DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11701 |
Resumo: | A reconfiguração das políticas educacionais e a imposição de matrizes curriculares homogeneizadas – medidas que impactam negativamente a educação e a formação de professores – é o tema deste trabalho. Destacamos o cenário político em que essas ações foram gestadas e a centralidade dos ataques à educação pública no pós-golpe de 2016. A padronização curricular imposta pelas bases curriculares nacionais, entre outras ações, ancoradas em concepções curriculares ultrapassadas, favorecem processos de privatização e mercantilização, afinados com concepções neoliberais e redução do direito à educação. A reconfiguração curricular em curso impõe extremo controle, centralização e padronização, atingindo tanto os currículos escolares quanto os cursos de formação de professores. Objetivamos problematizar a política educacional atual e indicar alternativas de resistência ao processo de desmonte e descaracterização curricular que ameaça a construção coletiva dos projetos político-pedagógicos nas instituições escolares e nos cursos de formação de professores para a educação básica. |
id |
FURG-12_2e815cb9462a8aa7177b01f675b2fb8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11701 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃOpolíticas educacionais. formação de professores. reformulações curricularescenário político.A reconfiguração das políticas educacionais e a imposição de matrizes curriculares homogeneizadas – medidas que impactam negativamente a educação e a formação de professores – é o tema deste trabalho. Destacamos o cenário político em que essas ações foram gestadas e a centralidade dos ataques à educação pública no pós-golpe de 2016. A padronização curricular imposta pelas bases curriculares nacionais, entre outras ações, ancoradas em concepções curriculares ultrapassadas, favorecem processos de privatização e mercantilização, afinados com concepções neoliberais e redução do direito à educação. A reconfiguração curricular em curso impõe extremo controle, centralização e padronização, atingindo tanto os currículos escolares quanto os cursos de formação de professores. Objetivamos problematizar a política educacional atual e indicar alternativas de resistência ao processo de desmonte e descaracterização curricular que ameaça a construção coletiva dos projetos político-pedagógicos nas instituições escolares e nos cursos de formação de professores para a educação básica.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1170110.14295/rds.v22i2.11701Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 40-561809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11701/8805Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLino, Lucilia Augusta2021-06-17T22:07:22Zoai:periodicos.furg.br:article/11701Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-06-17T22:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO |
title |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO |
spellingShingle |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO Lino, Lucilia Augusta políticas educacionais. formação de professores. reformulações curriculares cenário político. |
title_short |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO |
title_full |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO |
title_fullStr |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO |
title_sort |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL: RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES AOS PROJETOS DE DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO |
author |
Lino, Lucilia Augusta |
author_facet |
Lino, Lucilia Augusta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lino, Lucilia Augusta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
políticas educacionais. formação de professores. reformulações curriculares cenário político. |
topic |
políticas educacionais. formação de professores. reformulações curriculares cenário político. |
description |
A reconfiguração das políticas educacionais e a imposição de matrizes curriculares homogeneizadas – medidas que impactam negativamente a educação e a formação de professores – é o tema deste trabalho. Destacamos o cenário político em que essas ações foram gestadas e a centralidade dos ataques à educação pública no pós-golpe de 2016. A padronização curricular imposta pelas bases curriculares nacionais, entre outras ações, ancoradas em concepções curriculares ultrapassadas, favorecem processos de privatização e mercantilização, afinados com concepções neoliberais e redução do direito à educação. A reconfiguração curricular em curso impõe extremo controle, centralização e padronização, atingindo tanto os currículos escolares quanto os cursos de formação de professores. Objetivamos problematizar a política educacional atual e indicar alternativas de resistência ao processo de desmonte e descaracterização curricular que ameaça a construção coletiva dos projetos político-pedagógicos nas instituições escolares e nos cursos de formação de professores para a educação básica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11701 10.14295/rds.v22i2.11701 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11701 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i2.11701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11701/8805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 40-56 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941459763200 |