STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215 |
Resumo: | This article shows that we can construct a model for the Lorenz equations using STELLA (acronym for Structural Thinking Learning Laboratory with Animation), being possible to discuss this complex dynamics, which generates turbulence regions or deterministic chaos, with basic university level students. The article shows the possibility of the construction of STELLA simulators for working in an exploratory way. The conditions to get the dynamic behavior known as Lorenz Atractor are explored. |
id |
FURG-12_4fa98d2f46c2a0b2c16d9999566cbb83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1215 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de LorenzAtrator. Lorenz. Turbulência. Caos. Simulador. STELLA.This article shows that we can construct a model for the Lorenz equations using STELLA (acronym for Structural Thinking Learning Laboratory with Animation), being possible to discuss this complex dynamics, which generates turbulence regions or deterministic chaos, with basic university level students. The article shows the possibility of the construction of STELLA simulators for working in an exploratory way. The conditions to get the dynamic behavior known as Lorenz Atractor are explored.Este artigo tem como objetivo mostrar que podemos construir um modelo para as equações de Lorenz utilizando STELLA (acrônimo para “Structural Thinking Learning Laboratory with Animation”), sendo possível levar a discussão desta dinâmica complexa, que gera regiões de turbulência ou caos determinístico, aos alunos de nível universitário básico. O artigo mostra a possibilidade da construção de simuladores no STELLA para o trabalho no modo exploratório com os alunos. São exploradas as condições para se obter o comportamento dinâmico conhecido como Atrator de Lorenz.Lepidus2010-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215Revista Didática Sistêmica; v. 3 (2006); 57-701809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215/511Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Arion de Castro Kurtz2018-11-08T19:05:28Zoai:periodicos.furg.br:article/1215Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:05:28Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz |
title |
STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz |
spellingShingle |
STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz dos Santos, Arion de Castro Kurtz Atrator. Lorenz. Turbulência. Caos. Simulador. STELLA. |
title_short |
STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz |
title_full |
STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz |
title_fullStr |
STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz |
title_full_unstemmed |
STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz |
title_sort |
STELLA como uma ferramenta didática para exploração das equações de Lorenz |
author |
dos Santos, Arion de Castro Kurtz |
author_facet |
dos Santos, Arion de Castro Kurtz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Arion de Castro Kurtz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atrator. Lorenz. Turbulência. Caos. Simulador. STELLA. |
topic |
Atrator. Lorenz. Turbulência. Caos. Simulador. STELLA. |
description |
This article shows that we can construct a model for the Lorenz equations using STELLA (acronym for Structural Thinking Learning Laboratory with Animation), being possible to discuss this complex dynamics, which generates turbulence regions or deterministic chaos, with basic university level students. The article shows the possibility of the construction of STELLA simulators for working in an exploratory way. The conditions to get the dynamic behavior known as Lorenz Atractor are explored. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1215/511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 3 (2006); 57-70 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939438108672 |