Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Andreia Joselene Nogueira Flores
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Medina, Berenice de Mattos, Finoqueto, Leila Cristiane Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo mapear a Educação Física (EF) no município do Rio Grande/RS, buscando compreender como se constitui enquanto campo de atuação profissional no município. Assim, o município do Rio Grande/RS foi dividido em zonas visitadas pelos acadêmicos matriculados na disciplina de Pré-Estágio I, localizada no primeiro semestre, do curso de EF da Universidade Federal do Rio Grande/RS nos anos de 2012, 2013 e 2014, contemplando os diferentes locais onde acontece a EF. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de informações: questionários semiestruturados; diários de campo e registros fotográficos. Foram mapeados 26 bairros, nesses totalizou-se 71 espaços escolares, nos quais atuam 61 professores de EF e 60 espaços não escolares, perfazendo 72 professores de EF. A área da saúde evidencia-se como espaço fecundo para formação e atuação profissional em EF; em contrapartida, em centros de treinamento prevalece a atuação de ex atletas, atribuindo à formação em EF efeito de complementaridade.
id FURG-12_3c0170cd1396c473574b9b328ddaee25
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5908
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentosAtuação profissionalEducação FísicaMapeamentoEsta pesquisa tem como objetivo mapear a Educação Física (EF) no município do Rio Grande/RS, buscando compreender como se constitui enquanto campo de atuação profissional no município. Assim, o município do Rio Grande/RS foi dividido em zonas visitadas pelos acadêmicos matriculados na disciplina de Pré-Estágio I, localizada no primeiro semestre, do curso de EF da Universidade Federal do Rio Grande/RS nos anos de 2012, 2013 e 2014, contemplando os diferentes locais onde acontece a EF. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de informações: questionários semiestruturados; diários de campo e registros fotográficos. Foram mapeados 26 bairros, nesses totalizou-se 71 espaços escolares, nos quais atuam 61 professores de EF e 60 espaços não escolares, perfazendo 72 professores de EF. A área da saúde evidencia-se como espaço fecundo para formação e atuação profissional em EF; em contrapartida, em centros de treinamento prevalece a atuação de ex atletas, atribuindo à formação em EF efeito de complementaridade.Lepidus2016-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 150-1621809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908/3651Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Andreia Joselene Nogueira FloresMedina, Berenice de MattosFinoqueto, Leila Cristiane Pinto2018-11-08T18:38:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5908Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos
title Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos
spellingShingle Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos
Bastos, Andreia Joselene Nogueira Flores
Atuação profissional
Educação Física
Mapeamento
title_short Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos
title_full Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos
title_fullStr Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos
title_full_unstemmed Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos
title_sort Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos
author Bastos, Andreia Joselene Nogueira Flores
author_facet Bastos, Andreia Joselene Nogueira Flores
Medina, Berenice de Mattos
Finoqueto, Leila Cristiane Pinto
author_role author
author2 Medina, Berenice de Mattos
Finoqueto, Leila Cristiane Pinto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Andreia Joselene Nogueira Flores
Medina, Berenice de Mattos
Finoqueto, Leila Cristiane Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação profissional
Educação Física
Mapeamento
topic Atuação profissional
Educação Física
Mapeamento
description Esta pesquisa tem como objetivo mapear a Educação Física (EF) no município do Rio Grande/RS, buscando compreender como se constitui enquanto campo de atuação profissional no município. Assim, o município do Rio Grande/RS foi dividido em zonas visitadas pelos acadêmicos matriculados na disciplina de Pré-Estágio I, localizada no primeiro semestre, do curso de EF da Universidade Federal do Rio Grande/RS nos anos de 2012, 2013 e 2014, contemplando os diferentes locais onde acontece a EF. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de informações: questionários semiestruturados; diários de campo e registros fotográficos. Foram mapeados 26 bairros, nesses totalizou-se 71 espaços escolares, nos quais atuam 61 professores de EF e 60 espaços não escolares, perfazendo 72 professores de EF. A área da saúde evidencia-se como espaço fecundo para formação e atuação profissional em EF; em contrapartida, em centros de treinamento prevalece a atuação de ex atletas, atribuindo à formação em EF efeito de complementaridade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908/3651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 150-162
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940973223936