EDUCAÇÃO, DIREITOS, EXCELÊNCIA: FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO SOCIAL – UM INGENTE DESAFIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laux, Maria Aparecida Bernart
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Zoso, Daniel Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista jurídica (Blumenau. Online)
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/5177
Resumo:  Este artigo aborda a educação, os direitos de acesso a ela e a excelência educativa como sendo verdadeiros fatores críticos de sucesso vigentes na sociedade hodierna, seja no Brasil ou em qualquer outra parte do planeta. No primeiro momento aborda-se a educação em sentido lato e seus constructos. Em seguida, expõe-se a relação entre a educação e os textos legais que a normatizam, a fim de situar o tema em seu marco legal. Seguem-se, então, os fundamentos teóricos-bibliográficos atinentes ao assunto, um breve recorrido histórico sobre a educação brasileira e seu perfil situacional na contemporaneidade. Discutem-se na sequência os avanços e retrocessos que marcam esta arte-ciência em finais do século passado e nesta primeira década e meia do corrente século, destacando-se o advento e desenvolvimento do Ensino a Distância (EaD) pari passu com as tecnologias da informação e da comunicação (TIC), cenário em que sobressai o fenômeno do deterioro do núcleo familiar. A abordagem metodológica é descritivo-analítica e crítico-reflexiva, culminando em largos traços com as perspectivas do futuro educativo-social. As inferências do estudo não são nada alvissareiras.
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