EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barai, Alexandre
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vizconde Veraszto, Estéfano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12859
Resumo: Este estudo de revisão de literatura correlacionou a Educação Física Brasileira (EFB) e a teoria de Thomas Kuhn, buscando aproximações e possíveis caracterizações do pensar epistemológico kuhniano associado a EFB. Foi realizado buscas em diversas bases de dados educacionais. Foram encontrados apenas 8 artigos, destes, apenas 4 apresentaram o desenvolvimento das ideias de Kuhn associadas a EFB. A falta de uma unidade epistemológica da EFB pode ser um dos fatores que justifiquem a restrita literatura. No entanto, a EFB ao estar totalmente entrelaçada ao desenvolvimento das ciências biológicas pôde ser correlacionada sob diversos aspectos a teoria kuhniana. Embora os autores reconheçam a importância das ciências da natureza na história e consolidação da EFB. Eles apontaram a necessidade de fomentar estudos entre as ciências humanas e a EFB para que assim, possamos aproximar diferentes saberes e construir interligações que propiciem um desenvolvimento mais integrado da EFB.
id FURG-12_0dad2d8bc6489f18b0b9f8cd7beb9739
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12859
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURAEste estudo de revisão de literatura correlacionou a Educação Física Brasileira (EFB) e a teoria de Thomas Kuhn, buscando aproximações e possíveis caracterizações do pensar epistemológico kuhniano associado a EFB. Foi realizado buscas em diversas bases de dados educacionais. Foram encontrados apenas 8 artigos, destes, apenas 4 apresentaram o desenvolvimento das ideias de Kuhn associadas a EFB. A falta de uma unidade epistemológica da EFB pode ser um dos fatores que justifiquem a restrita literatura. No entanto, a EFB ao estar totalmente entrelaçada ao desenvolvimento das ciências biológicas pôde ser correlacionada sob diversos aspectos a teoria kuhniana. Embora os autores reconheçam a importância das ciências da natureza na história e consolidação da EFB. Eles apontaram a necessidade de fomentar estudos entre as ciências humanas e a EFB para que assim, possamos aproximar diferentes saberes e construir interligações que propiciem um desenvolvimento mais integrado da EFB.Lepidus2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1285910.14295/rds.v24i1.12859Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): DOSSIÊ: GINÁSTICA PARA TODOS E SUA ABORDAGEM VIRTUAL EM TEMPOS DE LUTA E DE RESISTÊNCIA; 157-1671809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12859/9833Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarai, AlexandreVizconde Veraszto, Estéfano2024-02-22T22:41:43Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12859Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:41:43Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA
title EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA
spellingShingle EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA
Barai, Alexandre
title_short EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA
title_full EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA
title_fullStr EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA
title_full_unstemmed EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA
title_sort EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA
author Barai, Alexandre
author_facet Barai, Alexandre
Vizconde Veraszto, Estéfano
author_role author
author2 Vizconde Veraszto, Estéfano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barai, Alexandre
Vizconde Veraszto, Estéfano
description Este estudo de revisão de literatura correlacionou a Educação Física Brasileira (EFB) e a teoria de Thomas Kuhn, buscando aproximações e possíveis caracterizações do pensar epistemológico kuhniano associado a EFB. Foi realizado buscas em diversas bases de dados educacionais. Foram encontrados apenas 8 artigos, destes, apenas 4 apresentaram o desenvolvimento das ideias de Kuhn associadas a EFB. A falta de uma unidade epistemológica da EFB pode ser um dos fatores que justifiquem a restrita literatura. No entanto, a EFB ao estar totalmente entrelaçada ao desenvolvimento das ciências biológicas pôde ser correlacionada sob diversos aspectos a teoria kuhniana. Embora os autores reconheçam a importância das ciências da natureza na história e consolidação da EFB. Eles apontaram a necessidade de fomentar estudos entre as ciências humanas e a EFB para que assim, possamos aproximar diferentes saberes e construir interligações que propiciem um desenvolvimento mais integrado da EFB.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12859
10.14295/rds.v24i1.12859
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12859
identifier_str_mv 10.14295/rds.v24i1.12859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12859/9833
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): DOSSIÊ: GINÁSTICA PARA TODOS E SUA ABORDAGEM VIRTUAL EM TEMPOS DE LUTA E DE RESISTÊNCIA; 157-167
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938457690112