A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562 |
Resumo: | O Estágio Supervisionado pode ser utilizado como uma ferramenta essencial para criar laços estreitos com a futura profissão pretendida. Neste trabalho, objetivou-se relatar as experiências adquiridas durante o estágio em uma escola de Ensino Profissionalizante localizada na cidade de Fortaleza. As turmas de Hospedagem I e Segurança I foram os grupos de estudantes escolhidos para o desenvolvimento das atividades do estágio. No decorrer da experiência, houve o cumprimento de diversas etapas como a observação da escola, da regência do professor efetivo, a prática da regência, a aplicação de aulas complementares e de dois minicursos. Ao final da prática, pôde-se concluir que o estágio além de ser uma mera disciplina da grade curricular, também incorpora múltiplos conhecimentos da formação profissional, desenvolvendo habilidades e competências para a condução de uma sala de aula. |
id |
FURG-12_c7cb150fc58c7d380c4c18784f638ecd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5562 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiênciaEstágio supervisionado. Ensino profissionalizante. Formação profissional.O Estágio Supervisionado pode ser utilizado como uma ferramenta essencial para criar laços estreitos com a futura profissão pretendida. Neste trabalho, objetivou-se relatar as experiências adquiridas durante o estágio em uma escola de Ensino Profissionalizante localizada na cidade de Fortaleza. As turmas de Hospedagem I e Segurança I foram os grupos de estudantes escolhidos para o desenvolvimento das atividades do estágio. No decorrer da experiência, houve o cumprimento de diversas etapas como a observação da escola, da regência do professor efetivo, a prática da regência, a aplicação de aulas complementares e de dois minicursos. Ao final da prática, pôde-se concluir que o estágio além de ser uma mera disciplina da grade curricular, também incorpora múltiplos conhecimentos da formação profissional, desenvolvendo habilidades e competências para a condução de uma sala de aula.Lepidus2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 43-571809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562/4245Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessUchoa, Pablo do Nascimento2018-11-08T18:37:04Zoai:periodicos.furg.br:article/5562Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:37:04Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência |
title |
A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência |
spellingShingle |
A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência Uchoa, Pablo do Nascimento Estágio supervisionado. Ensino profissionalizante. Formação profissional. |
title_short |
A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência |
title_full |
A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência |
title_fullStr |
A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência |
title_sort |
A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência |
author |
Uchoa, Pablo do Nascimento |
author_facet |
Uchoa, Pablo do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uchoa, Pablo do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado. Ensino profissionalizante. Formação profissional. |
topic |
Estágio supervisionado. Ensino profissionalizante. Formação profissional. |
description |
O Estágio Supervisionado pode ser utilizado como uma ferramenta essencial para criar laços estreitos com a futura profissão pretendida. Neste trabalho, objetivou-se relatar as experiências adquiridas durante o estágio em uma escola de Ensino Profissionalizante localizada na cidade de Fortaleza. As turmas de Hospedagem I e Segurança I foram os grupos de estudantes escolhidos para o desenvolvimento das atividades do estágio. No decorrer da experiência, houve o cumprimento de diversas etapas como a observação da escola, da regência do professor efetivo, a prática da regência, a aplicação de aulas complementares e de dois minicursos. Ao final da prática, pôde-se concluir que o estágio além de ser uma mera disciplina da grade curricular, também incorpora múltiplos conhecimentos da formação profissional, desenvolvendo habilidades e competências para a condução de uma sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5562/4245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 43-57 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940945960960 |