PALAVRA, IMAGEM E AÇÃO: COMO SE CONFIGURA O ESTEREÓTIPO DE UM JOGADOR SACANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6457 |
Resumo: | Em pesquisa que visa investigar diferentes tipos de sacana produzidos ao longo do tempo no humor gráfico brasileiro, Carmelino (2017a) observa que um deles é Maciota, o antiatleta criado por Paulo Paiva, em 1980, para a revista esportiva Placar. Partindo dessas considerações, este artigo pretende mostrar por meio de que elementos discursivos e gráficos o estereótipo de sacana e a comicidade característica da série são gerados. Parte-se da hipótese de que tanto o sacana quanto o humor são produzidos, sob certas condições, na articulação entre imagem e palavra, ou seja, de forma multimodal. O corpus de análise compreende as produções gráficas do personagem publicadas na Placar de 1980 a 1983. O arcabouço teórico é constituído pelos recursos da linguagem dos quadrinhos (CAGNIN, 2014; EISNER, 2008; RAMOS, 2010) e pelo conceito de estereótipo visto sob a ótica da Análise do Discurso francesa (AMOSSY, 1991, 2016; AMOSSY; HERSCHBERG-PIERROT, 2001), dos Quadrinhos (EISNER, 2008) e do Humor (POSSENTI, 2010). |
id |
FURB-7_fcf60e60beefc50838761d646e329fec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/6457 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
PALAVRA, IMAGEM E AÇÃO: COMO SE CONFIGURA O ESTEREÓTIPO DE UM JOGADOR SACANALetrasHumor gráficoEstereótipoMultimodalidadeDiscursoEm pesquisa que visa investigar diferentes tipos de sacana produzidos ao longo do tempo no humor gráfico brasileiro, Carmelino (2017a) observa que um deles é Maciota, o antiatleta criado por Paulo Paiva, em 1980, para a revista esportiva Placar. Partindo dessas considerações, este artigo pretende mostrar por meio de que elementos discursivos e gráficos o estereótipo de sacana e a comicidade característica da série são gerados. Parte-se da hipótese de que tanto o sacana quanto o humor são produzidos, sob certas condições, na articulação entre imagem e palavra, ou seja, de forma multimodal. O corpus de análise compreende as produções gráficas do personagem publicadas na Placar de 1980 a 1983. O arcabouço teórico é constituído pelos recursos da linguagem dos quadrinhos (CAGNIN, 2014; EISNER, 2008; RAMOS, 2010) e pelo conceito de estereótipo visto sob a ótica da Análise do Discurso francesa (AMOSSY, 1991, 2016; AMOSSY; HERSCHBERG-PIERROT, 2001), dos Quadrinhos (EISNER, 2008) e do Humor (POSSENTI, 2010).Fundação Universidade Regional de Blumenau2018-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/645710.7867/1981-9943.2017v11n3p612-630Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 3 (2017); 599-6171981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6457/3732Copyright (c) 2018 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarmelino, Ana Cristina2018-01-31T00:39:51Zoai:ojs.bu.furb.br:article/6457Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2018-01-31T00:39:51Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PALAVRA, IMAGEM E AÇÃO: COMO SE CONFIGURA O ESTEREÓTIPO DE UM JOGADOR SACANA |
title |
PALAVRA, IMAGEM E AÇÃO: COMO SE CONFIGURA O ESTEREÓTIPO DE UM JOGADOR SACANA |
spellingShingle |
PALAVRA, IMAGEM E AÇÃO: COMO SE CONFIGURA O ESTEREÓTIPO DE UM JOGADOR SACANA Carmelino, Ana Cristina Letras Humor gráfico Estereótipo Multimodalidade Discurso |
title_short |
PALAVRA, IMAGEM E AÇÃO: COMO SE CONFIGURA O ESTEREÓTIPO DE UM JOGADOR SACANA |
title_full |
PALAVRA, IMAGEM E AÇÃO: COMO SE CONFIGURA O ESTEREÓTIPO DE UM JOGADOR SACANA |
title_fullStr |
PALAVRA, IMAGEM E AÇÃO: COMO SE CONFIGURA O ESTEREÓTIPO DE UM JOGADOR SACANA |
title_full_unstemmed |
PALAVRA, IMAGEM E AÇÃO: COMO SE CONFIGURA O ESTEREÓTIPO DE UM JOGADOR SACANA |
title_sort |
PALAVRA, IMAGEM E AÇÃO: COMO SE CONFIGURA O ESTEREÓTIPO DE UM JOGADOR SACANA |
author |
Carmelino, Ana Cristina |
author_facet |
Carmelino, Ana Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmelino, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Humor gráfico Estereótipo Multimodalidade Discurso |
topic |
Letras Humor gráfico Estereótipo Multimodalidade Discurso |
description |
Em pesquisa que visa investigar diferentes tipos de sacana produzidos ao longo do tempo no humor gráfico brasileiro, Carmelino (2017a) observa que um deles é Maciota, o antiatleta criado por Paulo Paiva, em 1980, para a revista esportiva Placar. Partindo dessas considerações, este artigo pretende mostrar por meio de que elementos discursivos e gráficos o estereótipo de sacana e a comicidade característica da série são gerados. Parte-se da hipótese de que tanto o sacana quanto o humor são produzidos, sob certas condições, na articulação entre imagem e palavra, ou seja, de forma multimodal. O corpus de análise compreende as produções gráficas do personagem publicadas na Placar de 1980 a 1983. O arcabouço teórico é constituído pelos recursos da linguagem dos quadrinhos (CAGNIN, 2014; EISNER, 2008; RAMOS, 2010) e pelo conceito de estereótipo visto sob a ótica da Análise do Discurso francesa (AMOSSY, 1991, 2016; AMOSSY; HERSCHBERG-PIERROT, 2001), dos Quadrinhos (EISNER, 2008) e do Humor (POSSENTI, 2010). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6457 10.7867/1981-9943.2017v11n3p612-630 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6457 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2017v11n3p612-630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6457/3732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 3 (2017); 599-617 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199545647104 |