Revolucionante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Felipe Bruno Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1201
Resumo: Revolucionante é um ensaio teórico sobre fragmentos da obra de Edgar Morin, pensador francês. Materializa-se como artigo voltado às companheiras e aos companheiros com identidade de esquerda, principalmente revolucionária; diz-se isso devido à linguagem e aspectos sócio-culturais divididos com estes indivíduos. Busca perceber como a complexidade se insere no cotidiano da luta social, muitas vezes individual, além de nos fazer questionar algumas certezas que tínhamos. Morin estrutura o pensamento da complexidade, que prediz que pensamentos e posições devem tencionar-se e não se tentar excluir a outridade. Debate, em momentos diferentes, a crise de paradigma, aspectos do marxismo e questões sobre a revolução. Conclui-se que é provável a necessidade de refiguração de diversos entes que se reproduzem em nossas mentes, idéias, para uma noção de fenomenologização, na qual, se optássemos por (re)figurar o pensamento, teríamos a possibilidade de vivermos nossos desejos, sonhos e utopias.
id FURG-12_47b7181a47d57d068adf38d71055a28c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1201
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling RevolucionanteRevolução. Complexidade. Marxismo.Revolucionante é um ensaio teórico sobre fragmentos da obra de Edgar Morin, pensador francês. Materializa-se como artigo voltado às companheiras e aos companheiros com identidade de esquerda, principalmente revolucionária; diz-se isso devido à linguagem e aspectos sócio-culturais divididos com estes indivíduos. Busca perceber como a complexidade se insere no cotidiano da luta social, muitas vezes individual, além de nos fazer questionar algumas certezas que tínhamos. Morin estrutura o pensamento da complexidade, que prediz que pensamentos e posições devem tencionar-se e não se tentar excluir a outridade. Debate, em momentos diferentes, a crise de paradigma, aspectos do marxismo e questões sobre a revolução. Conclui-se que é provável a necessidade de refiguração de diversos entes que se reproduzem em nossas mentes, idéias, para uma noção de fenomenologização, na qual, se optássemos por (re)figurar o pensamento, teríamos a possibilidade de vivermos nossos desejos, sonhos e utopias.Lepidus2010-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1201Revista Didática Sistêmica; v. 2 (2006); 87-961809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1201/492Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Felipe Bruno Martins2018-11-08T19:35:00Zoai:periodicos.furg.br:article/1201Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:35Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Revolucionante
title Revolucionante
spellingShingle Revolucionante
Fernandes, Felipe Bruno Martins
Revolução. Complexidade. Marxismo.
title_short Revolucionante
title_full Revolucionante
title_fullStr Revolucionante
title_full_unstemmed Revolucionante
title_sort Revolucionante
author Fernandes, Felipe Bruno Martins
author_facet Fernandes, Felipe Bruno Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Felipe Bruno Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Revolução. Complexidade. Marxismo.
topic Revolução. Complexidade. Marxismo.
description Revolucionante é um ensaio teórico sobre fragmentos da obra de Edgar Morin, pensador francês. Materializa-se como artigo voltado às companheiras e aos companheiros com identidade de esquerda, principalmente revolucionária; diz-se isso devido à linguagem e aspectos sócio-culturais divididos com estes indivíduos. Busca perceber como a complexidade se insere no cotidiano da luta social, muitas vezes individual, além de nos fazer questionar algumas certezas que tínhamos. Morin estrutura o pensamento da complexidade, que prediz que pensamentos e posições devem tencionar-se e não se tentar excluir a outridade. Debate, em momentos diferentes, a crise de paradigma, aspectos do marxismo e questões sobre a revolução. Conclui-se que é provável a necessidade de refiguração de diversos entes que se reproduzem em nossas mentes, idéias, para uma noção de fenomenologização, na qual, se optássemos por (re)figurar o pensamento, teríamos a possibilidade de vivermos nossos desejos, sonhos e utopias.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1201
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1201/492
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 2 (2006); 87-96
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939101515776