O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Valdo Hermes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azzolin, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11723
Resumo: Esse texto tem como objetivo refletir sobre os fundamentos da educação a partir do Caminho do Amar, proposições de Humberto Maturana e Ximena Dávila. Buscamos demonstrar os meios para educar as crianças para o amar, na democracia, na generosidade e na ética social. Vivemos numa sociedade onde a cultura patriarcal vigora. A competição e o culto à aparência acontecem desde muito cedo na vida dos seres humanos gerando conflitos e adoecimentos. O Caminho do Amar, busca o viver sem exigências e expectativas, viver o presente, em harmonia conosco e com os outros seres vivos da natureza. Viver no bem-estar. Trazemos essa proposta para o ambiente educacional, por acreditarmos que a educação é a transformação na convivência. Assim o ato de educar deve ter como fundamento a alegria, a descontração, a interação e a liberdade e isso só é possível se a função da escola for orientada pela emoção do amar.
id FURG-12_5dd65ca4c89d7663cd5988c5cf3b3530
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11723
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAREmoção do amar. Caminho do amar. Humberto Maturana. Educar e amar.Esse texto tem como objetivo refletir sobre os fundamentos da educação a partir do Caminho do Amar, proposições de Humberto Maturana e Ximena Dávila. Buscamos demonstrar os meios para educar as crianças para o amar, na democracia, na generosidade e na ética social. Vivemos numa sociedade onde a cultura patriarcal vigora. A competição e o culto à aparência acontecem desde muito cedo na vida dos seres humanos gerando conflitos e adoecimentos. O Caminho do Amar, busca o viver sem exigências e expectativas, viver o presente, em harmonia conosco e com os outros seres vivos da natureza. Viver no bem-estar. Trazemos essa proposta para o ambiente educacional, por acreditarmos que a educação é a transformação na convivência. Assim o ato de educar deve ter como fundamento a alegria, a descontração, a interação e a liberdade e isso só é possível se a função da escola for orientada pela emoção do amar.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1172310.14295/rds.v23i1.11723Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 260-2701809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11723/9238Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos, Valdo HermesAzzolin, Maria Aparecida2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11723Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR
title O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR
spellingShingle O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR
Barcelos, Valdo Hermes
Emoção do amar. Caminho do amar. Humberto Maturana. Educar e amar.
title_short O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR
title_full O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR
title_fullStr O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR
title_full_unstemmed O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR
title_sort O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR
author Barcelos, Valdo Hermes
author_facet Barcelos, Valdo Hermes
Azzolin, Maria Aparecida
author_role author
author2 Azzolin, Maria Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Valdo Hermes
Azzolin, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Emoção do amar. Caminho do amar. Humberto Maturana. Educar e amar.
topic Emoção do amar. Caminho do amar. Humberto Maturana. Educar e amar.
description Esse texto tem como objetivo refletir sobre os fundamentos da educação a partir do Caminho do Amar, proposições de Humberto Maturana e Ximena Dávila. Buscamos demonstrar os meios para educar as crianças para o amar, na democracia, na generosidade e na ética social. Vivemos numa sociedade onde a cultura patriarcal vigora. A competição e o culto à aparência acontecem desde muito cedo na vida dos seres humanos gerando conflitos e adoecimentos. O Caminho do Amar, busca o viver sem exigências e expectativas, viver o presente, em harmonia conosco e com os outros seres vivos da natureza. Viver no bem-estar. Trazemos essa proposta para o ambiente educacional, por acreditarmos que a educação é a transformação na convivência. Assim o ato de educar deve ter como fundamento a alegria, a descontração, a interação e a liberdade e isso só é possível se a função da escola for orientada pela emoção do amar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11723
10.14295/rds.v23i1.11723
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11723
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.11723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11723/9238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 260-270
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938422038528