EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos da Conceição, Victor Julierme
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silveira Soares, Andresa, Medeiros, Francisco Emilio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13598
Resumo: O texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre o currículo Educação Físicas na educação básica a partir do olhar apoiado no pensamento complexo de Edgar Morin. É um texto no formato de ensaio que trata das particularidades da Educação Física no Colégio de Aplicação da UFSC. Ao mesmo tempo construímos uma reflexão sobre o contexto pandêmico e as relações que o distanciamento social aflorou no olhar sobre o objeto da disciplina. Observamos a escola como um sistema de relações, negligenciada por um modelo disciplinar que fragmenta o conhecimento. Mas propomos uma reforma do pensamento para compreender o conhecimento como elemento central que aproxima os sujeitos.
id FURG-12_c987690e90d0ce021ef2b678277c97de
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13598
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTOO texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre o currículo Educação Físicas na educação básica a partir do olhar apoiado no pensamento complexo de Edgar Morin. É um texto no formato de ensaio que trata das particularidades da Educação Física no Colégio de Aplicação da UFSC. Ao mesmo tempo construímos uma reflexão sobre o contexto pandêmico e as relações que o distanciamento social aflorou no olhar sobre o objeto da disciplina. Observamos a escola como um sistema de relações, negligenciada por um modelo disciplinar que fragmenta o conhecimento. Mas propomos uma reforma do pensamento para compreender o conhecimento como elemento central que aproxima os sujeitos.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1359810.14295/rds.v23i2.13598Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 111-1231809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13598/9495Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos da Conceição, Victor JuliermeSilveira Soares, Andresa Medeiros, Francisco Emilio de 2024-02-22T22:45:22Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13598Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:45:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO
title EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO
Santos da Conceição, Victor Julierme
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO
author Santos da Conceição, Victor Julierme
author_facet Santos da Conceição, Victor Julierme
Silveira Soares, Andresa
Medeiros, Francisco Emilio de
author_role author
author2 Silveira Soares, Andresa
Medeiros, Francisco Emilio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos da Conceição, Victor Julierme
Silveira Soares, Andresa
Medeiros, Francisco Emilio de
description O texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre o currículo Educação Físicas na educação básica a partir do olhar apoiado no pensamento complexo de Edgar Morin. É um texto no formato de ensaio que trata das particularidades da Educação Física no Colégio de Aplicação da UFSC. Ao mesmo tempo construímos uma reflexão sobre o contexto pandêmico e as relações que o distanciamento social aflorou no olhar sobre o objeto da disciplina. Observamos a escola como um sistema de relações, negligenciada por um modelo disciplinar que fragmenta o conhecimento. Mas propomos uma reforma do pensamento para compreender o conhecimento como elemento central que aproxima os sujeitos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13598
10.14295/rds.v23i2.13598
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13598
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i2.13598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13598/9495
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 111-123
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938490195968