A HISTÓRIA DOS POVOS XOKLENG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzalez Encina, Mariana da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista jurídica (Blumenau. Online)
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/3175
Resumo: Este artigo tem por objetivo estudar a história dos povos Xokleng antes e após a chegada dos imigrantes na Colônia Blumenau. Portanto, objetiva fazer uma reflexão do nome de origem para a denominação de sua identidade ao nome “Laklãnõ” ressaltando aspectos do contato e do conflito entre estes indígenas e os imigrantes. Sendo assim, identificar o processo civilizatório marcado por acontecimentos que levou a desorganização social, perda da língua, e de seu modo de ser. A Lei de diretrizes e Bases Nacional e o Plano Nacional de Educação garantem educação diferenciada para estes povos indígenas e o PNE garante a instituição do magistério diferenciado para promover uma educação adequada aos povos indígenas garantindo a revitalização de sua língua e culturas. A metodologia utilizada é a bibliográfica, recorrendo-se, a arquivos históricos, biblioteca e internet. Este estudo se justifica pelo fato de não haver nenhum estudo que contemple as formas de inserção dessa população na sociedade atual e poderá vir a subsidiar políticas públicas voltada para o direito dos povos Xokleng na região estudada.Contudo, observa-se que muito terá que ser feito para garantir a estes povos parte daquilo que perderam, portanto, das discussões que levam a uma inserção desses povos na sociedade contemporânea se apresenta como sendo insuficiente para garantir que seus direitos sejam atendidos.
id FURB-8_dd81dc4841d737d74a952ebd0398ec6b
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/3175
network_acronym_str FURB-8
network_name_str Revista jurídica (Blumenau. Online)
repository_id_str
spelling A HISTÓRIA DOS POVOS XOKLENGXoklengDireitosExclusãoPolíticas PúblicasEste artigo tem por objetivo estudar a história dos povos Xokleng antes e após a chegada dos imigrantes na Colônia Blumenau. Portanto, objetiva fazer uma reflexão do nome de origem para a denominação de sua identidade ao nome “Laklãnõ” ressaltando aspectos do contato e do conflito entre estes indígenas e os imigrantes. Sendo assim, identificar o processo civilizatório marcado por acontecimentos que levou a desorganização social, perda da língua, e de seu modo de ser. A Lei de diretrizes e Bases Nacional e o Plano Nacional de Educação garantem educação diferenciada para estes povos indígenas e o PNE garante a instituição do magistério diferenciado para promover uma educação adequada aos povos indígenas garantindo a revitalização de sua língua e culturas. A metodologia utilizada é a bibliográfica, recorrendo-se, a arquivos históricos, biblioteca e internet. Este estudo se justifica pelo fato de não haver nenhum estudo que contemple as formas de inserção dessa população na sociedade atual e poderá vir a subsidiar políticas públicas voltada para o direito dos povos Xokleng na região estudada.Contudo, observa-se que muito terá que ser feito para garantir a estes povos parte daquilo que perderam, portanto, das discussões que levam a uma inserção desses povos na sociedade contemporânea se apresenta como sendo insuficiente para garantir que seus direitos sejam atendidos.Revista Jurídica (FURB)Revista Jurídica (FURB)2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/3175Revista Jurídica (FURB); Vol. 17 No. 33 (2013); 85-98Revista Jurídica (FURB); v. 17 n. 33 (2013); 85-981982-4858reponame:Revista jurídica (Blumenau. Online)instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/3175/2374Copyright (c) 2014 Revista Jurídicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzalez Encina, Mariana da SilvaGonzalez Encina, Mariana da Silva2017-06-13T22:46:43Zoai:ojs.bu.furb.br:article/3175Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/indexPUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/oai||revistajuridica@furb.br1982-48581415-255Xopendoar:2017-06-13T22:46:43Revista jurídica (Blumenau. Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv A HISTÓRIA DOS POVOS XOKLENG
title A HISTÓRIA DOS POVOS XOKLENG
spellingShingle A HISTÓRIA DOS POVOS XOKLENG
Gonzalez Encina, Mariana da Silva
Xokleng
Direitos
Exclusão
Políticas Públicas
title_short A HISTÓRIA DOS POVOS XOKLENG
title_full A HISTÓRIA DOS POVOS XOKLENG
title_fullStr A HISTÓRIA DOS POVOS XOKLENG
title_full_unstemmed A HISTÓRIA DOS POVOS XOKLENG
title_sort A HISTÓRIA DOS POVOS XOKLENG
author Gonzalez Encina, Mariana da Silva
author_facet Gonzalez Encina, Mariana da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzalez Encina, Mariana da Silva
Gonzalez Encina, Mariana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Xokleng
Direitos
Exclusão
Políticas Públicas
topic Xokleng
Direitos
Exclusão
Políticas Públicas
description Este artigo tem por objetivo estudar a história dos povos Xokleng antes e após a chegada dos imigrantes na Colônia Blumenau. Portanto, objetiva fazer uma reflexão do nome de origem para a denominação de sua identidade ao nome “Laklãnõ” ressaltando aspectos do contato e do conflito entre estes indígenas e os imigrantes. Sendo assim, identificar o processo civilizatório marcado por acontecimentos que levou a desorganização social, perda da língua, e de seu modo de ser. A Lei de diretrizes e Bases Nacional e o Plano Nacional de Educação garantem educação diferenciada para estes povos indígenas e o PNE garante a instituição do magistério diferenciado para promover uma educação adequada aos povos indígenas garantindo a revitalização de sua língua e culturas. A metodologia utilizada é a bibliográfica, recorrendo-se, a arquivos históricos, biblioteca e internet. Este estudo se justifica pelo fato de não haver nenhum estudo que contemple as formas de inserção dessa população na sociedade atual e poderá vir a subsidiar políticas públicas voltada para o direito dos povos Xokleng na região estudada.Contudo, observa-se que muito terá que ser feito para garantir a estes povos parte daquilo que perderam, portanto, das discussões que levam a uma inserção desses povos na sociedade contemporânea se apresenta como sendo insuficiente para garantir que seus direitos sejam atendidos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/3175
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/3175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/3175/2374
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Jurídica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Jurídica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB)
Revista Jurídica (FURB)
publisher.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB)
Revista Jurídica (FURB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB); Vol. 17 No. 33 (2013); 85-98
Revista Jurídica (FURB); v. 17 n. 33 (2013); 85-98
1982-4858
reponame:Revista jurídica (Blumenau. Online)
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista jurídica (Blumenau. Online)
collection Revista jurídica (Blumenau. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista jurídica (Blumenau. Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistajuridica@furb.br
_version_ 1798945240374050816