A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872 |
Resumo: | O artigo analisa inicialmente que a Educação Integral em jornada ampliada apresenta-se como uma discussão no campo das políticas educacionais da atualidade, faz-se então uma reflexão sobre a noção de Educação Integral em determinados tempos históricos. Atenta-se ao fato que é possível reconhecer que propostas que visavam a ocupação do tempo e da ociosidade de crianças para além da jornada escolar mínima, já existiram e servem de referência para a proposta atual de Educação Integral instituída no país. É realizada uma descrição e análise da experiência de Educação Integral, acontecida nas praças de Porto Alegre, no começo do século XX, chamada de “Jardins de Recreio”. Utilizando-se da abordagem da História Cultural, objetivou-se entender a implantação dessa experiência. Realizou-se uma análise documental dos Boletins Técnicos, procurando entender as influências das políticas do Serviço de Recreação Pública na construção do ideário de cidade moderna, higiênica, bela e regrada, em um espaço não escolar e considerado como complemento a escola. |
id |
FURG-12_885ab0387b9b3787d15894134b368fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6872 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.Educação IntegralHistória da EducaçãoHistória da Educação FísicaO artigo analisa inicialmente que a Educação Integral em jornada ampliada apresenta-se como uma discussão no campo das políticas educacionais da atualidade, faz-se então uma reflexão sobre a noção de Educação Integral em determinados tempos históricos. Atenta-se ao fato que é possível reconhecer que propostas que visavam a ocupação do tempo e da ociosidade de crianças para além da jornada escolar mínima, já existiram e servem de referência para a proposta atual de Educação Integral instituída no país. É realizada uma descrição e análise da experiência de Educação Integral, acontecida nas praças de Porto Alegre, no começo do século XX, chamada de “Jardins de Recreio”. Utilizando-se da abordagem da História Cultural, objetivou-se entender a implantação dessa experiência. Realizou-se uma análise documental dos Boletins Técnicos, procurando entender as influências das políticas do Serviço de Recreação Pública na construção do ideário de cidade moderna, higiênica, bela e regrada, em um espaço não escolar e considerado como complemento a escola.Lepidus2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 43-551809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872/4693Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMayboroda, Fabiana GazzottiForell, Leandro2018-11-08T18:35:33Zoai:periodicos.furg.br:article/6872Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:35:33Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. |
title |
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Mayboroda, Fabiana Gazzotti Educação Integral História da Educação História da Educação Física |
title_short |
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. |
title_full |
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. |
title_sort |
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. |
author |
Mayboroda, Fabiana Gazzotti |
author_facet |
Mayboroda, Fabiana Gazzotti Forell, Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Forell, Leandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mayboroda, Fabiana Gazzotti Forell, Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Integral História da Educação História da Educação Física |
topic |
Educação Integral História da Educação História da Educação Física |
description |
O artigo analisa inicialmente que a Educação Integral em jornada ampliada apresenta-se como uma discussão no campo das políticas educacionais da atualidade, faz-se então uma reflexão sobre a noção de Educação Integral em determinados tempos históricos. Atenta-se ao fato que é possível reconhecer que propostas que visavam a ocupação do tempo e da ociosidade de crianças para além da jornada escolar mínima, já existiram e servem de referência para a proposta atual de Educação Integral instituída no país. É realizada uma descrição e análise da experiência de Educação Integral, acontecida nas praças de Porto Alegre, no começo do século XX, chamada de “Jardins de Recreio”. Utilizando-se da abordagem da História Cultural, objetivou-se entender a implantação dessa experiência. Realizou-se uma análise documental dos Boletins Técnicos, procurando entender as influências das políticas do Serviço de Recreação Pública na construção do ideário de cidade moderna, higiênica, bela e regrada, em um espaço não escolar e considerado como complemento a escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872/4693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 43-55 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941016215552 |