PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Filho, Altino José
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: José Martins Filho, Lourival
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959
Resumo: Resumo: Este artigo reflete algumas questões em torno dos desafios e possibilidades de desenvolver pesquisas com crianças pequenas. O objetivo principal é apontar aspectos do debate emergente em conhecer e revelar as peculiaridades, idiossincrasias e subjetividades que marcam a categoria social, cultural, classe e geracional infância. Pretendemos trazer algumas dúvidas e impasses teórico-metodológicos que se apresentam em relação a imagem de criança ligada à natureza, pura e inocente e que está presente em nossas representações imaginária. Não há, portanto, a pretensão de formular respostas definitivas às questões que se apresentam, mas suscitar temas e polêmicas que estão imbricados com o campo dos Estudos das Crianças.
id FURG-12_44a46eaee9ab8e94b504de7711a22d84
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11959
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇASPesquisa com CriançasFormação DocenteCulturas InfantisParticipaçãoMinúcias da Vida Cotidiana.Resumo: Este artigo reflete algumas questões em torno dos desafios e possibilidades de desenvolver pesquisas com crianças pequenas. O objetivo principal é apontar aspectos do debate emergente em conhecer e revelar as peculiaridades, idiossincrasias e subjetividades que marcam a categoria social, cultural, classe e geracional infância. Pretendemos trazer algumas dúvidas e impasses teórico-metodológicos que se apresentam em relação a imagem de criança ligada à natureza, pura e inocente e que está presente em nossas representações imaginária. Não há, portanto, a pretensão de formular respostas definitivas às questões que se apresentam, mas suscitar temas e polêmicas que estão imbricados com o campo dos Estudos das Crianças.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1195910.14295/rds.v23i1.11959Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 287-3001809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959/9243Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Filho, Altino JoséJosé Martins Filho, Lourival2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11959Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS
title PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS
spellingShingle PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS
Martins Filho, Altino José
Pesquisa com Crianças
Formação Docente
Culturas Infantis
Participação
Minúcias da Vida Cotidiana.
title_short PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS
title_full PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS
title_fullStr PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS
title_full_unstemmed PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS
title_sort PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS
author Martins Filho, Altino José
author_facet Martins Filho, Altino José
José Martins Filho, Lourival
author_role author
author2 José Martins Filho, Lourival
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Filho, Altino José
José Martins Filho, Lourival
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa com Crianças
Formação Docente
Culturas Infantis
Participação
Minúcias da Vida Cotidiana.
topic Pesquisa com Crianças
Formação Docente
Culturas Infantis
Participação
Minúcias da Vida Cotidiana.
description Resumo: Este artigo reflete algumas questões em torno dos desafios e possibilidades de desenvolver pesquisas com crianças pequenas. O objetivo principal é apontar aspectos do debate emergente em conhecer e revelar as peculiaridades, idiossincrasias e subjetividades que marcam a categoria social, cultural, classe e geracional infância. Pretendemos trazer algumas dúvidas e impasses teórico-metodológicos que se apresentam em relação a imagem de criança ligada à natureza, pura e inocente e que está presente em nossas representações imaginária. Não há, portanto, a pretensão de formular respostas definitivas às questões que se apresentam, mas suscitar temas e polêmicas que estão imbricados com o campo dos Estudos das Crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959
10.14295/rds.v23i1.11959
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.11959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959/9243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 287-300
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941490171904