DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Lucilia Augusta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11701
Resumo: A reconfiguração das políticas educacionais e a imposição de matrizes curriculares homogeneizadas – medidas que impactam negativamente a educação e a formação de professores – é o tema deste trabalho. Destacamos o cenário político em que essas ações foram gestadas e a centralidade dos ataques à educação pública no pós-golpe de 2016. A padronização curricular imposta pelas bases curriculares nacionais, entre outras ações, ancoradas em concepções curriculares ultrapassadas, favorecem processos de privatização e mercantilização, afinados com concepções neoliberais e redução do direito à educação. A reconfiguração curricular em curso impõe extremo controle, centralização e padronização, atingindo tanto os currículos escolares quanto os cursos de formação de professores. Objetivamos problematizar a política educacional atual e indicar alternativas de resistência ao processo de desmonte e descaracterização curricular que ameaça a construção coletiva dos projetos político-pedagógicos nas instituições escolares e nos cursos de formação de professores para a educação básica.
id FURG-12_2e815cb9462a8aa7177b01f675b2fb8b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11701
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃOpolíticas educacionais. formação de professores. reformulações curricularescenário político.A reconfiguração das políticas educacionais e a imposição de matrizes curriculares homogeneizadas – medidas que impactam negativamente a educação e a formação de professores – é o tema deste trabalho. Destacamos o cenário político em que essas ações foram gestadas e a centralidade dos ataques à educação pública no pós-golpe de 2016. A padronização curricular imposta pelas bases curriculares nacionais, entre outras ações, ancoradas em concepções curriculares ultrapassadas, favorecem processos de privatização e mercantilização, afinados com concepções neoliberais e redução do direito à educação. A reconfiguração curricular em curso impõe extremo controle, centralização e padronização, atingindo tanto os currículos escolares quanto os cursos de formação de professores. Objetivamos problematizar a política educacional atual e indicar alternativas de resistência ao processo de desmonte e descaracterização curricular que ameaça a construção coletiva dos projetos político-pedagógicos nas instituições escolares e nos cursos de formação de professores para a educação básica.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1170110.14295/rds.v22i2.11701Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 40-561809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11701/8805Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLino, Lucilia Augusta2021-06-17T22:07:22Zoai:periodicos.furg.br:article/11701Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-06-17T22:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO
title DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO
spellingShingle DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO
Lino, Lucilia Augusta
políticas educacionais. formação de professores. reformulações curriculares
cenário político.
title_short DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO
title_full DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO
title_fullStr DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO
title_full_unstemmed DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO
title_sort DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO
author Lino, Lucilia Augusta
author_facet Lino, Lucilia Augusta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Lucilia Augusta
dc.subject.por.fl_str_mv políticas educacionais. formação de professores. reformulações curriculares
cenário político.
topic políticas educacionais. formação de professores. reformulações curriculares
cenário político.
description A reconfiguração das políticas educacionais e a imposição de matrizes curriculares homogeneizadas – medidas que impactam negativamente a educação e a formação de professores – é o tema deste trabalho. Destacamos o cenário político em que essas ações foram gestadas e a centralidade dos ataques à educação pública no pós-golpe de 2016. A padronização curricular imposta pelas bases curriculares nacionais, entre outras ações, ancoradas em concepções curriculares ultrapassadas, favorecem processos de privatização e mercantilização, afinados com concepções neoliberais e redução do direito à educação. A reconfiguração curricular em curso impõe extremo controle, centralização e padronização, atingindo tanto os currículos escolares quanto os cursos de formação de professores. Objetivamos problematizar a política educacional atual e indicar alternativas de resistência ao processo de desmonte e descaracterização curricular que ameaça a construção coletiva dos projetos político-pedagógicos nas instituições escolares e nos cursos de formação de professores para a educação básica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11701
10.14295/rds.v22i2.11701
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11701
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i2.11701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11701/8805
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 40-56
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941459763200