MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8128 |
Resumo: | RESUMO O presente artigo “Memórias de professores: por uma participação no exercício da democracia” emergiu nas reflexões e estudos do projeto “Gênero, vida e ação: Memórias de docentes que atuaram nas esferas federal, estadual e municipal em Mato Grosso”. O Objetivo do referido artigo é refletir sobre a participação de onze docentes às candidaturas e eleições ao cargo de vereador para o município de Pontes e Lacerda-MT, o recorte foi dentre os anos de 1990 a 2015. Norteamos a pesquisa pelas indagações: Quais as intenções dos professores para o ingresso na política partidária? Quais os desafios enfrentaram? Qual a aproximação de ser político e ocupar a posição de professor?A metodologia aplicada foi a história oral. Enquanto resultados notamos uma denúncia, em que as experiências na política partidária configuraram-se dentro de uma trama pelo poderem que relataram suas intenções, as contradições e as decepções instauradas no percurso das campanhas. |
id |
FURG-12_32971470f3ab79bde3d1f7c1e2a7b3cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8128 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIAPalavras chavesmemóriasprofessorespolítica.RESUMO O presente artigo “Memórias de professores: por uma participação no exercício da democracia” emergiu nas reflexões e estudos do projeto “Gênero, vida e ação: Memórias de docentes que atuaram nas esferas federal, estadual e municipal em Mato Grosso”. O Objetivo do referido artigo é refletir sobre a participação de onze docentes às candidaturas e eleições ao cargo de vereador para o município de Pontes e Lacerda-MT, o recorte foi dentre os anos de 1990 a 2015. Norteamos a pesquisa pelas indagações: Quais as intenções dos professores para o ingresso na política partidária? Quais os desafios enfrentaram? Qual a aproximação de ser político e ocupar a posição de professor?A metodologia aplicada foi a história oral. Enquanto resultados notamos uma denúncia, em que as experiências na política partidária configuraram-se dentro de uma trama pelo poderem que relataram suas intenções, as contradições e as decepções instauradas no percurso das campanhas.Lepidus2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/812810.14295/rds.v20i1.8128Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 64-771809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8128/5542Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLOURDES, DAYANE FREITAS DEGONÇALVES, MARLENE GONÇALVES2019-10-30T19:55:58Zoai:periodicos.furg.br:article/8128Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2019-10-30T19:55:58Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA |
title |
MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA |
spellingShingle |
MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA LOURDES, DAYANE FREITAS DE Palavras chaves memórias professores política. |
title_short |
MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA |
title_full |
MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA |
title_fullStr |
MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA |
title_sort |
MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA |
author |
LOURDES, DAYANE FREITAS DE |
author_facet |
LOURDES, DAYANE FREITAS DE GONÇALVES, MARLENE GONÇALVES |
author_role |
author |
author2 |
GONÇALVES, MARLENE GONÇALVES |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOURDES, DAYANE FREITAS DE GONÇALVES, MARLENE GONÇALVES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras chaves memórias professores política. |
topic |
Palavras chaves memórias professores política. |
description |
RESUMO O presente artigo “Memórias de professores: por uma participação no exercício da democracia” emergiu nas reflexões e estudos do projeto “Gênero, vida e ação: Memórias de docentes que atuaram nas esferas federal, estadual e municipal em Mato Grosso”. O Objetivo do referido artigo é refletir sobre a participação de onze docentes às candidaturas e eleições ao cargo de vereador para o município de Pontes e Lacerda-MT, o recorte foi dentre os anos de 1990 a 2015. Norteamos a pesquisa pelas indagações: Quais as intenções dos professores para o ingresso na política partidária? Quais os desafios enfrentaram? Qual a aproximação de ser político e ocupar a posição de professor?A metodologia aplicada foi a história oral. Enquanto resultados notamos uma denúncia, em que as experiências na política partidária configuraram-se dentro de uma trama pelo poderem que relataram suas intenções, as contradições e as decepções instauradas no percurso das campanhas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8128 10.14295/rds.v20i1.8128 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8128 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v20i1.8128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8128/5542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 64-77 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941362245632 |