Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5915 |
Resumo: | O texto trata de apresentar resultados de uma operação de investigação histórica bibliográfica, oriunda de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Seu objetivo é demonstrar o modo como temos observado um discurso salvacionista educacional em torno do esporte e as condições de possibilidade que tornaram possível a materialização dessa ordem discursiva em meio a práticas educacionais. Quanto às questões de método, foram levadas em conta as considerações do referencial foucaultiano no que se refere ao trato genealógico com a história, lançando mão de fontes heterogêneas de dados para demonstrar as práticas que pensamos terem tornado possível a emergência deste discurso educacional esportivo na contemporaneidade. São apontados como resultados a recorrência que aponta o esporte como “meio privilegiado para a educação” em alguns períodos históricos, além da “mutação” nestes discursos propositivos, alinhada com a política econômica neoliberal contemporânea. |
id |
FURG-12_52960b21fbe59a5c7a864a4b29244efe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5915 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporteEsporteEducação FísicaProjetos sociais esportivosO texto trata de apresentar resultados de uma operação de investigação histórica bibliográfica, oriunda de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Seu objetivo é demonstrar o modo como temos observado um discurso salvacionista educacional em torno do esporte e as condições de possibilidade que tornaram possível a materialização dessa ordem discursiva em meio a práticas educacionais. Quanto às questões de método, foram levadas em conta as considerações do referencial foucaultiano no que se refere ao trato genealógico com a história, lançando mão de fontes heterogêneas de dados para demonstrar as práticas que pensamos terem tornado possível a emergência deste discurso educacional esportivo na contemporaneidade. São apontados como resultados a recorrência que aponta o esporte como “meio privilegiado para a educação” em alguns períodos históricos, além da “mutação” nestes discursos propositivos, alinhada com a política econômica neoliberal contemporânea.Lepidus2016-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5915Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 187-2001809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5915/3653Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Pedro Bersch daHecktheur, Luiz Felipe Alcantara2018-11-08T18:38:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5915Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte |
title |
Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte |
spellingShingle |
Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte Cruz, Pedro Bersch da Esporte Educação Física Projetos sociais esportivos |
title_short |
Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte |
title_full |
Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte |
title_fullStr |
Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte |
title_full_unstemmed |
Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte |
title_sort |
Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte |
author |
Cruz, Pedro Bersch da |
author_facet |
Cruz, Pedro Bersch da Hecktheur, Luiz Felipe Alcantara |
author_role |
author |
author2 |
Hecktheur, Luiz Felipe Alcantara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Pedro Bersch da Hecktheur, Luiz Felipe Alcantara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte Educação Física Projetos sociais esportivos |
topic |
Esporte Educação Física Projetos sociais esportivos |
description |
O texto trata de apresentar resultados de uma operação de investigação histórica bibliográfica, oriunda de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Seu objetivo é demonstrar o modo como temos observado um discurso salvacionista educacional em torno do esporte e as condições de possibilidade que tornaram possível a materialização dessa ordem discursiva em meio a práticas educacionais. Quanto às questões de método, foram levadas em conta as considerações do referencial foucaultiano no que se refere ao trato genealógico com a história, lançando mão de fontes heterogêneas de dados para demonstrar as práticas que pensamos terem tornado possível a emergência deste discurso educacional esportivo na contemporaneidade. São apontados como resultados a recorrência que aponta o esporte como “meio privilegiado para a educação” em alguns períodos históricos, além da “mutação” nestes discursos propositivos, alinhada com a política econômica neoliberal contemporânea. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5915 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5915/3653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 187-200 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940976369664 |