Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486 |
Resumo: | This paper aims to analyze, from a theoretical approach based on Bakhtinian discourse analysis, teacher training in chemistry engaged in the project UflaCiência at the Federal University of Lavras. From clippings of statements of students, we sought to understand the dynamics involved in the complex process of teacher training, as well as the dilemmas and challenges that cross the students in their training practices. The work aims with this, highlight the importance of building research methods based on discourse analysis, according to Bakhtin's approach to understanding the phenomena involved in this important phase of training. |
id |
FURG-12_57ad6e5978d83fa108c34edf5e5ebe9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1486 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciênciaformação de professoresanálise do discursolicenciatura em QuímicaThis paper aims to analyze, from a theoretical approach based on Bakhtinian discourse analysis, teacher training in chemistry engaged in the project UflaCiência at the Federal University of Lavras. From clippings of statements of students, we sought to understand the dynamics involved in the complex process of teacher training, as well as the dilemmas and challenges that cross the students in their training practices. The work aims with this, highlight the importance of building research methods based on discourse analysis, according to Bakhtin's approach to understanding the phenomena involved in this important phase of training.Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de uma abordagem teórica baseada na análise do discurso bakhtiniana, a formação de professores em química engajados no projeto UflaCiência, da Universidade Federal de Lavras. A partir de recortes de enunciados de licenciados, buscou-se compreender as dinâmicas envolvidas no complexo processo de formação de professores, bem como os dilemas e os desafios que percorrem os licenciados em suas práticas formativas. O trabalho pretendeu com isto, destacar a importância da construção de metodologias de pesquisa baseadas na análise do discurso, segundo a abordagem de Bakhtin, para compreensão dos fenômenos envolvidos nesta importante etapa de formação profissional.Lepidus2011-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/148610.14295/rds.v12i0.1486Revista Didática Sistêmica; v. 12 (2010); 11-271809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/998https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/7942https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/7952Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJanerine, Aline de SouzaMonteiro, Bruno Andrade PintoMelo, José Sebastião de AndradeMonteiro, RenataSánchez, CelsoMelo, Walclée de Carvalho2023-03-24T14:48:25Zoai:periodicos.furg.br:article/1486Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2023-03-24T14:48:25Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência |
title |
Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência |
spellingShingle |
Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência Janerine, Aline de Souza formação de professores análise do discurso licenciatura em Química |
title_short |
Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência |
title_full |
Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência |
title_fullStr |
Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência |
title_sort |
Formação inicial de professores de química na universidade federal de lavras: o discurso dos licenciandos e o projeto uflaciência |
author |
Janerine, Aline de Souza |
author_facet |
Janerine, Aline de Souza Monteiro, Bruno Andrade Pinto Melo, José Sebastião de Andrade Monteiro, Renata Sánchez, Celso Melo, Walclée de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Bruno Andrade Pinto Melo, José Sebastião de Andrade Monteiro, Renata Sánchez, Celso Melo, Walclée de Carvalho |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janerine, Aline de Souza Monteiro, Bruno Andrade Pinto Melo, José Sebastião de Andrade Monteiro, Renata Sánchez, Celso Melo, Walclée de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores análise do discurso licenciatura em Química |
topic |
formação de professores análise do discurso licenciatura em Química |
description |
This paper aims to analyze, from a theoretical approach based on Bakhtinian discourse analysis, teacher training in chemistry engaged in the project UflaCiência at the Federal University of Lavras. From clippings of statements of students, we sought to understand the dynamics involved in the complex process of teacher training, as well as the dilemmas and challenges that cross the students in their training practices. The work aims with this, highlight the importance of building research methods based on discourse analysis, according to Bakhtin's approach to understanding the phenomena involved in this important phase of training. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486 10.14295/rds.v12i0.1486 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v12i0.1486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/998 https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/7942 https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1486/7952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 12 (2010); 11-27 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939539820544 |