MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOURDES, DAYANE FREITAS DE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: GONÇALVES, MARLENE GONÇALVES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8128
Resumo: RESUMO O presente artigo “Memórias de professores: por uma participação no exercício da democracia” emergiu nas reflexões e estudos do projeto “Gênero, vida e ação: Memórias de docentes que atuaram nas esferas federal, estadual e municipal em Mato Grosso”. O Objetivo do referido artigo é refletir sobre a participação de onze docentes às candidaturas e eleições ao cargo de vereador para o município de Pontes e Lacerda-MT, o recorte foi dentre os anos de 1990 a 2015. Norteamos a pesquisa pelas indagações: Quais as intenções dos professores para o ingresso na política partidária? Quais os desafios enfrentaram? Qual a aproximação de ser político e ocupar a posição de professor?A metodologia aplicada foi a história oral. Enquanto resultados notamos uma denúncia, em que as experiências na política partidária configuraram-se dentro de uma trama pelo poderem que relataram suas intenções, as contradições e as decepções instauradas no percurso das campanhas.
id FURG-12_32971470f3ab79bde3d1f7c1e2a7b3cb
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8128
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIAPalavras chavesmemóriasprofessorespolítica.RESUMO O presente artigo “Memórias de professores: por uma participação no exercício da democracia” emergiu nas reflexões e estudos do projeto “Gênero, vida e ação: Memórias de docentes que atuaram nas esferas federal, estadual e municipal em Mato Grosso”. O Objetivo do referido artigo é refletir sobre a participação de onze docentes às candidaturas e eleições ao cargo de vereador para o município de Pontes e Lacerda-MT, o recorte foi dentre os anos de 1990 a 2015. Norteamos a pesquisa pelas indagações: Quais as intenções dos professores para o ingresso na política partidária? Quais os desafios enfrentaram? Qual a aproximação de ser político e ocupar a posição de professor?A metodologia aplicada foi a história oral. Enquanto resultados notamos uma denúncia, em que as experiências na política partidária configuraram-se dentro de uma trama pelo poderem que relataram suas intenções, as contradições e as decepções instauradas no percurso das campanhas.Lepidus2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/812810.14295/rds.v20i1.8128Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 64-771809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8128/5542Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLOURDES, DAYANE FREITAS DEGONÇALVES, MARLENE GONÇALVES2019-10-30T19:55:58Zoai:periodicos.furg.br:article/8128Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2019-10-30T19:55:58Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
title MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
spellingShingle MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
LOURDES, DAYANE FREITAS DE
Palavras chaves
memórias
professores
política.
title_short MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
title_full MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
title_fullStr MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
title_full_unstemmed MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
title_sort MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
author LOURDES, DAYANE FREITAS DE
author_facet LOURDES, DAYANE FREITAS DE
GONÇALVES, MARLENE GONÇALVES
author_role author
author2 GONÇALVES, MARLENE GONÇALVES
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOURDES, DAYANE FREITAS DE
GONÇALVES, MARLENE GONÇALVES
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras chaves
memórias
professores
política.
topic Palavras chaves
memórias
professores
política.
description RESUMO O presente artigo “Memórias de professores: por uma participação no exercício da democracia” emergiu nas reflexões e estudos do projeto “Gênero, vida e ação: Memórias de docentes que atuaram nas esferas federal, estadual e municipal em Mato Grosso”. O Objetivo do referido artigo é refletir sobre a participação de onze docentes às candidaturas e eleições ao cargo de vereador para o município de Pontes e Lacerda-MT, o recorte foi dentre os anos de 1990 a 2015. Norteamos a pesquisa pelas indagações: Quais as intenções dos professores para o ingresso na política partidária? Quais os desafios enfrentaram? Qual a aproximação de ser político e ocupar a posição de professor?A metodologia aplicada foi a história oral. Enquanto resultados notamos uma denúncia, em que as experiências na política partidária configuraram-se dentro de uma trama pelo poderem que relataram suas intenções, as contradições e as decepções instauradas no percurso das campanhas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8128
10.14295/rds.v20i1.8128
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8128
identifier_str_mv 10.14295/rds.v20i1.8128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8128/5542
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 64-77
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941362245632