O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11723 |
Resumo: | Esse texto tem como objetivo refletir sobre os fundamentos da educação a partir do Caminho do Amar, proposições de Humberto Maturana e Ximena Dávila. Buscamos demonstrar os meios para educar as crianças para o amar, na democracia, na generosidade e na ética social. Vivemos numa sociedade onde a cultura patriarcal vigora. A competição e o culto à aparência acontecem desde muito cedo na vida dos seres humanos gerando conflitos e adoecimentos. O Caminho do Amar, busca o viver sem exigências e expectativas, viver o presente, em harmonia conosco e com os outros seres vivos da natureza. Viver no bem-estar. Trazemos essa proposta para o ambiente educacional, por acreditarmos que a educação é a transformação na convivência. Assim o ato de educar deve ter como fundamento a alegria, a descontração, a interação e a liberdade e isso só é possível se a função da escola for orientada pela emoção do amar. |
id |
FURG-12_5dd65ca4c89d7663cd5988c5cf3b3530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11723 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAREmoção do amar. Caminho do amar. Humberto Maturana. Educar e amar.Esse texto tem como objetivo refletir sobre os fundamentos da educação a partir do Caminho do Amar, proposições de Humberto Maturana e Ximena Dávila. Buscamos demonstrar os meios para educar as crianças para o amar, na democracia, na generosidade e na ética social. Vivemos numa sociedade onde a cultura patriarcal vigora. A competição e o culto à aparência acontecem desde muito cedo na vida dos seres humanos gerando conflitos e adoecimentos. O Caminho do Amar, busca o viver sem exigências e expectativas, viver o presente, em harmonia conosco e com os outros seres vivos da natureza. Viver no bem-estar. Trazemos essa proposta para o ambiente educacional, por acreditarmos que a educação é a transformação na convivência. Assim o ato de educar deve ter como fundamento a alegria, a descontração, a interação e a liberdade e isso só é possível se a função da escola for orientada pela emoção do amar.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1172310.14295/rds.v23i1.11723Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 260-2701809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11723/9238Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos, Valdo HermesAzzolin, Maria Aparecida2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11723Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR |
title |
O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR |
spellingShingle |
O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR Barcelos, Valdo Hermes Emoção do amar. Caminho do amar. Humberto Maturana. Educar e amar. |
title_short |
O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR |
title_full |
O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR |
title_fullStr |
O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR |
title_full_unstemmed |
O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR |
title_sort |
O CAMINHO DO AMAR COMO FUNDAMENTO DO EDUCAR |
author |
Barcelos, Valdo Hermes |
author_facet |
Barcelos, Valdo Hermes Azzolin, Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Azzolin, Maria Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Valdo Hermes Azzolin, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoção do amar. Caminho do amar. Humberto Maturana. Educar e amar. |
topic |
Emoção do amar. Caminho do amar. Humberto Maturana. Educar e amar. |
description |
Esse texto tem como objetivo refletir sobre os fundamentos da educação a partir do Caminho do Amar, proposições de Humberto Maturana e Ximena Dávila. Buscamos demonstrar os meios para educar as crianças para o amar, na democracia, na generosidade e na ética social. Vivemos numa sociedade onde a cultura patriarcal vigora. A competição e o culto à aparência acontecem desde muito cedo na vida dos seres humanos gerando conflitos e adoecimentos. O Caminho do Amar, busca o viver sem exigências e expectativas, viver o presente, em harmonia conosco e com os outros seres vivos da natureza. Viver no bem-estar. Trazemos essa proposta para o ambiente educacional, por acreditarmos que a educação é a transformação na convivência. Assim o ato de educar deve ter como fundamento a alegria, a descontração, a interação e a liberdade e isso só é possível se a função da escola for orientada pela emoção do amar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11723 10.14295/rds.v23i1.11723 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11723 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.11723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11723/9238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 260-270 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938422038528 |