Crítica sócio-ambiental na MPB: uma ferramenta de Educação Ambiental crítica para jovens
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1253 |
Resumo: | Alternatives metodologies have been looked for the enviromental education that wants to be systemic, complex, critically and emancipated, because the traditional teaching models are knowledge reprodutivists. This paper shows an unusual metodology in the formal education: the enviromental critics content in the brazilian popular music (lirics). This metodology has some facilities like: it is accessfull because does not need special capability for teachers; it does not need special equipaments; it turns the student into a critical costumer in the enternainment industry. |
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Crítica sócio-ambiental na MPB: uma ferramenta de Educação Ambiental crítica para jovensEducação Ambiental crítica. MPB. Crítica sócio-ambiental.Alternatives metodologies have been looked for the enviromental education that wants to be systemic, complex, critically and emancipated, because the traditional teaching models are knowledge reprodutivists. This paper shows an unusual metodology in the formal education: the enviromental critics content in the brazilian popular music (lirics). This metodology has some facilities like: it is accessfull because does not need special capability for teachers; it does not need special equipaments; it turns the student into a critical costumer in the enternainment industry.Metodologias alternativas têm sido perseguidas pela educação que pretende ser sistêmica, complexa, crítica e emancipatória, pois os modelos tradicionais de aula mostram-se predominantemente reprodutivistas do conhecimento, confluindo para a tão indesejada “educação bancária”. Nesse trabalho faz-se uma abordagem sobre uma metodologia pouco usual no ensino formal: o uso de músicas da MPB de conteúdo crítico sócio-ambiental na educação ambiental de jovens. Essa metodologia apresenta como facilidades: a acessibilidade por não necessitar de capacitação do professor; a praticidade pelo uso de equipamentos usuais (som ou computador); a atração que desperta nos alunos; as facilidades da internet para aquisição de músicas e suas letras. Contudo, a contribuição da metodologia vai além do conteúdo assimilado e da atitude crítica trabalhada, pois contribui para a formação do ouvinte crítico, que vislumbre, em meio ao lixo cultural da indústria do entretenimento, músicas de valor cultural, tornando-se futuramente um cidadão não consumidor desse lixo cultural.Lepidus2010-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1253Revista Didática Sistêmica; v. 7 (2008); 20-271809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1253/548Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ronaldo Gonçalves de Andrade2018-11-08T19:02:37Zoai:periodicos.furg.br:article/1253Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:37Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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