A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA ATIVIDADE FINANCEIRA COMO MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO E SOFISTICAÇÃO DAS PRÁTICA DE COMPLIANCE NO BRASIL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gibran, Sandro Mansur
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Arick Mendes da Silveira, Gonçalves, Rubén Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista jurídica (Blumenau. Online)
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/9929
Resumo: O presente artigo objetiva analisar em que medida as práticas de atuação financeira, notadamente bancárias, ocorridas ao longo dos séculos, servem como uma base de sedimentação e sofisticação de mecanismos atuais de compliance no Brasil. Para tanto, analisa a atividade financeira por meio do contrato de depósito de bens fungíveis e dos contratos de empréstimo sob a perspectiva da idade antiga (notadamente no Direito Romano); da idade média (com foco nas cidades comerciais italianas e catalãs); e na ótica da idade moderna (abordando-se os bancos de Amsterdam, Estocolmo e o Banco da Inglaterra). Aborda a relação das práticas bancárias dos séculos anteriores com a sistemática financeira da idade contemporânea. Conclui-se pelo alto grau de benefício da reconstrução histórica financeira para com as atuais instituições nacionais, verificando-se característica dialética na qual, de um lado, se vê a confiança social nas instituições e na democracia e, de outro lado, as instituições que mantêm políticas de compliance passam a atuar em prol da sociedade, mantendo a estabilidade econômica e viabilizando o desenvolvimento e crescimento nacional. Ressalta-se que a presente pesquisa fora realizada mediante um método de pesquisa indutivo, sendo analisados casos concretos ocorridos ao longo dos séculos, por meio de reconstrução histórica da atividade financeira, notadamente bancária, com revisão bibliográfica e documental nacional e estrangeira.
id FURB-8_0d10743d3bb5511efc0671871fb2f4bd
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/9929
network_acronym_str FURB-8
network_name_str Revista jurídica (Blumenau. Online)
repository_id_str
spelling A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA ATIVIDADE FINANCEIRA COMO MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO E SOFISTICAÇÃO DAS PRÁTICA DE COMPLIANCE NO BRASIL.Histórico FinanceiroInstituições BancáriasComplianceConfiança Institucional.O presente artigo objetiva analisar em que medida as práticas de atuação financeira, notadamente bancárias, ocorridas ao longo dos séculos, servem como uma base de sedimentação e sofisticação de mecanismos atuais de compliance no Brasil. Para tanto, analisa a atividade financeira por meio do contrato de depósito de bens fungíveis e dos contratos de empréstimo sob a perspectiva da idade antiga (notadamente no Direito Romano); da idade média (com foco nas cidades comerciais italianas e catalãs); e na ótica da idade moderna (abordando-se os bancos de Amsterdam, Estocolmo e o Banco da Inglaterra). Aborda a relação das práticas bancárias dos séculos anteriores com a sistemática financeira da idade contemporânea. Conclui-se pelo alto grau de benefício da reconstrução histórica financeira para com as atuais instituições nacionais, verificando-se característica dialética na qual, de um lado, se vê a confiança social nas instituições e na democracia e, de outro lado, as instituições que mantêm políticas de compliance passam a atuar em prol da sociedade, mantendo a estabilidade econômica e viabilizando o desenvolvimento e crescimento nacional. Ressalta-se que a presente pesquisa fora realizada mediante um método de pesquisa indutivo, sendo analisados casos concretos ocorridos ao longo dos séculos, por meio de reconstrução histórica da atividade financeira, notadamente bancária, com revisão bibliográfica e documental nacional e estrangeira.Revista Jurídica (FURB)Revista Jurídica (FURB)2022-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/9929Revista Jurídica (FURB); Vol. 25 No. 57 (2021): v. 25 n. 57 (2021); e9929Revista Jurídica (FURB); v. 25 n. 57 (2021): v. 25 n. 57 (2021); e99291982-4858reponame:Revista jurídica (Blumenau. Online)instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/9929/5677Copyright (c) 2022 Revista Jurídica (FURB)info:eu-repo/semantics/openAccessGibran, Sandro MansurGomes, Arick Mendes da SilveiraGonçalves, Rubén Miranda2022-12-30T00:35:03Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9929Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/indexPUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/oai||revistajuridica@furb.br1982-48581415-255Xopendoar:2022-12-30T00:35:03Revista jurídica (Blumenau. Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA ATIVIDADE FINANCEIRA COMO MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO E SOFISTICAÇÃO DAS PRÁTICA DE COMPLIANCE NO BRASIL.
title A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA ATIVIDADE FINANCEIRA COMO MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO E SOFISTICAÇÃO DAS PRÁTICA DE COMPLIANCE NO BRASIL.
spellingShingle A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA ATIVIDADE FINANCEIRA COMO MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO E SOFISTICAÇÃO DAS PRÁTICA DE COMPLIANCE NO BRASIL.
Gibran, Sandro Mansur
Histórico Financeiro
Instituições Bancárias
Compliance
Confiança Institucional.
title_short A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA ATIVIDADE FINANCEIRA COMO MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO E SOFISTICAÇÃO DAS PRÁTICA DE COMPLIANCE NO BRASIL.
title_full A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA ATIVIDADE FINANCEIRA COMO MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO E SOFISTICAÇÃO DAS PRÁTICA DE COMPLIANCE NO BRASIL.
title_fullStr A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA ATIVIDADE FINANCEIRA COMO MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO E SOFISTICAÇÃO DAS PRÁTICA DE COMPLIANCE NO BRASIL.
title_full_unstemmed A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA ATIVIDADE FINANCEIRA COMO MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO E SOFISTICAÇÃO DAS PRÁTICA DE COMPLIANCE NO BRASIL.
title_sort A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA ATIVIDADE FINANCEIRA COMO MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO E SOFISTICAÇÃO DAS PRÁTICA DE COMPLIANCE NO BRASIL.
author Gibran, Sandro Mansur
author_facet Gibran, Sandro Mansur
Gomes, Arick Mendes da Silveira
Gonçalves, Rubén Miranda
author_role author
author2 Gomes, Arick Mendes da Silveira
Gonçalves, Rubén Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gibran, Sandro Mansur
Gomes, Arick Mendes da Silveira
Gonçalves, Rubén Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Histórico Financeiro
Instituições Bancárias
Compliance
Confiança Institucional.
topic Histórico Financeiro
Instituições Bancárias
Compliance
Confiança Institucional.
description O presente artigo objetiva analisar em que medida as práticas de atuação financeira, notadamente bancárias, ocorridas ao longo dos séculos, servem como uma base de sedimentação e sofisticação de mecanismos atuais de compliance no Brasil. Para tanto, analisa a atividade financeira por meio do contrato de depósito de bens fungíveis e dos contratos de empréstimo sob a perspectiva da idade antiga (notadamente no Direito Romano); da idade média (com foco nas cidades comerciais italianas e catalãs); e na ótica da idade moderna (abordando-se os bancos de Amsterdam, Estocolmo e o Banco da Inglaterra). Aborda a relação das práticas bancárias dos séculos anteriores com a sistemática financeira da idade contemporânea. Conclui-se pelo alto grau de benefício da reconstrução histórica financeira para com as atuais instituições nacionais, verificando-se característica dialética na qual, de um lado, se vê a confiança social nas instituições e na democracia e, de outro lado, as instituições que mantêm políticas de compliance passam a atuar em prol da sociedade, mantendo a estabilidade econômica e viabilizando o desenvolvimento e crescimento nacional. Ressalta-se que a presente pesquisa fora realizada mediante um método de pesquisa indutivo, sendo analisados casos concretos ocorridos ao longo dos séculos, por meio de reconstrução histórica da atividade financeira, notadamente bancária, com revisão bibliográfica e documental nacional e estrangeira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/9929
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/9929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/9929/5677
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Jurídica (FURB)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Jurídica (FURB)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB)
Revista Jurídica (FURB)
publisher.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB)
Revista Jurídica (FURB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB); Vol. 25 No. 57 (2021): v. 25 n. 57 (2021); e9929
Revista Jurídica (FURB); v. 25 n. 57 (2021): v. 25 n. 57 (2021); e9929
1982-4858
reponame:Revista jurídica (Blumenau. Online)
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista jurídica (Blumenau. Online)
collection Revista jurídica (Blumenau. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista jurídica (Blumenau. Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistajuridica@furb.br
_version_ 1798945241588301824