A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Lemos, Graciele
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maia da Costa, Jonatas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12798
Resumo: Este texto apresenta as bases normativas do programa Educação com Movimento. Uma iniciativa que, no contexto da educação pública do Distrito Federal, incorpora a educação física nos projetos político-pedagógicos de escolas da educação infantil. Almeja-se que o professor de educação física realize um trabalho integrado e interdisciplinar junto aos pedagogos na educação das crianças pequenas. Parte da história da educação pública da capital federal contextualiza o texto, antes de recuperar que o Educação com Movimento tem sua gênese em condicionantes histórico-políticos favoráveis. Sua constituição se deve aos avanços curriculares progressistas que o Distrito Federal viveu em meio à construção coletiva de um currículo. Notadamente, o programa anseia por um desenvolvimento em compasso com as suas diretrizes que sugerem como auspiciosas as contribuições da educação física na educação da infância na escola pública.      
id FURG-12_77692c51aa568045b728d8e60eef0717
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12798
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”Este texto apresenta as bases normativas do programa Educação com Movimento. Uma iniciativa que, no contexto da educação pública do Distrito Federal, incorpora a educação física nos projetos político-pedagógicos de escolas da educação infantil. Almeja-se que o professor de educação física realize um trabalho integrado e interdisciplinar junto aos pedagogos na educação das crianças pequenas. Parte da história da educação pública da capital federal contextualiza o texto, antes de recuperar que o Educação com Movimento tem sua gênese em condicionantes histórico-políticos favoráveis. Sua constituição se deve aos avanços curriculares progressistas que o Distrito Federal viveu em meio à construção coletiva de um currículo. Notadamente, o programa anseia por um desenvolvimento em compasso com as suas diretrizes que sugerem como auspiciosas as contribuições da educação física na educação da infância na escola pública.      Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1279810.14295/rds.v23i1.12798Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 228-2421809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12798/9249Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Lemos, GracieleMaia da Costa, Jonatas 2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12798Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”
title A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”
spellingShingle A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”
Pereira Lemos, Graciele
title_short A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”
title_full A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”
title_fullStr A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”
title_sort A EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO”
author Pereira Lemos, Graciele
author_facet Pereira Lemos, Graciele
Maia da Costa, Jonatas
author_role author
author2 Maia da Costa, Jonatas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Lemos, Graciele
Maia da Costa, Jonatas
description Este texto apresenta as bases normativas do programa Educação com Movimento. Uma iniciativa que, no contexto da educação pública do Distrito Federal, incorpora a educação física nos projetos político-pedagógicos de escolas da educação infantil. Almeja-se que o professor de educação física realize um trabalho integrado e interdisciplinar junto aos pedagogos na educação das crianças pequenas. Parte da história da educação pública da capital federal contextualiza o texto, antes de recuperar que o Educação com Movimento tem sua gênese em condicionantes histórico-políticos favoráveis. Sua constituição se deve aos avanços curriculares progressistas que o Distrito Federal viveu em meio à construção coletiva de um currículo. Notadamente, o programa anseia por um desenvolvimento em compasso com as suas diretrizes que sugerem como auspiciosas as contribuições da educação física na educação da infância na escola pública.      
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12798
10.14295/rds.v23i1.12798
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12798
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.12798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12798/9249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 228-242
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941504851968