FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11731 |
Resumo: | A agenda global está voltada para as bases nacionais comuns curriculares, orientadas aos propósitos do mercado e requerendo resultados pautados em um modelo padrão de cidadania, (auto)responsabilização e accountability. O investimento para tal tem sido via reformas em modelos de gestão, avaliação, formação de professores e currículo. Questionamos sobre os impactos que esse movimento mundial reformista constitui para a formação de professores, em um estudo documental, esmiuçando os textos do período de 2017 e 2018, contextualizando na conjuntura com que acontecem. Sob a influência do neoliberalismo e do neoconservadorismo, cria-se um paradoxo sobre a função social do professor, centrando nossa preocupação em torno da preocupante perda do sentido da docência, não somente para os professores, mas também para a sociedade atual. |
id |
FURG-12_8c28bb14826fdbeaa3bb4bff6b3d99cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11731 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018Formação de Professores. Reforma Curricular. Políticas Públicas.A agenda global está voltada para as bases nacionais comuns curriculares, orientadas aos propósitos do mercado e requerendo resultados pautados em um modelo padrão de cidadania, (auto)responsabilização e accountability. O investimento para tal tem sido via reformas em modelos de gestão, avaliação, formação de professores e currículo. Questionamos sobre os impactos que esse movimento mundial reformista constitui para a formação de professores, em um estudo documental, esmiuçando os textos do período de 2017 e 2018, contextualizando na conjuntura com que acontecem. Sob a influência do neoliberalismo e do neoconservadorismo, cria-se um paradoxo sobre a função social do professor, centrando nossa preocupação em torno da preocupante perda do sentido da docência, não somente para os professores, mas também para a sociedade atual.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1173110.14295/rds.v22i2.11731Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: TEXTOS E CONTEXTOS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS; 136-1551809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11731/8802Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Deise Ramos2024-02-22T22:48:49Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11731Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:48:49Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018 |
title |
FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018 |
spellingShingle |
FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018 Rocha, Deise Ramos Formação de Professores. Reforma Curricular. Políticas Públicas. |
title_short |
FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018 |
title_full |
FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018 |
title_fullStr |
FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018 |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018 |
title_sort |
FORMAÇÃO PRAGMÁTICA, AUTORRESPONSABILIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EMBATES NO CONTEXTO DE 2017 E 2018 |
author |
Rocha, Deise Ramos |
author_facet |
Rocha, Deise Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Deise Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Reforma Curricular. Políticas Públicas. |
topic |
Formação de Professores. Reforma Curricular. Políticas Públicas. |
description |
A agenda global está voltada para as bases nacionais comuns curriculares, orientadas aos propósitos do mercado e requerendo resultados pautados em um modelo padrão de cidadania, (auto)responsabilização e accountability. O investimento para tal tem sido via reformas em modelos de gestão, avaliação, formação de professores e currículo. Questionamos sobre os impactos que esse movimento mundial reformista constitui para a formação de professores, em um estudo documental, esmiuçando os textos do período de 2017 e 2018, contextualizando na conjuntura com que acontecem. Sob a influência do neoliberalismo e do neoconservadorismo, cria-se um paradoxo sobre a função social do professor, centrando nossa preocupação em torno da preocupante perda do sentido da docência, não somente para os professores, mas também para a sociedade atual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11731 10.14295/rds.v22i2.11731 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11731 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i2.11731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11731/8802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: TEXTOS E CONTEXTOS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS; 136-155 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938424135680 |