STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Arion de Castro Kurtz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215
Resumo: This article shows that we can construct a model for the Lorenz equations using STELLA (acronym for Structural Thinking Learning Laboratory with Animation), being possible to discuss this complex dynamics, which generates turbulence regions or deterministic chaos, with basic university level students. The article shows the possibility of the construction of STELLA simulators for working in an exploratory way. The conditions to get the dynamic behavior known as Lorenz Atractor are explored.
id FURG-12_4fa98d2f46c2a0b2c16d9999566cbb83
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1215
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de LorenzAtrator. Lorenz. Turbulência. Caos. Simulador. STELLA.This article shows that we can construct a model for the Lorenz equations using STELLA (acronym for Structural Thinking Learning Laboratory with Animation), being possible to discuss this complex dynamics, which generates turbulence regions or deterministic chaos, with basic university level students. The article shows the possibility of the construction of STELLA simulators for working in an exploratory way. The conditions to get the dynamic behavior known as Lorenz Atractor are explored.Este artigo tem como objetivo mostrar que podemos construir um modelo para as equações de Lorenz utilizando STELLA (acrônimo para “Structural Thinking Learning Laboratory with Animation”), sendo possível levar a discussão desta dinâmica complexa, que gera regiões de turbulência ou caos determinístico, aos alunos de nível universitário básico. O artigo mostra a possibilidade da construção de simuladores no STELLA para o trabalho no modo exploratório com os alunos. São exploradas as condições para se obter o comportamento dinâmico conhecido como Atrator de Lorenz.Lepidus2010-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215Revista Didática Sistêmica; v. 3 (2006); 57-701809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215/511Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Arion de Castro Kurtz2018-11-08T19:05:28Zoai:periodicos.furg.br:article/1215Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:05:28Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz
title STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz
spellingShingle STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz
dos Santos, Arion de Castro Kurtz
Atrator. Lorenz. Turbulência. Caos. Simulador. STELLA.
title_short STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz
title_full STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz
title_fullStr STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz
title_full_unstemmed STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz
title_sort STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz
author dos Santos, Arion de Castro Kurtz
author_facet dos Santos, Arion de Castro Kurtz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Arion de Castro Kurtz
dc.subject.por.fl_str_mv Atrator. Lorenz. Turbulência. Caos. Simulador. STELLA.
topic Atrator. Lorenz. Turbulência. Caos. Simulador. STELLA.
description This article shows that we can construct a model for the Lorenz equations using STELLA (acronym for Structural Thinking Learning Laboratory with Animation), being possible to discuss this complex dynamics, which generates turbulence regions or deterministic chaos, with basic university level students. The article shows the possibility of the construction of STELLA simulators for working in an exploratory way. The conditions to get the dynamic behavior known as Lorenz Atractor are explored.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215/511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 3 (2006); 57-70
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939438108672