A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uchoa, Pablo do Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562
Resumo: O Estágio Supervisionado pode ser utilizado como uma ferramenta essencial para criar laços estreitos com a futura profissão pretendida. Neste trabalho, objetivou-se relatar as experiências adquiridas durante o estágio em uma escola de Ensino Profissionalizante localizada na cidade de Fortaleza. As turmas de Hospedagem I e Segurança I foram os grupos de estudantes escolhidos para o desenvolvimento das atividades do estágio. No decorrer da experiência, houve o cumprimento de diversas etapas como a observação da escola, da regência do professor efetivo, a prática da regência, a aplicação de aulas complementares e de dois minicursos. Ao final da prática, pôde-se concluir que o estágio além de ser uma mera disciplina da grade curricular, também incorpora múltiplos conhecimentos da formação profissional, desenvolvendo habilidades e competências para a condução de uma sala de aula.
id FURG-12_c7cb150fc58c7d380c4c18784f638ecd
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5562
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiênciaEstágio supervisionado. Ensino profissionalizante. Formação profissional.O Estágio Supervisionado pode ser utilizado como uma ferramenta essencial para criar laços estreitos com a futura profissão pretendida. Neste trabalho, objetivou-se relatar as experiências adquiridas durante o estágio em uma escola de Ensino Profissionalizante localizada na cidade de Fortaleza. As turmas de Hospedagem I e Segurança I foram os grupos de estudantes escolhidos para o desenvolvimento das atividades do estágio. No decorrer da experiência, houve o cumprimento de diversas etapas como a observação da escola, da regência do professor efetivo, a prática da regência, a aplicação de aulas complementares e de dois minicursos. Ao final da prática, pôde-se concluir que o estágio além de ser uma mera disciplina da grade curricular, também incorpora múltiplos conhecimentos da formação profissional, desenvolvendo habilidades e competências para a condução de uma sala de aula.Lepidus2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 43-571809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562/4245Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessUchoa, Pablo do Nascimento2018-11-08T18:37:04Zoai:periodicos.furg.br:article/5562Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:37:04Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
title A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
spellingShingle A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
Uchoa, Pablo do Nascimento
Estágio supervisionado. Ensino profissionalizante. Formação profissional.
title_short A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
title_full A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
title_fullStr A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
title_full_unstemmed A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
title_sort A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
author Uchoa, Pablo do Nascimento
author_facet Uchoa, Pablo do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uchoa, Pablo do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado. Ensino profissionalizante. Formação profissional.
topic Estágio supervisionado. Ensino profissionalizante. Formação profissional.
description O Estágio Supervisionado pode ser utilizado como uma ferramenta essencial para criar laços estreitos com a futura profissão pretendida. Neste trabalho, objetivou-se relatar as experiências adquiridas durante o estágio em uma escola de Ensino Profissionalizante localizada na cidade de Fortaleza. As turmas de Hospedagem I e Segurança I foram os grupos de estudantes escolhidos para o desenvolvimento das atividades do estágio. No decorrer da experiência, houve o cumprimento de diversas etapas como a observação da escola, da regência do professor efetivo, a prática da regência, a aplicação de aulas complementares e de dois minicursos. Ao final da prática, pôde-se concluir que o estágio além de ser uma mera disciplina da grade curricular, também incorpora múltiplos conhecimentos da formação profissional, desenvolvendo habilidades e competências para a condução de uma sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562/4245
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 43-57
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940945960960