Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Juliano, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906
Resumo: O artigo visa a apresentar reflexões teóricas in loco com as práticas resultantes de vivências experienciadas na disciplina de Psicomotricidade Relacional no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande/RS com trinta (30) acadêmicos. O objetivo da pesquisa é investigar a contribuição da Psicomotricidade Relacional no processo de ensino-aprendizagem sob a ótica dos educandos a partir de um “olhar ecológico”. As práticas educativas aconteceram no primeiro semestre de 2015, totalizando 30 horas/aulas. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, dialogar, experimentar o brincar e o lúdico e compartilhar aprendizagens cooperativamente com o colega numa permuta de relações implicadas pela prática educativa. Apresentamos alguns resultados e “alinhavos” de ideias, a partir das sessões da Psicomotricidade Relacional na promoção do desenvolvimento humano.
id FURG-12_bfde7ed010a0399039e86a6b205414e0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5906
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURGPsicomotricidade RelacionalFormação acadêmicaEducação FísicaO artigo visa a apresentar reflexões teóricas in loco com as práticas resultantes de vivências experienciadas na disciplina de Psicomotricidade Relacional no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande/RS com trinta (30) acadêmicos. O objetivo da pesquisa é investigar a contribuição da Psicomotricidade Relacional no processo de ensino-aprendizagem sob a ótica dos educandos a partir de um “olhar ecológico”. As práticas educativas aconteceram no primeiro semestre de 2015, totalizando 30 horas/aulas. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, dialogar, experimentar o brincar e o lúdico e compartilhar aprendizagens cooperativamente com o colega numa permuta de relações implicadas pela prática educativa. Apresentamos alguns resultados e “alinhavos” de ideias, a partir das sessões da Psicomotricidade Relacional na promoção do desenvolvimento humano.Lepidus2016-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 121-1341809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906/3649Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBersch, Ângela Adriane SchmidtJuliano, Andreia2018-11-08T18:38:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5906Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG
title Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG
spellingShingle Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG
Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Psicomotricidade Relacional
Formação acadêmica
Educação Física
title_short Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG
title_full Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG
title_fullStr Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG
title_full_unstemmed Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG
title_sort Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG
author Bersch, Ângela Adriane Schmidt
author_facet Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Juliano, Andreia
author_role author
author2 Juliano, Andreia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Juliano, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade Relacional
Formação acadêmica
Educação Física
topic Psicomotricidade Relacional
Formação acadêmica
Educação Física
description O artigo visa a apresentar reflexões teóricas in loco com as práticas resultantes de vivências experienciadas na disciplina de Psicomotricidade Relacional no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande/RS com trinta (30) acadêmicos. O objetivo da pesquisa é investigar a contribuição da Psicomotricidade Relacional no processo de ensino-aprendizagem sob a ótica dos educandos a partir de um “olhar ecológico”. As práticas educativas aconteceram no primeiro semestre de 2015, totalizando 30 horas/aulas. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, dialogar, experimentar o brincar e o lúdico e compartilhar aprendizagens cooperativamente com o colega numa permuta de relações implicadas pela prática educativa. Apresentamos alguns resultados e “alinhavos” de ideias, a partir das sessões da Psicomotricidade Relacional na promoção do desenvolvimento humano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906/3649
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 121-134
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940970078208