LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Sabrina Meirelles
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Prado, Daniel Porciuncula, Garcia, Narjara Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11847
Resumo: O presente artigo visa discutir a contribuição dos textos literários como relevantes fontes históricas, configurando-se como um acesso ao pensar e sentir dos sujeitos de um determinado contexto sócio - histórico. Entre tais vislumbres, pode-se compreender de que formas as questões de gênero eram pensadas e representadas pelos atores sociais, contribuindo para a constituição de uma consciência histórica, um pensar crítico. O texto a seguir é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como fonte principal o drama intitulado Amor e Ouro (1906), da militante libertária Agostina Guizzardi. Foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011) e Moraes (1999), a fim de estabelecer categorias que resultaram na construção de uma narrativa histórica acerca da obra e dos sujeitos envolvidos em sua produção e quais eram algumas das representações de gênero que circulavam na sociedade riograndina nos primórdios do século XX.
id FURG-12_9ecc7a31bb8ca0d0c8d1c708afcddcdd
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11847
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICAHistóriaEducaçãoGêneroLiteraturaO presente artigo visa discutir a contribuição dos textos literários como relevantes fontes históricas, configurando-se como um acesso ao pensar e sentir dos sujeitos de um determinado contexto sócio - histórico. Entre tais vislumbres, pode-se compreender de que formas as questões de gênero eram pensadas e representadas pelos atores sociais, contribuindo para a constituição de uma consciência histórica, um pensar crítico. O texto a seguir é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como fonte principal o drama intitulado Amor e Ouro (1906), da militante libertária Agostina Guizzardi. Foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011) e Moraes (1999), a fim de estabelecer categorias que resultaram na construção de uma narrativa histórica acerca da obra e dos sujeitos envolvidos em sua produção e quais eram algumas das representações de gênero que circulavam na sociedade riograndina nos primórdios do século XX.Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1184710.14295/rds.v22i1.11847Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 30-421809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11847/8540Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Sabrina MeirellesPrado, Daniel PorciunculaGarcia, Narjara Mendes2021-02-05T22:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/11847Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-02-05T22:21:21Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
title LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
spellingShingle LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
Macedo, Sabrina Meirelles
História
Educação
Gênero
Literatura
title_short LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
title_full LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
title_fullStr LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
title_full_unstemmed LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
title_sort LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
author Macedo, Sabrina Meirelles
author_facet Macedo, Sabrina Meirelles
Prado, Daniel Porciuncula
Garcia, Narjara Mendes
author_role author
author2 Prado, Daniel Porciuncula
Garcia, Narjara Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Sabrina Meirelles
Prado, Daniel Porciuncula
Garcia, Narjara Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação
Gênero
Literatura
topic História
Educação
Gênero
Literatura
description O presente artigo visa discutir a contribuição dos textos literários como relevantes fontes históricas, configurando-se como um acesso ao pensar e sentir dos sujeitos de um determinado contexto sócio - histórico. Entre tais vislumbres, pode-se compreender de que formas as questões de gênero eram pensadas e representadas pelos atores sociais, contribuindo para a constituição de uma consciência histórica, um pensar crítico. O texto a seguir é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como fonte principal o drama intitulado Amor e Ouro (1906), da militante libertária Agostina Guizzardi. Foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011) e Moraes (1999), a fim de estabelecer categorias que resultaram na construção de uma narrativa histórica acerca da obra e dos sujeitos envolvidos em sua produção e quais eram algumas das representações de gênero que circulavam na sociedade riograndina nos primórdios do século XX.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11847
10.14295/rds.v22i1.11847
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11847
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i1.11847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11847/8540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 30-42
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941485977600