Empoderamento do consumidor no ambiente virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verbicaro, Dennis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Montão, Vanessa Maria Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista jurídica (Blumenau. Online)
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/9910
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a coleta, o tratamento e a destinação dos dados pessoais nas relações de consumo realizadas na internet. Os dados se tornaram um instrumento valioso aos empresários, podendo potencializar riscos à intimidade e privacidade do consumidor, sobretudo sob a perspectiva do capitalismo de vigilância pensado por Shoshana Zuboff. Nessa perspectiva, a tutela normativa dos dados pessoais será analisada nos planos nacional e internacional, tomando-se como referência as informações coletadas pelos aplicativos de delivery. Discute-se, também, como o empoderamento virtual do consumidor corporifica o ideal de solidariedade, na medida em que exerce força contra majoritária em relação aos abusos do poder econômico nesse ambiente dominado pelas plataformas eletrônicas. Utilizou-se o método dedutivo, através de pesquisa teórico-bibliográfica e da análise crítica do discurso, visando desvelar o que há por meio da linguagem virtual nas relações de poder entre esse novo perfil de fornecedor e a vulnerabilidade algorítmica do consumidor. Conclui-se que, diante da vulnerabilidade agravada do consumidor digital, a sofisticação do assédio de consumo e o controle insuficiente da política de dados das plataformas eletrônicas, a articulação conjunta por meio da insurgência qualificada nas redes sociais e sites de compartilhamento de experiências são medidas eficazes para preservar a liberdade de escolha dos consumidores e mitigar os efeitos das práticas abusivas
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