Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo mapear a Educação Física (EF) no município do Rio Grande/RS, buscando compreender como se constitui enquanto campo de atuação profissional no município. Assim, o município do Rio Grande/RS foi dividido em zonas visitadas pelos acadêmicos matriculados na disciplina de Pré-Estágio I, localizada no primeiro semestre, do curso de EF da Universidade Federal do Rio Grande/RS nos anos de 2012, 2013 e 2014, contemplando os diferentes locais onde acontece a EF. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de informações: questionários semiestruturados; diários de campo e registros fotográficos. Foram mapeados 26 bairros, nesses totalizou-se 71 espaços escolares, nos quais atuam 61 professores de EF e 60 espaços não escolares, perfazendo 72 professores de EF. A área da saúde evidencia-se como espaço fecundo para formação e atuação profissional em EF; em contrapartida, em centros de treinamento prevalece a atuação de ex atletas, atribuindo à formação em EF efeito de complementaridade. |
id |
FURG-12_3c0170cd1396c473574b9b328ddaee25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5908 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentosAtuação profissionalEducação FísicaMapeamentoEsta pesquisa tem como objetivo mapear a Educação Física (EF) no município do Rio Grande/RS, buscando compreender como se constitui enquanto campo de atuação profissional no município. Assim, o município do Rio Grande/RS foi dividido em zonas visitadas pelos acadêmicos matriculados na disciplina de Pré-Estágio I, localizada no primeiro semestre, do curso de EF da Universidade Federal do Rio Grande/RS nos anos de 2012, 2013 e 2014, contemplando os diferentes locais onde acontece a EF. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de informações: questionários semiestruturados; diários de campo e registros fotográficos. Foram mapeados 26 bairros, nesses totalizou-se 71 espaços escolares, nos quais atuam 61 professores de EF e 60 espaços não escolares, perfazendo 72 professores de EF. A área da saúde evidencia-se como espaço fecundo para formação e atuação profissional em EF; em contrapartida, em centros de treinamento prevalece a atuação de ex atletas, atribuindo à formação em EF efeito de complementaridade.Lepidus2016-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 150-1621809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908/3651Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Andreia Joselene Nogueira FloresMedina, Berenice de MattosFinoqueto, Leila Cristiane Pinto2018-11-08T18:38:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5908Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos |
title |
Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos |
spellingShingle |
Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos Bastos, Andreia Joselene Nogueira Flores Atuação profissional Educação Física Mapeamento |
title_short |
Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos |
title_full |
Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos |
title_fullStr |
Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos |
title_full_unstemmed |
Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos |
title_sort |
Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos |
author |
Bastos, Andreia Joselene Nogueira Flores |
author_facet |
Bastos, Andreia Joselene Nogueira Flores Medina, Berenice de Mattos Finoqueto, Leila Cristiane Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Medina, Berenice de Mattos Finoqueto, Leila Cristiane Pinto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Andreia Joselene Nogueira Flores Medina, Berenice de Mattos Finoqueto, Leila Cristiane Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação profissional Educação Física Mapeamento |
topic |
Atuação profissional Educação Física Mapeamento |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo mapear a Educação Física (EF) no município do Rio Grande/RS, buscando compreender como se constitui enquanto campo de atuação profissional no município. Assim, o município do Rio Grande/RS foi dividido em zonas visitadas pelos acadêmicos matriculados na disciplina de Pré-Estágio I, localizada no primeiro semestre, do curso de EF da Universidade Federal do Rio Grande/RS nos anos de 2012, 2013 e 2014, contemplando os diferentes locais onde acontece a EF. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de informações: questionários semiestruturados; diários de campo e registros fotográficos. Foram mapeados 26 bairros, nesses totalizou-se 71 espaços escolares, nos quais atuam 61 professores de EF e 60 espaços não escolares, perfazendo 72 professores de EF. A área da saúde evidencia-se como espaço fecundo para formação e atuação profissional em EF; em contrapartida, em centros de treinamento prevalece a atuação de ex atletas, atribuindo à formação em EF efeito de complementaridade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908/3651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 150-162 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940973223936 |