O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Pino, Mauro Augusto Burkert
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Porto, Gilceane Caetano, Lapuente, Janaína Soares Martins, Mesenburg, Fernanda Arndt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11725
Resumo: O artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou o processo de exclusão escolar experienciado na rede pública municipal de ensino de Pelotas, tomando por base o Projeto das Classes de Apoio da Secretaria Municipal de Ensino e Desporto. A investigação faz uma análise do Projeto desde sua criação, com o intuito de analisar os indicadores de exclusão da rede municipal. Investigou os estudantes que participam do projeto e as professoras que atuam nas classes de apoio. Os dados referentes à atuação docente foram coletados através de questionário fechado e ponderados segundo a análise de conteúdo. Já a caracterização da realidade socioeconômica dos estudantes foi realizada a partir de dados coletados junto ao IBGE, ao INEP e à Prefeitura Municipal de Pelotas. Os resultados apontam a diversidade de formação dos docentes, o que é fator de impacto nos resultados, e a relação existente entre renda, pobreza, raça e exclusão escolar.
id FURG-12_bb7297fdc1848bb3d6b4a6913789a188
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11725
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTESexclusão escolarensino fundamentaldesigualdade socioeconômicaescola públicaO artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou o processo de exclusão escolar experienciado na rede pública municipal de ensino de Pelotas, tomando por base o Projeto das Classes de Apoio da Secretaria Municipal de Ensino e Desporto. A investigação faz uma análise do Projeto desde sua criação, com o intuito de analisar os indicadores de exclusão da rede municipal. Investigou os estudantes que participam do projeto e as professoras que atuam nas classes de apoio. Os dados referentes à atuação docente foram coletados através de questionário fechado e ponderados segundo a análise de conteúdo. Já a caracterização da realidade socioeconômica dos estudantes foi realizada a partir de dados coletados junto ao IBGE, ao INEP e à Prefeitura Municipal de Pelotas. Os resultados apontam a diversidade de formação dos docentes, o que é fator de impacto nos resultados, e a relação existente entre renda, pobreza, raça e exclusão escolar.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1172510.14295/rds.v22i2.11725Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: TEXTOS E CONTEXTOS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS; 13-261809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11725/8794Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDel Pino, Mauro Augusto BurkertPorto, Gilceane CaetanoLapuente, Janaína Soares MartinsMesenburg, Fernanda Arndt2024-02-22T22:48:49Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11725Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:48:49Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES
title O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES
spellingShingle O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES
Del Pino, Mauro Augusto Burkert
exclusão escolar
ensino fundamental
desigualdade socioeconômica
escola pública
title_short O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES
title_full O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES
title_fullStr O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES
title_full_unstemmed O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES
title_sort O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO ESCOLAR EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL: DA ATUAÇÃO DOCENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS DOS ESTUDANTES
author Del Pino, Mauro Augusto Burkert
author_facet Del Pino, Mauro Augusto Burkert
Porto, Gilceane Caetano
Lapuente, Janaína Soares Martins
Mesenburg, Fernanda Arndt
author_role author
author2 Porto, Gilceane Caetano
Lapuente, Janaína Soares Martins
Mesenburg, Fernanda Arndt
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Pino, Mauro Augusto Burkert
Porto, Gilceane Caetano
Lapuente, Janaína Soares Martins
Mesenburg, Fernanda Arndt
dc.subject.por.fl_str_mv exclusão escolar
ensino fundamental
desigualdade socioeconômica
escola pública
topic exclusão escolar
ensino fundamental
desigualdade socioeconômica
escola pública
description O artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou o processo de exclusão escolar experienciado na rede pública municipal de ensino de Pelotas, tomando por base o Projeto das Classes de Apoio da Secretaria Municipal de Ensino e Desporto. A investigação faz uma análise do Projeto desde sua criação, com o intuito de analisar os indicadores de exclusão da rede municipal. Investigou os estudantes que participam do projeto e as professoras que atuam nas classes de apoio. Os dados referentes à atuação docente foram coletados através de questionário fechado e ponderados segundo a análise de conteúdo. Já a caracterização da realidade socioeconômica dos estudantes foi realizada a partir de dados coletados junto ao IBGE, ao INEP e à Prefeitura Municipal de Pelotas. Os resultados apontam a diversidade de formação dos docentes, o que é fator de impacto nos resultados, e a relação existente entre renda, pobreza, raça e exclusão escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11725
10.14295/rds.v22i2.11725
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11725
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i2.11725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11725/8794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: TEXTOS E CONTEXTOS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS; 13-26
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938423087104