A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayboroda, Fabiana Gazzotti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Forell, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872
Resumo: O artigo analisa inicialmente que a Educação Integral em jornada ampliada apresenta-se como uma discussão no campo das políticas educacionais da atualidade, faz-se então uma reflexão sobre a noção de Educação Integral em determinados tempos históricos. Atenta-se ao fato que é possível reconhecer que propostas que visavam a ocupação do tempo e da ociosidade de crianças para além da jornada escolar mínima, já existiram e servem de referência para a proposta atual de Educação Integral instituída no país. É realizada uma descrição e análise da experiência de Educação Integral, acontecida nas praças de Porto Alegre, no começo do século XX, chamada de “Jardins de Recreio”. Utilizando-se da abordagem da História Cultural, objetivou-se entender a implantação dessa experiência. Realizou-se uma análise documental dos Boletins Técnicos, procurando entender as influências das políticas do Serviço de Recreação Pública na construção do ideário de cidade moderna, higiênica, bela e regrada, em um espaço não escolar e considerado como complemento a escola.
id FURG-12_885ab0387b9b3787d15894134b368fc1
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6872
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.Educação IntegralHistória da EducaçãoHistória da Educação FísicaO artigo analisa inicialmente que a Educação Integral em jornada ampliada apresenta-se como uma discussão no campo das políticas educacionais da atualidade, faz-se então uma reflexão sobre a noção de Educação Integral em determinados tempos históricos. Atenta-se ao fato que é possível reconhecer que propostas que visavam a ocupação do tempo e da ociosidade de crianças para além da jornada escolar mínima, já existiram e servem de referência para a proposta atual de Educação Integral instituída no país. É realizada uma descrição e análise da experiência de Educação Integral, acontecida nas praças de Porto Alegre, no começo do século XX, chamada de “Jardins de Recreio”. Utilizando-se da abordagem da História Cultural, objetivou-se entender a implantação dessa experiência. Realizou-se uma análise documental dos Boletins Técnicos, procurando entender as influências das políticas do Serviço de Recreação Pública na construção do ideário de cidade moderna, higiênica, bela e regrada, em um espaço não escolar e considerado como complemento a escola.Lepidus2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 43-551809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872/4693Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMayboroda, Fabiana GazzottiForell, Leandro2018-11-08T18:35:33Zoai:periodicos.furg.br:article/6872Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:35:33Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
title A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
spellingShingle A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
Mayboroda, Fabiana Gazzotti
Educação Integral
História da Educação
História da Educação Física
title_short A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
title_full A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
title_fullStr A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
title_sort A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
author Mayboroda, Fabiana Gazzotti
author_facet Mayboroda, Fabiana Gazzotti
Forell, Leandro
author_role author
author2 Forell, Leandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayboroda, Fabiana Gazzotti
Forell, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Integral
História da Educação
História da Educação Física
topic Educação Integral
História da Educação
História da Educação Física
description O artigo analisa inicialmente que a Educação Integral em jornada ampliada apresenta-se como uma discussão no campo das políticas educacionais da atualidade, faz-se então uma reflexão sobre a noção de Educação Integral em determinados tempos históricos. Atenta-se ao fato que é possível reconhecer que propostas que visavam a ocupação do tempo e da ociosidade de crianças para além da jornada escolar mínima, já existiram e servem de referência para a proposta atual de Educação Integral instituída no país. É realizada uma descrição e análise da experiência de Educação Integral, acontecida nas praças de Porto Alegre, no começo do século XX, chamada de “Jardins de Recreio”. Utilizando-se da abordagem da História Cultural, objetivou-se entender a implantação dessa experiência. Realizou-se uma análise documental dos Boletins Técnicos, procurando entender as influências das políticas do Serviço de Recreação Pública na construção do ideário de cidade moderna, higiênica, bela e regrada, em um espaço não escolar e considerado como complemento a escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872/4693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 43-55
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941016215552