A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Erivelton Nonato de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6461
Resumo: Este artigo tem por objetivo realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no nível Fundamental na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, fundamentada pelo filósofo Michel Pêcheux, bem como dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, além de estudos voltados para as histórias em quadrinhos e também pressupostos da Educação Matemática. Desse modo, a pesquisa em questão pretende investigar a utilização do referido gênero textual como elemento potencializador do ensino da Matemática no 6º ano do ensino fundamental da rede pública, a partir do livro didático. Além disso, pretende-se também verificar indícios da interação entre as disciplinas Português e Matemática, consideradas essenciais no desenvolvimento intelectual do indivíduo. Dessa maneira, espera-se ser possível criar condições para identificar tanto insuficiências quanto potencialidades nessa relação, bem como refletir sobre propostas de adequações capazes de aperfeiçoar o desempenho docente e discente no processo de ensino/aprendizagem de conteúdos matemáticos.
id FURB-7_f43f94d147cc7c6c880717248e92d02c
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/6461
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADESLinguagensLetrasComunicaçãoEste artigo tem por objetivo realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no nível Fundamental na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, fundamentada pelo filósofo Michel Pêcheux, bem como dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, além de estudos voltados para as histórias em quadrinhos e também pressupostos da Educação Matemática. Desse modo, a pesquisa em questão pretende investigar a utilização do referido gênero textual como elemento potencializador do ensino da Matemática no 6º ano do ensino fundamental da rede pública, a partir do livro didático. Além disso, pretende-se também verificar indícios da interação entre as disciplinas Português e Matemática, consideradas essenciais no desenvolvimento intelectual do indivíduo. Dessa maneira, espera-se ser possível criar condições para identificar tanto insuficiências quanto potencialidades nessa relação, bem como refletir sobre propostas de adequações capazes de aperfeiçoar o desempenho docente e discente no processo de ensino/aprendizagem de conteúdos matemáticos.Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/646110.7867/1981-9943.2018v12n1p117-136Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 12 n. 1 (2018); 117-1361981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6461/4292Copyright (c) 2019 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Erivelton Nonato de2022-07-14T14:59:00Zoai:ojs.bu.furb.br:article/6461Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:59Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES
title A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES
spellingShingle A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES
Santana, Erivelton Nonato de
Linguagens
Letras
Comunicação
title_short A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES
title_full A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES
title_fullStr A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES
title_full_unstemmed A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES
title_sort A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES
author Santana, Erivelton Nonato de
author_facet Santana, Erivelton Nonato de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Erivelton Nonato de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagens
Letras
Comunicação
topic Linguagens
Letras
Comunicação
description Este artigo tem por objetivo realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no nível Fundamental na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, fundamentada pelo filósofo Michel Pêcheux, bem como dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, além de estudos voltados para as histórias em quadrinhos e também pressupostos da Educação Matemática. Desse modo, a pesquisa em questão pretende investigar a utilização do referido gênero textual como elemento potencializador do ensino da Matemática no 6º ano do ensino fundamental da rede pública, a partir do livro didático. Além disso, pretende-se também verificar indícios da interação entre as disciplinas Português e Matemática, consideradas essenciais no desenvolvimento intelectual do indivíduo. Dessa maneira, espera-se ser possível criar condições para identificar tanto insuficiências quanto potencialidades nessa relação, bem como refletir sobre propostas de adequações capazes de aperfeiçoar o desempenho docente e discente no processo de ensino/aprendizagem de conteúdos matemáticos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6461
10.7867/1981-9943.2018v12n1p117-136
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6461
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2018v12n1p117-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6461/4292
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 12 n. 1 (2018); 117-136
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199546695680