PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959 |
Resumo: | Resumo: Este artigo reflete algumas questões em torno dos desafios e possibilidades de desenvolver pesquisas com crianças pequenas. O objetivo principal é apontar aspectos do debate emergente em conhecer e revelar as peculiaridades, idiossincrasias e subjetividades que marcam a categoria social, cultural, classe e geracional infância. Pretendemos trazer algumas dúvidas e impasses teórico-metodológicos que se apresentam em relação a imagem de criança ligada à natureza, pura e inocente e que está presente em nossas representações imaginária. Não há, portanto, a pretensão de formular respostas definitivas às questões que se apresentam, mas suscitar temas e polêmicas que estão imbricados com o campo dos Estudos das Crianças. |
id |
FURG-12_44a46eaee9ab8e94b504de7711a22d84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11959 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇASPesquisa com CriançasFormação DocenteCulturas InfantisParticipaçãoMinúcias da Vida Cotidiana.Resumo: Este artigo reflete algumas questões em torno dos desafios e possibilidades de desenvolver pesquisas com crianças pequenas. O objetivo principal é apontar aspectos do debate emergente em conhecer e revelar as peculiaridades, idiossincrasias e subjetividades que marcam a categoria social, cultural, classe e geracional infância. Pretendemos trazer algumas dúvidas e impasses teórico-metodológicos que se apresentam em relação a imagem de criança ligada à natureza, pura e inocente e que está presente em nossas representações imaginária. Não há, portanto, a pretensão de formular respostas definitivas às questões que se apresentam, mas suscitar temas e polêmicas que estão imbricados com o campo dos Estudos das Crianças.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1195910.14295/rds.v23i1.11959Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 287-3001809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959/9243Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Filho, Altino JoséJosé Martins Filho, Lourival2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11959Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS |
title |
PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS |
spellingShingle |
PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS Martins Filho, Altino José Pesquisa com Crianças Formação Docente Culturas Infantis Participação Minúcias da Vida Cotidiana. |
title_short |
PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS |
title_full |
PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS |
title_fullStr |
PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS |
title_full_unstemmed |
PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS |
title_sort |
PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS |
author |
Martins Filho, Altino José |
author_facet |
Martins Filho, Altino José José Martins Filho, Lourival |
author_role |
author |
author2 |
José Martins Filho, Lourival |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins Filho, Altino José José Martins Filho, Lourival |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa com Crianças Formação Docente Culturas Infantis Participação Minúcias da Vida Cotidiana. |
topic |
Pesquisa com Crianças Formação Docente Culturas Infantis Participação Minúcias da Vida Cotidiana. |
description |
Resumo: Este artigo reflete algumas questões em torno dos desafios e possibilidades de desenvolver pesquisas com crianças pequenas. O objetivo principal é apontar aspectos do debate emergente em conhecer e revelar as peculiaridades, idiossincrasias e subjetividades que marcam a categoria social, cultural, classe e geracional infância. Pretendemos trazer algumas dúvidas e impasses teórico-metodológicos que se apresentam em relação a imagem de criança ligada à natureza, pura e inocente e que está presente em nossas representações imaginária. Não há, portanto, a pretensão de formular respostas definitivas às questões que se apresentam, mas suscitar temas e polêmicas que estão imbricados com o campo dos Estudos das Crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959 10.14295/rds.v23i1.11959 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.11959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11959/9243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 287-300 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941490171904 |