Escritas: pensamentos e "práticas de si"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos literários |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9046 |
Resumo: | Este ensaio cartografa os processos vividos e experimentados por duas mestrandas e professoras no Seminário “Práticas de Si e Outras Artes”, do curso de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. As escritas de si, que revelam inquietações sobre os processos de subjetivação e de formação, apoiaram-se na arte e nas Filosofias da Diferença, com intuito de criar outros/novos pensamentos acerca da Educação e da vida. Para fortalecê-las, articularam-se os conceitos de “cuidado de si” e dos “processos de subjetivação”, de Michel Foucault, junto a uma crítica ao modelo representacional. Compor um processo ético-político-estético foi uma aposta das investigadoras |
id |
FURG-10_0653486f4b973055bf78bc00b54255cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9046 |
network_acronym_str |
FURG-10 |
network_name_str |
Cadernos literários |
repository_id_str |
|
spelling |
Escritas: pensamentos e "práticas de si"Este ensaio cartografa os processos vividos e experimentados por duas mestrandas e professoras no Seminário “Práticas de Si e Outras Artes”, do curso de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. As escritas de si, que revelam inquietações sobre os processos de subjetivação e de formação, apoiaram-se na arte e nas Filosofias da Diferença, com intuito de criar outros/novos pensamentos acerca da Educação e da vida. Para fortalecê-las, articularam-se os conceitos de “cuidado de si” e dos “processos de subjetivação”, de Michel Foucault, junto a uma crítica ao modelo representacional. Compor um processo ético-político-estético foi uma aposta das investigadorasUniversidade Federal do Rio Grande - FURG2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9046Cadernos Literários; v. 24 n. 1 (2016): Dossiê I Seminário Internacional Literatura, Cultura e Imaginário e do I Sem. Int. Vozes Femininas e Escritas do Eu; 19-282675-38041415-8132reponame:Cadernos literáriosinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9046/5866Copyright (c) 2019 Cadernos Literáriosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRivaroli, Ana Paula do SantosNunes, JulianaAlbernaz, Roselaine Machado2024-04-16T16:38:48Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9046Revistahttps://periodicos.furg.br/cadliterPUBhttps://periodicos.furg.br/cadliter/oaicadernos.literarios@furg.br2594-80402594-8040opendoar:2024-04-16T16:38:48Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escritas: pensamentos e "práticas de si" |
title |
Escritas: pensamentos e "práticas de si" |
spellingShingle |
Escritas: pensamentos e "práticas de si" Rivaroli, Ana Paula do Santos |
title_short |
Escritas: pensamentos e "práticas de si" |
title_full |
Escritas: pensamentos e "práticas de si" |
title_fullStr |
Escritas: pensamentos e "práticas de si" |
title_full_unstemmed |
Escritas: pensamentos e "práticas de si" |
title_sort |
Escritas: pensamentos e "práticas de si" |
author |
Rivaroli, Ana Paula do Santos |
author_facet |
Rivaroli, Ana Paula do Santos Nunes, Juliana Albernaz, Roselaine Machado |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Juliana Albernaz, Roselaine Machado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rivaroli, Ana Paula do Santos Nunes, Juliana Albernaz, Roselaine Machado |
description |
Este ensaio cartografa os processos vividos e experimentados por duas mestrandas e professoras no Seminário “Práticas de Si e Outras Artes”, do curso de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. As escritas de si, que revelam inquietações sobre os processos de subjetivação e de formação, apoiaram-se na arte e nas Filosofias da Diferença, com intuito de criar outros/novos pensamentos acerca da Educação e da vida. Para fortalecê-las, articularam-se os conceitos de “cuidado de si” e dos “processos de subjetivação”, de Michel Foucault, junto a uma crítica ao modelo representacional. Compor um processo ético-político-estético foi uma aposta das investigadoras |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9046 |
url |
https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9046/5866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Literários info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Literários |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Literários; v. 24 n. 1 (2016): Dossiê I Seminário Internacional Literatura, Cultura e Imaginário e do I Sem. Int. Vozes Femininas e Escritas do Eu; 19-28 2675-3804 1415-8132 reponame:Cadernos literários instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Cadernos literários |
collection |
Cadernos literários |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernos.literarios@furg.br |
_version_ |
1808846850193620992 |