A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12798 |
Resumo: | Este texto apresenta as bases normativas do programa Educação com Movimento. Uma iniciativa que, no contexto da educação pública do Distrito Federal, incorpora a educação física nos projetos político-pedagógicos de escolas da educação infantil. Almeja-se que o professor de educação física realize um trabalho integrado e interdisciplinar junto aos pedagogos na educação das crianças pequenas. Parte da história da educação pública da capital federal contextualiza o texto, antes de recuperar que o Educação com Movimento tem sua gênese em condicionantes histórico-políticos favoráveis. Sua constituição se deve aos avanços curriculares progressistas que o Distrito Federal viveu em meio à construção coletiva de um currículo. Notadamente, o programa anseia por um desenvolvimento em compasso com as suas diretrizes que sugerem como auspiciosas as contribuições da educação física na educação da infância na escola pública. |
id |
FURG-12_77692c51aa568045b728d8e60eef0717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12798 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”Este texto apresenta as bases normativas do programa Educação com Movimento. Uma iniciativa que, no contexto da educação pública do Distrito Federal, incorpora a educação física nos projetos político-pedagógicos de escolas da educação infantil. Almeja-se que o professor de educação física realize um trabalho integrado e interdisciplinar junto aos pedagogos na educação das crianças pequenas. Parte da história da educação pública da capital federal contextualiza o texto, antes de recuperar que o Educação com Movimento tem sua gênese em condicionantes histórico-políticos favoráveis. Sua constituição se deve aos avanços curriculares progressistas que o Distrito Federal viveu em meio à construção coletiva de um currículo. Notadamente, o programa anseia por um desenvolvimento em compasso com as suas diretrizes que sugerem como auspiciosas as contribuições da educação física na educação da infância na escola pública. Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1279810.14295/rds.v23i1.12798Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 228-2421809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12798/9249Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Lemos, GracieleMaia da Costa, Jonatas 2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12798Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO” |
title |
A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO” |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO” Pereira Lemos, Graciele |
title_short |
A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO” |
title_full |
A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO” |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO” |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO” |
title_sort |
A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO” |
author |
Pereira Lemos, Graciele |
author_facet |
Pereira Lemos, Graciele Maia da Costa, Jonatas |
author_role |
author |
author2 |
Maia da Costa, Jonatas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Lemos, Graciele Maia da Costa, Jonatas |
description |
Este texto apresenta as bases normativas do programa Educação com Movimento. Uma iniciativa que, no contexto da educação pública do Distrito Federal, incorpora a educação física nos projetos político-pedagógicos de escolas da educação infantil. Almeja-se que o professor de educação física realize um trabalho integrado e interdisciplinar junto aos pedagogos na educação das crianças pequenas. Parte da história da educação pública da capital federal contextualiza o texto, antes de recuperar que o Educação com Movimento tem sua gênese em condicionantes histórico-políticos favoráveis. Sua constituição se deve aos avanços curriculares progressistas que o Distrito Federal viveu em meio à construção coletiva de um currículo. Notadamente, o programa anseia por um desenvolvimento em compasso com as suas diretrizes que sugerem como auspiciosas as contribuições da educação física na educação da infância na escola pública. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12798 10.14295/rds.v23i1.12798 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12798 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.12798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12798/9249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 228-242 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941504851968 |