POESIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DISCURSIVAS NA APRENDIZAGEM DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14316 |
Resumo: | Apresenta-se uma intervenção pedagógica que utilizou princípios da multimodalidade representacional por meio do signo artístico poesia à promoção de atividades discursivas na aprendizagem de licenciandos em Química. O objetivo foi indicar o tipo de ensino da professora, os níveis de leitura e os sucessos ou fracassos do ato sêmico dos conceitos. Elaborou-se um instrumento analítico a partir das interações e produção de significados propostos por Mortimer e Scott, integrando a ele a denotação e conotação sígnica, somado ao sucesso ou fracasso do ato sêmico de Prieto. Resultados mostram que quando há diferentes ações do professor com a abordagem comunicativa dialógica/interativa, os padrões de interação são altos, os tipos de iniciação são de processo ou metaprocesso, os níveis conotativos são em maior número e levam à “compreensão” dos conceitos. A pesquisa contribui para o ensino de química, mediante a inserção da poesia como signo artístico com a finalidade de potencializar a aprendizagem. |
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