Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janerine, Aline de Souza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Monteiro, Bruno Andrade Pinto, Melo, José Sebastião de Andrade, Monteiro, Renata, Sánchez, Celso, Melo, Walclée de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486
Resumo: This paper aims to analyze, from a theoretical approach based on Bakhtinian discourse analysis, teacher training in chemistry engaged in the project UflaCiência at the Federal University of Lavras. From clippings of statements of students, we sought to understand the dynamics involved in the complex process of teacher training, as well as the dilemmas and challenges that cross the students in their training practices. The work aims with this, highlight the importance of building research methods based on discourse analysis, according to Bakhtin's approach to understanding the phenomena involved in this important phase of training.
id FURG-12_57ad6e5978d83fa108c34edf5e5ebe9f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1486
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciênciaformação de professoresanálise do discursolicenciatura em QuímicaThis paper aims to analyze, from a theoretical approach based on Bakhtinian discourse analysis, teacher training in chemistry engaged in the project UflaCiência at the Federal University of Lavras. From clippings of statements of students, we sought to understand the dynamics involved in the complex process of teacher training, as well as the dilemmas and challenges that cross the students in their training practices. The work aims with this, highlight the importance of building research methods based on discourse analysis, according to Bakhtin's approach to understanding the phenomena involved in this important phase of training.Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de uma abordagem teórica baseada na análise do discurso bakhtiniana, a formação de professores em química engajados no projeto UflaCiência, da Universidade Federal de Lavras. A partir de recortes de enunciados de licenciados, buscou-se compreender as dinâmicas envolvidas no complexo processo de formação de professores, bem como os dilemas e os desafios que percorrem os licenciados em suas práticas formativas. O trabalho pretendeu com isto, destacar a importância da construção de metodologias de pesquisa baseadas na análise do discurso, segundo a abordagem de Bakhtin, para compreensão dos fenômenos envolvidos nesta importante etapa de formação profissional.Lepidus2011-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/148610.14295/rds.v12i0.1486Revista Didática Sistêmica; v. 12 (2010); 11-271809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/998https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/7942https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/7952Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJanerine, Aline de SouzaMonteiro, Bruno Andrade PintoMelo, José Sebastião de AndradeMonteiro, RenataSánchez, CelsoMelo, Walclée de Carvalho2023-03-24T14:48:25Zoai:periodicos.furg.br:article/1486Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2023-03-24T14:48:25Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência
title Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência
spellingShingle Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência
Janerine, Aline de Souza
formação de professores
análise do discurso
licenciatura em Química
title_short Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência
title_full Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência
title_fullStr Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência
title_sort Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência
author Janerine, Aline de Souza
author_facet Janerine, Aline de Souza
Monteiro, Bruno Andrade Pinto
Melo, José Sebastião de Andrade
Monteiro, Renata
Sánchez, Celso
Melo, Walclée de Carvalho
author_role author
author2 Monteiro, Bruno Andrade Pinto
Melo, José Sebastião de Andrade
Monteiro, Renata
Sánchez, Celso
Melo, Walclée de Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janerine, Aline de Souza
Monteiro, Bruno Andrade Pinto
Melo, José Sebastião de Andrade
Monteiro, Renata
Sánchez, Celso
Melo, Walclée de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
análise do discurso
licenciatura em Química
topic formação de professores
análise do discurso
licenciatura em Química
description This paper aims to analyze, from a theoretical approach based on Bakhtinian discourse analysis, teacher training in chemistry engaged in the project UflaCiência at the Federal University of Lavras. From clippings of statements of students, we sought to understand the dynamics involved in the complex process of teacher training, as well as the dilemmas and challenges that cross the students in their training practices. The work aims with this, highlight the importance of building research methods based on discourse analysis, according to Bakhtin's approach to understanding the phenomena involved in this important phase of training.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486
10.14295/rds.v12i0.1486
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486
identifier_str_mv 10.14295/rds.v12i0.1486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/998
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/7942
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/7952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 12 (2010); 11-27
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939539820544