109f5ba4c54f75b414c5ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/5983 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SCMovimento. Expressividade. Dança. Teatro. Jogos Teatrais.O estudo apresenta como objetivo efetuar um trabalho de mediação cênica a fim de garantir a qualificação de processos de ensino e aprendizagem em artes cênicas por meio de oficinas de jogos teatrais, dança e movimento, ofertadas aos professores de Educação Infantil e Básica vinculados às Secretarias de Educação conveniadas com o Programa Institucional Arte na Escola (PIAE), polo FURB- Blumenau/SC. Assim sendo, o locus de investigação foi o projeto de extensão universitária “O jogo teatral na escola”, vinculado ao PIAE. O referido projeto iniciou em 2011 e oferece formação continuada. O artigo traz à cena a trajetória percorrida e resultados alcançados entre 2011 e 2016 onde foram oferecidas oficinas de jogos teatrais, identidade corporal, percussão corporal, movimento e ritmo e contação de histórias. Como recorte principal, encontram-se depoimentos dos professores de Educação Infantil e Básica que participaram das oficinas em 2016/1 intitulada “Movimento e Expressividade na Contação de Histórias”. Tal atividade atingiu público direto de 82 professores de Indaial e Jaraguá do Sul e um público indireto de 4.723 composto pelos alunos dos professores que cursaram as oficinas. Foram trabalhados os benefícios do movimento na qualidade de vida de professores e alunos, o gesto cênico, criação e elaboração de cenas na contação de histórias, exercícios de ação e reação. Tais dinâmicas possibilitam a democratização da cultura e viabilizam o acesso a bens simbólicos, bem como, proporcionam ampliar o conhecimento da linguagem cênica de professores e alunos. Os instrumentos de avaliação das ações do projeto foram efetuados através de protocolos, relatórios lúdicos, depoimentos orais e escritos, bem como, descrição de sensações. A avaliação investiga o alcance dos objetivos e de que maneira as atividades pedagógicas realizadas podem refletir na prática docente do participante. Amparados no referencial teórico de Spolin, Bourdieu e Marques os dados indicam a ampliação do repertório artístico/cultural, estimulo à interdisciplinaridade desenvolvendo um maior conhecimento corporal e do espaço cênico que por sua vez reflete positivamente na práxis pedagógica do professor.Fundação Universidade Regional de Blumenau2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/598310.7867/1981-9943.2016v10n3p534-547Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 3 (2016); 534-5471981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5983/3414Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuhrmann, Ivana Vitória Deeke2016-11-16T16:08:07Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5983Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2016-11-16T16:08:07Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC |
title |
EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC |
spellingShingle |
EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC Fuhrmann, Ivana Vitória Deeke Movimento. Expressividade. Dança. Teatro. Jogos Teatrais. |
title_short |
EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC |
title_full |
EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC |
title_fullStr |
EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC |
title_full_unstemmed |
EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC |
title_sort |
EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC |
author |
Fuhrmann, Ivana Vitória Deeke |
author_facet |
Fuhrmann, Ivana Vitória Deeke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuhrmann, Ivana Vitória Deeke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento. Expressividade. Dança. Teatro. Jogos Teatrais. |
topic |
Movimento. Expressividade. Dança. Teatro. Jogos Teatrais. |
description |
O estudo apresenta como objetivo efetuar um trabalho de mediação cênica a fim de garantir a qualificação de processos de ensino e aprendizagem em artes cênicas por meio de oficinas de jogos teatrais, dança e movimento, ofertadas aos professores de Educação Infantil e Básica vinculados às Secretarias de Educação conveniadas com o Programa Institucional Arte na Escola (PIAE), polo FURB- Blumenau/SC. Assim sendo, o locus de investigação foi o projeto de extensão universitária “O jogo teatral na escola”, vinculado ao PIAE. O referido projeto iniciou em 2011 e oferece formação continuada. O artigo traz à cena a trajetória percorrida e resultados alcançados entre 2011 e 2016 onde foram oferecidas oficinas de jogos teatrais, identidade corporal, percussão corporal, movimento e ritmo e contação de histórias. Como recorte principal, encontram-se depoimentos dos professores de Educação Infantil e Básica que participaram das oficinas em 2016/1 intitulada “Movimento e Expressividade na Contação de Histórias”. Tal atividade atingiu público direto de 82 professores de Indaial e Jaraguá do Sul e um público indireto de 4.723 composto pelos alunos dos professores que cursaram as oficinas. Foram trabalhados os benefícios do movimento na qualidade de vida de professores e alunos, o gesto cênico, criação e elaboração de cenas na contação de histórias, exercícios de ação e reação. Tais dinâmicas possibilitam a democratização da cultura e viabilizam o acesso a bens simbólicos, bem como, proporcionam ampliar o conhecimento da linguagem cênica de professores e alunos. Os instrumentos de avaliação das ações do projeto foram efetuados através de protocolos, relatórios lúdicos, depoimentos orais e escritos, bem como, descrição de sensações. A avaliação investiga o alcance dos objetivos e de que maneira as atividades pedagógicas realizadas podem refletir na prática docente do participante. Amparados no referencial teórico de Spolin, Bourdieu e Marques os dados indicam a ampliação do repertório artístico/cultural, estimulo à interdisciplinaridade desenvolvendo um maior conhecimento corporal e do espaço cênico que por sua vez reflete positivamente na práxis pedagógica do professor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5983 10.7867/1981-9943.2016v10n3p534-547 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5983 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2016v10n3p534-547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5983/3414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 3 (2016); 534-547 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199530967040 |