Análise do livro didático:a história escolar em debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3714 |
Resumo: | O presente trabalho visa realizar um exercício de análise de um livro didático de História, do 5º ano do Ensino Fundamental do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, que serve de subsídios para o professor. Procura-se estabelecer um panorama geral do livro, analisando todos os aspectos que auxiliam na construção de conhecimento, bem como as iconografias que ilustram o mesmo, a forma como os conteúdos estão organizados, as atividades e assim consecutivamente. Também pretende verificar se o autor do livro segue as normas prescritas pelo PCN de História. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo que consiste em um conjunto de técnicas e instrumentos metodológicos capazes de efetuar a exploração objetiva de dados, informações ou discursos, fazendo aparecer no conteúdo das diversas categorias de documentos. Os resultados da pesquisa foram diversos, dentre eles podemos destacar que o manual analisado é de excelente qualidade possibilitando ao docente quanto ao discente um maior aproveitamento do livro. Com relação ao conteúdo em si, o autor trabalha de forma contextualizada e ilustrada. |
id |
FURG-12_1022bc45d5bd90a26550ef37962effb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3714 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do livro didático:a história escolar em debateEnsino. História. Livro DidáticoO presente trabalho visa realizar um exercício de análise de um livro didático de História, do 5º ano do Ensino Fundamental do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, que serve de subsídios para o professor. Procura-se estabelecer um panorama geral do livro, analisando todos os aspectos que auxiliam na construção de conhecimento, bem como as iconografias que ilustram o mesmo, a forma como os conteúdos estão organizados, as atividades e assim consecutivamente. Também pretende verificar se o autor do livro segue as normas prescritas pelo PCN de História. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo que consiste em um conjunto de técnicas e instrumentos metodológicos capazes de efetuar a exploração objetiva de dados, informações ou discursos, fazendo aparecer no conteúdo das diversas categorias de documentos. Os resultados da pesquisa foram diversos, dentre eles podemos destacar que o manual analisado é de excelente qualidade possibilitando ao docente quanto ao discente um maior aproveitamento do livro. Com relação ao conteúdo em si, o autor trabalha de forma contextualizada e ilustrada.Lepidus2014-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3714Revista Didática Sistêmica; v. 15 n. 2 (2013); 61-711809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3714/2699Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Luiz Paulo da Silva2018-11-08T18:40:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3714Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:40Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do livro didático:a história escolar em debate |
title |
Análise do livro didático:a história escolar em debate |
spellingShingle |
Análise do livro didático:a história escolar em debate Soares, Luiz Paulo da Silva Ensino. História. Livro Didático |
title_short |
Análise do livro didático:a história escolar em debate |
title_full |
Análise do livro didático:a história escolar em debate |
title_fullStr |
Análise do livro didático:a história escolar em debate |
title_full_unstemmed |
Análise do livro didático:a história escolar em debate |
title_sort |
Análise do livro didático:a história escolar em debate |
author |
Soares, Luiz Paulo da Silva |
author_facet |
Soares, Luiz Paulo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Luiz Paulo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. História. Livro Didático |
topic |
Ensino. História. Livro Didático |
description |
O presente trabalho visa realizar um exercício de análise de um livro didático de História, do 5º ano do Ensino Fundamental do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, que serve de subsídios para o professor. Procura-se estabelecer um panorama geral do livro, analisando todos os aspectos que auxiliam na construção de conhecimento, bem como as iconografias que ilustram o mesmo, a forma como os conteúdos estão organizados, as atividades e assim consecutivamente. Também pretende verificar se o autor do livro segue as normas prescritas pelo PCN de História. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo que consiste em um conjunto de técnicas e instrumentos metodológicos capazes de efetuar a exploração objetiva de dados, informações ou discursos, fazendo aparecer no conteúdo das diversas categorias de documentos. Os resultados da pesquisa foram diversos, dentre eles podemos destacar que o manual analisado é de excelente qualidade possibilitando ao docente quanto ao discente um maior aproveitamento do livro. Com relação ao conteúdo em si, o autor trabalha de forma contextualizada e ilustrada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3714 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3714/2699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 15 n. 2 (2013); 61-71 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940429012992 |