Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906 |
Resumo: | O artigo visa a apresentar reflexões teóricas in loco com as práticas resultantes de vivências experienciadas na disciplina de Psicomotricidade Relacional no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande/RS com trinta (30) acadêmicos. O objetivo da pesquisa é investigar a contribuição da Psicomotricidade Relacional no processo de ensino-aprendizagem sob a ótica dos educandos a partir de um “olhar ecológico”. As práticas educativas aconteceram no primeiro semestre de 2015, totalizando 30 horas/aulas. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, dialogar, experimentar o brincar e o lúdico e compartilhar aprendizagens cooperativamente com o colega numa permuta de relações implicadas pela prática educativa. Apresentamos alguns resultados e “alinhavos” de ideias, a partir das sessões da Psicomotricidade Relacional na promoção do desenvolvimento humano. |
id |
FURG-12_bfde7ed010a0399039e86a6b205414e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5906 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURGPsicomotricidade RelacionalFormação acadêmicaEducação FísicaO artigo visa a apresentar reflexões teóricas in loco com as práticas resultantes de vivências experienciadas na disciplina de Psicomotricidade Relacional no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande/RS com trinta (30) acadêmicos. O objetivo da pesquisa é investigar a contribuição da Psicomotricidade Relacional no processo de ensino-aprendizagem sob a ótica dos educandos a partir de um “olhar ecológico”. As práticas educativas aconteceram no primeiro semestre de 2015, totalizando 30 horas/aulas. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, dialogar, experimentar o brincar e o lúdico e compartilhar aprendizagens cooperativamente com o colega numa permuta de relações implicadas pela prática educativa. Apresentamos alguns resultados e “alinhavos” de ideias, a partir das sessões da Psicomotricidade Relacional na promoção do desenvolvimento humano.Lepidus2016-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 121-1341809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906/3649Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBersch, Ângela Adriane SchmidtJuliano, Andreia2018-11-08T18:38:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5906Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG |
title |
Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG |
spellingShingle |
Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG Bersch, Ângela Adriane Schmidt Psicomotricidade Relacional Formação acadêmica Educação Física |
title_short |
Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG |
title_full |
Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG |
title_fullStr |
Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG |
title_full_unstemmed |
Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG |
title_sort |
Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG |
author |
Bersch, Ângela Adriane Schmidt |
author_facet |
Bersch, Ângela Adriane Schmidt Juliano, Andreia |
author_role |
author |
author2 |
Juliano, Andreia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bersch, Ângela Adriane Schmidt Juliano, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade Relacional Formação acadêmica Educação Física |
topic |
Psicomotricidade Relacional Formação acadêmica Educação Física |
description |
O artigo visa a apresentar reflexões teóricas in loco com as práticas resultantes de vivências experienciadas na disciplina de Psicomotricidade Relacional no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande/RS com trinta (30) acadêmicos. O objetivo da pesquisa é investigar a contribuição da Psicomotricidade Relacional no processo de ensino-aprendizagem sob a ótica dos educandos a partir de um “olhar ecológico”. As práticas educativas aconteceram no primeiro semestre de 2015, totalizando 30 horas/aulas. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, dialogar, experimentar o brincar e o lúdico e compartilhar aprendizagens cooperativamente com o colega numa permuta de relações implicadas pela prática educativa. Apresentamos alguns resultados e “alinhavos” de ideias, a partir das sessões da Psicomotricidade Relacional na promoção do desenvolvimento humano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906/3649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 121-134 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940970078208 |