A luta contra a amnésia histórica na literatura caribenha contemporânea
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos literários |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/16886 |
Resumo: | Embora o movimento de colonização tenha terminado há muito tempo, é possível observar seus efeitos duradouros – a colonialidade do poder – sobre a população e as instituições da América Latina e do Caribe. A colonialidade molda não só mentes e corpos, mas também o discurso, evidenciando uns e silenciando muitos outros. O objetivo deste artigo é discutir dois romances de escritoras caribenhas residentes nos Estados Unidos, que dialogam com a história de seus países, colocando em xeque o discurso oficial. Em The True History of Paradise, Margaret Cezair-Thompson abre o arquivo de histórias que sua protagonista ouve desde criança e constrói uma historiografia ficcional da Jamaica desde o início da colonização. Já em Song of the Water Saints, Nelly Rosario focaliza a trajetória de quatro gerações de mulheres dominicanas negras e pobres de uma mesma família durante oitenta e três anos. Embora a representação literária de momentos históricos sirva mais como pano de fundo, a obra se constitui em um espaço de produção histórica. Ambos os romances ressaltam o papel da literatura como um espaço de resistência decolonial, criando contranarrativas que competem com a historiografia e incluindo vozes previamente silenciadas. |
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A luta contra a amnésia histórica na literatura caribenha contemporâneaEmbora o movimento de colonização tenha terminado há muito tempo, é possível observar seus efeitos duradouros – a colonialidade do poder – sobre a população e as instituições da América Latina e do Caribe. A colonialidade molda não só mentes e corpos, mas também o discurso, evidenciando uns e silenciando muitos outros. O objetivo deste artigo é discutir dois romances de escritoras caribenhas residentes nos Estados Unidos, que dialogam com a história de seus países, colocando em xeque o discurso oficial. Em The True History of Paradise, Margaret Cezair-Thompson abre o arquivo de histórias que sua protagonista ouve desde criança e constrói uma historiografia ficcional da Jamaica desde o início da colonização. Já em Song of the Water Saints, Nelly Rosario focaliza a trajetória de quatro gerações de mulheres dominicanas negras e pobres de uma mesma família durante oitenta e três anos. Embora a representação literária de momentos históricos sirva mais como pano de fundo, a obra se constitui em um espaço de produção histórica. Ambos os romances ressaltam o papel da literatura como um espaço de resistência decolonial, criando contranarrativas que competem com a historiografia e incluindo vozes previamente silenciadas.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2024-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/16886Cadernos Literários; v. 29 n. 1 (2023): Cadernos Literários; 118-1282675-38041415-8132reponame:Cadernos literáriosinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/16886/10913Assumpção Harris , Leilada Silva Figueiredo, Priscillainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-22T01:18:43Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/16886Revistahttps://periodicos.furg.br/cadliterPUBhttps://periodicos.furg.br/cadliter/oaicadernos.literarios@furg.br2594-80402594-8040opendoar:2024-05-22T01:18:43Cadernos literários - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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