Romancear é rir: "Tanto faz", de Reinaldo Moraes, sob o signo do humor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniel Baz dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos literários
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/11728
Resumo: Em Tanto faz, Reinaldo Moraes usa o humor como base para a organização narrativa. Tal estratégia se aproxima da teoria bakhtiniana, que vê o riso como fator constitutivo da romanesca. Dessa forma, beneficiando-se do uso consciente do distanciamento cômico, o autor cria uma espécie de narradorcindido, essencialmente bivocal, cuja palavra transita em dois níveis discursivos diferenciados, fenômeno que permite lançar um olhar enviesado e crítico para os acontecimentos históricos que contextualizam a obra, assim como para suas estratégias de configuração formal e para a situação da literatura brasileira na década de 80.
id FURG-10_3c2e12df55cdea015da1996f952a1f1a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11728
network_acronym_str FURG-10
network_name_str Cadernos literários
repository_id_str
spelling Romancear é rir: "Tanto faz", de Reinaldo Moraes, sob o signo do humorRomance Brasileiro contemporâneoRisoBakhtinCarnavalização.Em Tanto faz, Reinaldo Moraes usa o humor como base para a organização narrativa. Tal estratégia se aproxima da teoria bakhtiniana, que vê o riso como fator constitutivo da romanesca. Dessa forma, beneficiando-se do uso consciente do distanciamento cômico, o autor cria uma espécie de narradorcindido, essencialmente bivocal, cuja palavra transita em dois níveis discursivos diferenciados, fenômeno que permite lançar um olhar enviesado e crítico para os acontecimentos históricos que contextualizam a obra, assim como para suas estratégias de configuração formal e para a situação da literatura brasileira na década de 80.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/11728Cadernos Literários; v. 26 n. 2 (2018): Cadernos Literários; 18-262675-38041415-8132reponame:Cadernos literáriosinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/11728/7553Copyright (c) 2020 Cadernos Literáriosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Daniel Baz dos2024-04-09T01:57:04Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11728Revistahttps://periodicos.furg.br/cadliterPUBhttps://periodicos.furg.br/cadliter/oaicadernos.literarios@furg.br2594-80402594-8040opendoar:2024-04-09T01:57:04Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Romancear é rir: "Tanto faz", de Reinaldo Moraes, sob o signo do humor
title Romancear é rir: "Tanto faz", de Reinaldo Moraes, sob o signo do humor
spellingShingle Romancear é rir: "Tanto faz", de Reinaldo Moraes, sob o signo do humor
Santos, Daniel Baz dos
Romance Brasileiro contemporâneo
Riso
Bakhtin
Carnavalização.
title_short Romancear é rir: "Tanto faz", de Reinaldo Moraes, sob o signo do humor
title_full Romancear é rir: "Tanto faz", de Reinaldo Moraes, sob o signo do humor
title_fullStr Romancear é rir: "Tanto faz", de Reinaldo Moraes, sob o signo do humor
title_full_unstemmed Romancear é rir: "Tanto faz", de Reinaldo Moraes, sob o signo do humor
title_sort Romancear é rir: "Tanto faz", de Reinaldo Moraes, sob o signo do humor
author Santos, Daniel Baz dos
author_facet Santos, Daniel Baz dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniel Baz dos
dc.subject.por.fl_str_mv Romance Brasileiro contemporâneo
Riso
Bakhtin
Carnavalização.
topic Romance Brasileiro contemporâneo
Riso
Bakhtin
Carnavalização.
description Em Tanto faz, Reinaldo Moraes usa o humor como base para a organização narrativa. Tal estratégia se aproxima da teoria bakhtiniana, que vê o riso como fator constitutivo da romanesca. Dessa forma, beneficiando-se do uso consciente do distanciamento cômico, o autor cria uma espécie de narradorcindido, essencialmente bivocal, cuja palavra transita em dois níveis discursivos diferenciados, fenômeno que permite lançar um olhar enviesado e crítico para os acontecimentos históricos que contextualizam a obra, assim como para suas estratégias de configuração formal e para a situação da literatura brasileira na década de 80.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/11728
url https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/11728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/11728/7553
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Literários
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Literários
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Literários; v. 26 n. 2 (2018): Cadernos Literários; 18-26
2675-3804
1415-8132
reponame:Cadernos literários
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Cadernos literários
collection Cadernos literários
repository.name.fl_str_mv Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv cadernos.literarios@furg.br
_version_ 1808846850259681281